Jardim Quintal Varanda

Ter e manter suculentas no jardim ou varanda

E nossa editora de Jardinagem, Paisagismo e afins, a amiga Marcia Nassrallah, agora vai falar tudo que você precisa saber para ter as belas suculentas lindas e fortes no seu jardim, varanda ou qquer cantinho na sua casa.

suculentas1

Muita gente apaixonada por elas. Muita gente tentando cultivar. Muita gente frustrada. Vamos resolver isso? Vou contar o que fazer e o que não fazer baseados em minha experiência. Se tiverem mais dúvidas, perguntem, por favor!

As suculentas São espécies com raiz, talos ou folhas engrossadas para permitir o armazenamento de água em quantidades maiores que as outras espécies. Assim, sobrevivem em climas áridos. Existem milhares de espécies divididas em várias famílias como: Aizoaceae, Cactaceae, Crasulaceas, Agavaceae, Apocynaceae, Asphodelaceae, Didiereaceae,  Euphorbiaceae,  Portulacaceae… Não se preocupe em saber os nomes de todas. O mais importante é identificar que a planta é uma suculenta.

suculentas Mix 13

Você tem uma área com bastante sol? Perfeito. É o que a maioria delas precisa. Pelo menos 4 horas de sol. Se não tem, prefira as que vou sugerir no final deste post.

Como deve ser o solo? Misture substrato para jardim (não confunda com terra vegetal) e areia grossa de construção na proporção de ½ a ½.

Que tipos de vaso podem ser usados? Qualquer um: plástico, cerâmica, barro, etc. Mas precisa ter furos. Se possível, vários. Os terrários abertos (sem furos) dificilmente darão certo e nem tente os fechados.

suculentas Mix 16

Como montar? Coloque no vaso escolhido:

  • Uma camada de brita, ou argila expandida, ou até pedaços de isopor, dependendo do tamanho do vaso. Se achar que os furos podem ser obstruídos,  forre antes o fundo com manta bidim.
  • Por cima, coloque manta bidim.
  • Depois. pedacinhos de carvão daqueles de churrasco mesmo.
  • Por fim, a  mistura de substrato e areia explicada acima.
  • Plante as gordinhas lembrando-se de que quem gosta de terra são as raízes. Use a sua criatividade para criar seus vasos de suculentas. Dê acabamento com pedras, seixos, pedriscos, areia,etc. Quanto mais suculentas no mesmo vaso, melhor! Elas “gostam de aparecer” e vão competir entre si para ver quem fica mais bonita.

Elas podem ficar na chuva? SIM. O segredo é o solo bem montado. As minhas tomam banhos de chuva e estão muito bem.

suculentas4

Como regar? No verão, em períodos sem chuva, quase todos os dias jogo uma “aguinha”. Nunca encharque! No inverno, reduza as regas.

Se esquecer de regar vai morrer? Demora. Mas ela vai sofrer. No verão, ficar mais de 15 dias sem água é muito tempo, ela vai começar gastar suas reservas.

Elas são atacadas por pragas? Sim. Veja quais e como combater:

  • Cochonilhas sem carapaça: Use calda de sabão de coco aplicando de 2 em 2 dias até dar resultado.
  • Cochonilha com carapaça: Use óleo do Neem, siga as instruções da embalagem.
  • Lesmas e lagartas: é raro, mas combata com catação manual.
  • Pode ser atacada por fungos quando há excesso de água e pode ser necessária uma poda drástica da parte afetada. Mas ela rebrota. Ás vezes pode ser necessário retirar a planta doente, dar um banho nela dos pés (raízes) à cabeça e passar nela toda canela em pó. Deixe sem plantar por 1 dia e depois replante.

suculentasMix 2

Escrevi muito, mas é moleza cultivar essas gordinhas lindas. Todas essas fotos são de vasos que montei pra mim ou pra clientes. E estão todas ótimas tomando sol e chuva. 

Antes de terminar, se você não tem uma área de sol pleno, mas que ter suculentas assim mesmo, vou dar quatro sugestões: Colar de pérolas, Flor de maio, Flor de outubro e Ripsális. A receita é a mesma acima. Não precisam de sol, mas de boa luminosidade.

suculentas6

Espero ter agradado a todos os apaixonados pela Suculentas como eu. Qualquer dúvida… pergunte. Se gostar, curta e compartilhe.

Beijos “suculentos” a todos.

Posts relacionados

Comentários:

Chaiane · 19 de março de 2016 às 14:32

Que lindas! Eu gosto muito de suculentas, as acho muito bonitas e decoram super bem o ambiente, ainda não animei a ter algumas pra chamar de minhas, mas pretendo ter em meu jardim.

Adorei saber um pouco mais acerca delas, agora já sei que precisam de muito sol, coisa que nem tinha ideia, sempre escuto que elas são mais fáceis de cuidar que a maioria das flores, agora sei quais são os cuidados. Beijo!

Responder

Rosana Silva · 19 de março de 2016 às 22:46

Oi, Chaiane!
Fico feliz que tenha gostado e espero que estas informações sejam muito úteis pra você. Que tenha lindas e felizes suculentas. Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar. Beijoooo.​
Marcia Nassrallah

Atelier 221B · 19 de março de 2016 às 15:20

Que lindas! Ótimas dicas Rosana…nós também amamos suculentas. Em um jardim com pergolado então, MARAVILHOSO!

Visite nosso blog :)
http://www.atelier221B.com.br

Responder

Rosana Silva · 19 de março de 2016 às 19:13

Marcela, obrigada por comentar e ficamos felizes que tenham gostado das dicas.
Em um jardim com pergolado realmente ficarão lindas, apenas atente para colocar as de sombra na sombra e as de pleno sol no sol.
Infelizmente muita gente se esquece desse detalhe e as plantas ficam feias.
Beijooooo
Marcia Nassrallah​

KAROLINE HOFFMANN · 19 de março de 2016 às 16:14

Ai adorei! Amo plantas mas sou péssima em cuidar delas. As suculentas ainda são minhas queridinhas.
Vou fazer uma referencia a este post no meu blog para nunca mais esquecer.
Abraços.

Responder

Rosana Silva · 19 de março de 2016 às 19:14

Que legal Karoline.
Estamos muito felizes com a alegria dos que amam as plantas como você.
Elas são tudo de bom e é muito bom compartilhar nossas experiências.
Obrigada pela referência. Qual seu Blog?

Beijão.
Marcia Nassrallah​

KAROLINE HOFFMANN · 19 de março de 2016 às 20:16

Oi Rosana, obrigada.

http://1casa2vidas.blogspot.com.br/ 😉

Responder

Deixe o seu comentário!