Um dos ambientes que mais trazem dúvidas na hora de construir ou reformar é o banheiro e dentro dele, o box. Selecionei as questões que sempre se repetem por aqui. Veja tudo sobre o box do seu banheiro:

Tudo sobre o box do seu banheiro

1) Qual o tamanho mínimo para um box ? 

Um box de 80 x 80cm é o mínimo, mas 90 x 90cm é mais confortável; Se você tiver bastante espaço e quiser ter 2 chuveiros, neste caso o mínimo seria 1,60 x 0,90 e as duchas devem estar a 80cm de distância entre sim.

Tudo sobre o box do seu banheiro - box tamanho mínimoÉ provável que este box esteja no tamanho mínimo ou seja até um pouco menor…

2) Quais cuidados ter na construção ou reforma? 

a) Tenha todo o cuidado com o contrapiso do box. Ele deve ser nivelado de forma que o revestimento que será colocado acima, tenha caimento para o ralo e nele deve ser aplicado impermeabilizante.

Existem diversas opções de ralos, inclusive os bonitos ralos lineares e é necessário resolver isso com antecedência.

b) O  revestimento cerâmico deve ser antiderrapante e rejuntado com produto à base de epóxi. A argamassa tbém deve ser específica para áreas molhadas.

c) O chuveiro fica a mais ou menos 2,10 do piso e seu registro a mais ou menos 1,20 do piso.

d) Nunca se esqueça do espaço para o toalheiro.

box_de_chuveiro_arquitrecos_via_minha_casa_03

e) Pense na possibilidade de criar um nicho no interior do box (para saboneteiras, shampoo, etc.) mas tenha certeza que não irá acertar algum cano na hora de quebrar para fazer o nicho.

f) Vidros transparentes são os melhores para ampliar visualmente e tirar o máximo da luminosidade.

g) Se tiver pontos de luz no box cuide que a luminária escolhida seja específica para áreas com grande umidade e que a instalação seja muito bem feita, evitando totalmente o perigo de um choque (já pensou ?).

h) As matérias primas de metais devem ser o aço inox ou o alumínio que não oxidam.

3) Quais os modelos de box ?

Tem um monte! E o melhor depende da configuração do seu banheiro, seu gosto pessoal e disponibilidade financeira.

Atente que o material dos boxes de vidro deve ser, para sua segurança, o vidro temperado com 8mm.

Atente que há muitas novidades no mercado, como iluminação led no box, vidro serigrafado com impressão de imagens ou cores escolhidas pelo cliente, vidro acidado ,  refletivo, travas de segurança, roldanas com rolamento e até boxes curvos (veja alguns destes modelos aqui).

Box com cortina – Simples, clássica, barata e uma tendência que vira e mexe, retorna. Uma boa solução para quem quer algo provisório ou quer investir quase nada…

desiretoinspireIncorporatedArchitectureOffice-26

Box de alvenaria, blocos de vidro , granito ou mármore, etc  – As pedras naturais, como o granito e o mármore, assim como a parede de alvenaria ou blocos de  vidro separam a área do banho, são fáceis de manter e embelezam.

Atualmente é mais comum deixar a abertura para entrada no box sem porta alguma. Funciona melhor em boxes retangulares e com um pequeno desnível no piso em relação ao restante do banheiro.

casaabril 71

Box em Ângulo, de canto ou em L – É aquele que ocupa um canto do banheiro. Tem uma ou duas partes fixas e uma ou duas móveis (as portas) que se abrem, a partir do canto, cada uma para um lado, sendo levadas para trás das partes fixas.

casaabril 21

Box de Abrir –  Este tem uma porta com dobradiças e puxador, que se abre para dentro ou para fora do espaço do box. Este movimento ocupa muito espaço, por isso é melhor para banheiros maiores.

box_de_chuveiro_arquitrecos_via_casa_e_jardim

Box de correr frontal ou reto – É aquele que, muitas vezes, ocupa de um lado a outro do banheiro, com uma parte fixa e outra que se move lateralmente, abrindo ou fechando o espaço.

box_de_chuveiro_arquitrecos_via_casa_de_valentina

Box Articulado ou sanfonado – Novidade por aqui e uma grande ajuda para os banheiros pequenos, com boxes estreitos, ele tem uma parte fixa e duas ou mais móveis, com dobradiças,  que abrem e fecham como uma sanfona.

01-banheiro-tem-boxe-com-ares-de-piscina

Box para Banheira – É aquele feito especificamente para uso com uma banheira, claro! Ele pode começar no chão ou a partir das bordas da banheira de alvenaria.

10-banheiros-que-sao-verdadeiros-spa

Modelos personalizados – É quando o céu é o limite, pois o box é criado para atender especialmente sua necessidade ou desejo.

casa_eva_palao_09vidro serigrafado com impressão de imagem

O Box para o Cadeirante –  Para um cadeirante é necessário que o banheiro tenha espaço bastante para a movimentação, mas o box em si deve ser simples e é bom que não tenha portas ou degraus.

Seu tamanho mínimo é 90 x 95cm e  deve ter barras de apoio,  um banco dentro do box, registros e misturadores do tipo alavanca e ducha manual. Veja mais informações na nossa página sobre Acessibilidade e aqui.

É difícil encontrarmos  um banheiro e box que sejam realmente acessíveis.

makesobrerodasbanheiro3Este projeto de banheiro acessível para cadeirante retirei do site Make Sobre Rodas, da Roberta, cadeirante que sonha em uma casa (e um mundo!) perfeita para todos.

Agora com tudo sobre o box do seu banheiro vai ser mais fácil reformá-lo ou construí-lo!

Fotos dos sites e blogs:  Casa Abril, Arquitrecosdesiretoinspiredecophoto

 

4 COMENTÁRIOS

  1. oi, Fátima!
    Não estou vendo, é difícil analisar, mas acho isso super estranho. Se a porta é fixa ela não deveria balançar. Se o espaço é grande aí é que me parece que a porta deveria ser mais firme. Talvez o vidro seja fino demais para o tamanho. Eu sugiro vc chamar ao menos 2 empresas diferentes só para ver o que elas falam e se alguém explica tecnicamente o que está acontecendo. Como essa informação, volte à empresa e peça correção.
    abs
    ROsana

  2. Bom dia.
    Estou terminando minha obra. Optei por box com porta de abrir.
    Já colocado o vidro, percebi que o vidro fixo está balançando muito. Parece frágil. Dá impressão que vai cair.
    Segundo a empresa que colocou, isso é normal em box de porta de abrir porque o espaço é grande. É assim mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui