Será que é  possível ter um pergolado em jardim pequeno, gente? Vou lhe dizer daqui a pouco, mas primeiro, vou responder uma pergunta que muita gente se faz: Existe diferença entre Pergolado e Caramanchão? E Gazebo, o que é?

Pergolado em jardim pequeno

pergolado em jardim pequeno
 Pequeno Pergolado (casaejardim)
Pergolado e Caramanchão são praticamente a mesma coisa: Compostos por vigas paralelas e pilares de sustentação,  ambos tem função de proporcionar descanso, reflexão, contemplação e sombra. Podem ter um apelo romântico, rústico, contemporâneo… enfim, a cara do freguês!
caramanchão
 Caramanchão (loveliegreenie)
E a diferença?  O Caramanchão é instalado no meio do jardim. Então, você precisa ter um espaço amplo no quintal. Já o Pergolado pode ficar junto da casa e até numa varanda (por isso é que dá para ter um pergolado em jardim pequeno). E o Gazebo é uma pequena estrutura ao ar livre com aparência de quiosque.
Gazebo
Em que materiais podem ser feitos? Muitos! Madeira, Madeira ecológica, Alumínio, Ferro, Bambu, concreto…
AlertaSe você pretende instalar numa varanda de apartamento ou  cobertura, antes consulte as Normas do Condomínio.
Se for permitido, o próximo passo é buscar  um profissional habilitado ou  uma empresa que tenha um Engenheiro responsável porque todos eles são, em geral, estruturas e não podem ser colocados em qualquer local. Isto é sério.
Pergolado pronto
 Pequeno pergolado em jardim pequeno (umjardimparacuidar)
O que plantar? Trepadeiras! E olha aqui, diversas delas!
O que observar? 
1- Clima. O local tem sol, sombra, ventos, frio, geada, calor extremo? Todos esses fatores são importantes para o sucesso das espécies escolhidas, que devem ser adequadas ao ambiente. Converse com o vendedor, que em geral, vai lhe indicar as melhores plantas.
2- A espécie escolhida é leve ou pesada (vigorosa)?  Esse fator é importante se for para uma varanda de apartamento ou cobertura e também em relação a escolha da estrutura do pergolado. Algumas espécies requerem uma estrutura mais reforçada.
pergolado pequeno
 Pequeno pergolado (casaejardim)
3- Será plantada em um vaso ou diretamente no chão?
Prefiro não fazer sugestões específicas sobre o que plantar em vista dos diversos fatores envolvidos. Mas, fico à disposição para sugerir conforme vocês perguntarem descrevendo como é a área em que você gostaria de colocar seu pergolado.
pergolados
 Mini pergolados nas varandas (decoreemcasa)
E para decorar e aproveitar da melhor forma este espaço de aconchego ?Redes, bancos, cadeiras confortáveis, mesinhas de apoio… e pronto: É só relaxar…

Marcia Nassrallah​

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Gilmar!
    A Márcia, editora de jardinagem e paisagismo do SimplesDecoracao vai lhe escrever por e-mail para levantar mais detalhes, ok?
    abs
    ROsana

  2. boa noite ,tenho um bom espaço em meu jardim e gostaria de montar um orquidário ,mas não sei com fazer gostaria de algo mais simples poderiam me ajudar?

  3. Tenho um espaço pequeno e problemas com o aquecimento do quarto que fica na lateral do jardim (3m). Ando quebrando a cabeca para resolver. Queria um caramanchao, mas percebi agora que fica melhor optar por pergolatos. A duvida é quanto as dimensões e posicionamento. Teria alguma forma de mostrar a vocês para darem uma idéia? Desde já agradeço.

  4. Segue umas sugestões:

    Nome Científico: Bougainvillea glabra
    Nomes Populares: Primavera

    Nome Científico: Jasminum polyanthum
    Nomes Populares: Jasmim-dos-poetas

    Nome Científico:Fuchsia hybrida
    Nomes Populares:Brinco-de-princesa

    Nome Científico: Bauhinia scandens
    Sinonímia: Bauhinia trepadeira

    Nome Científico: Wisteria sp
    Nomes Populares: Glicínia

  5. Oi, Nathalia,
    Veja este post para as madeiras e construção: http://meujardimpaisagismo-aldamara.blogspot.com.br/2011/11/dicas-para-construcao-do-pergolado.html
    Veja este para construção e plantas
    http://construirmaispormenos.uol.com.br/escm/economia-obra/42/artigo311470-1.asp
    bjo
    ROsana

  6. Na verdade quero fazer uma pergunta: pretendo fazer um pergolado na garagem de modo que algumas plantinhas façam sombra para o carro. Minha dúvida: que tipo de madeira e plantas devo optar, já que o espaço é pequeno?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui