Pode ser o som da rua, do vizinho, de outro ambiente – tem hora que algum deles incomoda! E fora as soluções mais eficientes, mas também bem mais caras como isolamento acústico nas paredes e pisos e vidros duplos nas janelas, tenho aqui 12 formas econômicas de diminuir o barulho dentro de casa

12 formas econômicas de diminuir o barulho dentro de casa

1) Vedação de portas e janelas – Há a venda borrachas chamadas veda frestas que, dependendo do modelo da porta ou janela, podem ser instaladas facilmente e ajudam também na proteção contra vento, poeira, insetos, umidade e água.


12 formas econômicas de diminuir o barulho dentro de casa

2) Cortinas mais encorpadas – A parede é uma superfície dura e toda superfície dura reverbera o som, não o absorve. Por isso um ambiente vazio produz eco, sabia ? Então, uma forma de abafar tanto o som da rua quanto dentro do ambiente é ter superfícies “moles”, como as cortinas que, sendo mais encorpadas funcionam melhor como barreira de sons externos. AH, persiana com cortina tbém é uma ótima solução. Fora que já existem cortinas acústicas

3) Papel de parede – Não parece, mas faz diferença, acredita ? É porque o papel é menos duro que a parede crua. Se tiver textura, nervuras, é melhor ainda.

 Mostra Quartos Etc Gisele 2
Este quarto, da Mostra Quartos, Etc, by Gisele Taranto,  tem tapete, cortina, cabeceira e parede revestida, uma estante com madeira … tudo de bom para que o barulho externo atrapalhe menos

4) Tapete – Evita o toc-toc dos sapatos no piso, aumenta o conforto e quanto mais fofo, mais absorve o som. E também funciona com uma tapeçaria bonita na parede.

asarquitetas 14

Neste quarto, a madeira, as cortinas, a cabeceira e o papel de parede são ótimos para melhorar a acústica. Mas o espelho não. Ele é uma superfície dura.

5) Almofadas, revestimentos com tecidos macios, acolchoados, com texturas, emborrachados – Você já sabe porque.

construindominhacasaclean 275972287_n1
Outra beleza de quarto onde o barulho não se expande mesmo: Cortina, persiana, acolchoados e papel de parede

6) Painel de tv revestido com tecido ou papel de parede – Segue a mesma ideia: Aumentar as superfícies “moles”. E o próprio painel, por ter uma distância da parede, já ajuda a abafar o barulho.

7) Cabeceira da cama revestida com tecido – Se for acolchoado, melhor ainda.

02-cortinas-para-bloquear-a-luz-trazer-privacidade-e-dar-acabamento-decoracaoLINHO1
Tapete, madeira, texturas, almofadas, cortinas… Esta sala deve ser ótima para ver um filme e o barulho não vai atrapalhar..É só fechar a janela e aproveitar! Até o móvel, com a madeira formando quadradinhos com diversas alturas é bom para melhorar o som na sala

8) Quadros com tela – O tecido das telas tbém amortece o ruído interno.

9) Portas de madeira maciça – Muito melhores que as ocas (normalmente usadas dentro de casa) para diminuir a passagem de som de um ambiente para outro . Valem o investimento se você que privacidade ao menos no banheiro e quarto, viu?  Aliás, a madeira maciça – em painéis, móveis, etc absorve também o som.

apartment40_s_fit_

Tapete fofo, quadros de tela, revestimentos macios e com textura, almofadas

10) Pisos vinílicos – Na questão do som, são melhores que os pisos laminados. Não tem o toc-toc irritante que irrita também, provavelmente, o seu vizinho…

11) Drywall ou gesso – Nas paredes, ajudam tbém a diminuir a reverberação do som e abafam o som externo. Mas não exagere de forma a diminuir demais o ambiente de circulação.

arquiteturadoimovel pkbarquitetura_via_cidadesdelgadas

Aqui só falta um tapete fofinho para ficar ótimo! Veja o revestimento em torno da tv

12) Painéis ou revestimentos não lineares, com texturas ou reentrâncias – Tudo que tem “voltinha”, altos e baixos e textura abafa o som. É como se ele entrasse pelos caminhos tortuosos do material e se perdesse.

Ah ! E o que não é bom? Espelhos, metais, vidros, superfícies muito duras e lisas.

37 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rafaela,
    Não coloque o guarda roupas na janela. Vc fica no quarto muito tempo e o ar não renovado vai lhe fazer muito mal mesmo! Inclusive existem normas que especificam o tamanho das janelas de acordo com o espaço, prá vc ver como isso será nocivo para sua saúde.
    Vc tentou todas as dicas que dou neste post ? Como o barulho vem dos vizinhos, acredito que vem pelas paredes que vcs tem em comum, então, foque nessas paredes! qquer revestimento, como isopor, emborrachado, tecido grosso com texturas, quadros, algum móvel, enfim, pode atenuar a barulheira.
    Mas de forma alguma prejudique sua saúde vedando a entrada de ar.
    bjo
    Rosana

  2. Olá . Moro de aluguel em uma kitnet que dá para ouvir tudo que os vizinhos fazem . Estou tentando arranjar um jeito de melhorar a acústica da kitnet mas estou sem ideias .
    Pensei em colocar meu guarda roupas onde fica a janela do quarto para diminuir o som . Mas assim eu perco a iluminação e ventilacao dessa janela .
    Me ajuda por favor

  3. Oi, Damares!
    Vai abafar um pouco o barulho, principalmente se vc tomar toda a parede(de onde vem o barulho) com o guarda-roupa e colocar um fundo um pouco mais grosso que o normal e/ou colocar uma manta antiruido no fundo.
    È provável que não acabe todo, mas vai diminuir sim.
    bjo
    ROsana

  4. Ola moro em um germinado o quarto é germinado e da pra ouvi criança chorando e gritando vc acha q se eu fazer um guarda roupa planejado ajuda amenizar o barulho?

  5. Oi, Fernanda!
    ALém desse post veja também: https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/08/decoracao-10-dicas-para-diminuir-o-barulho/
    Boa sorte!
    abs
    Rosana

  6. OLA PESSOAL BOA TARDE ESTOU INDO MORAR EM UMA CASA MAS PERCEBI QUE A AVENIDA É SUPER MOVIMENTADA O QUINTAL DE CASA ME PARECEU ESTAR NA CALÇADA RS A CASA EM SI É OTIMA O QUE ENCOMODA É OS BARULHOS DOS CARROS E CAMINHÕES NA AVENIDA ALGUEM PODE ME DA UMA DICA POR FAVOR

  7. Oi, Sarah,
    Com certeza deve diminuir um pouco. Se vc colocar no fundo do guarda-roupa alguma manta anti-ruído seria melhor ainda!
    abs
    Rosana

  8. Minha vizinha trabalha e fica arrumando a cozinha quase até meia noite, eu escuto o barulho do armário abrindo, gaveta,…meu quarto fica colado com a cozinha deles,
    Se eu colocar o guarda-roupa na frente da parede será que o barulho diminui?, parece ser um barulhinho de nada mas tem hora que até assusta com as batidas que ela da.

  9. Artesmaria Helena, vá à OAB da sua comarca e explique a situação.
    Se você se enquadrar dentro dos critérios, eles lhe darão um advogado para resolver isso judicialmente (única possibilidade).

  10. Então,
    Dependendo de onde vem o barulho e da estrutura do prédio é bem díficil acabar com o barulho. Se o seu vizinho é de parede, ou acima ou abaixo do seu apto, realmente espuma na janela não adianta. O tratamento deve ser feito na fonte do barulho. E algumas vezes não funciona (no teto, por exemplo, o tic tac dos sapatos causados pelo laminado do apto de cima só resolve com uma intervenção no apartamento de onde vem o barulho.)
    abs
    Rosana

  11. Tenho um vizinho que é uma benção, faz um barulho danado. Usei na janela espuma acústico não mudou muito

  12. Oi, Camila!
    O mais importante seria a vedação de portas e principalmente, janelas. Além disso, as cortinas encorpadas (isso se vc puder fechar as janelas qdo tiver som de carros), drywall – ainda mais se vc colocar mantas de isolamento) ou gesso ou painéis nas paredes.
    ROsana

  13. Pessoal, e como faz com som de carro que não para nunca? Moro numa avenida muito movimentada e que a prefeitura mantem de paralelepípedo. O que fazer?

  14. A lei do silêncio vigora 24h por dia. Se um caminhão de som parar em frente à casa de um cidadão em pleno meio dia, é possível invocar a polícia para fazer o som parar. Quanto à igreja, a recíproca é a mesma. Quanto à igreja, busque seus direitos com um advogado. As igrejas sabem muito bem que fazem barulho e que incomodam, portanto, o santo pastor está fazendo barulho por conta e risco. Se duvidar, a igreja não montou nenhum aparato para reduzir o ruído. Aliás, as igrejas precisam fazer barulho e virar notícia, caso contrário não saem na mídia.

  15. Helena,
    Veja este artigo aqui https://monicabfreitas.jusbrasil.com.br/artigos/266427263/lei-do-silencio-para-se-garantir-conheca-seus-direitos-e-deveres
    Acho que pode lhe ajudar. Hà leis federais, estaduais e municipais. Vc pode exigir sua tranquilidade sim.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui