Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Quarto Sala

12 formas econômicas de diminuir o barulho dentro de casa

Pode ser o som da rua, do vizinho, de outro ambiente – tem hora que algum deles incomoda! E fora as soluções mais eficientes, mas também bem mais caras como isolamento acústico nas paredes e pisos e vidros duplos nas janelas, tenho aqui 12 ideias para ao menos diminuir este incômodo e não gastar muito:

1) Vedação de portas e janelas – Há a venda borrachas chamadas veda frestas que, dependendo do modelo da porta ou janela, podem ser instaladas facilmente e ajudam também na proteção contra vento, poeira, insetos, umidade e água.


vedafrestas1

2) Cortinas mais encorpadas – A parede é uma superfície dura e toda superfície dura reverbera o som, não o absorve. Por isso um ambiente vazio produz eco, sabia ? Então, uma forma de abafar tanto o som da rua quanto dentro do ambiente é ter superfícies “moles”, como as cortinas que, sendo mais encorpadas funcionam melhor como barreira de sons externos. AH, persiana com cortina tbém é uma ótima solução. Fora que já existem cortinas acústicas

3) Papel de parede – Não parece, mas faz diferença, acredita ? É porque o papel é menos duro que a parede crua. Se tiver textura, nervuras, é melhor ainda.

 Mostra Quartos Etc Gisele 2
Este quarto, da Mostra Quartos, Etc, by Gisele Taranto,  tem tapete, cortina, cabeceira e parede revestida, uma estante com madeira … tudo de bom para que o barulho atrapalhe menos

4) Tapete – Evita o toc-toc dos sapatos no piso, aumenta o conforto e quanto mais fofo, mais absorve o som. E também funciona uma tapeçaria bonita na parede.

asarquitetas 14

Neste quarto, a madeira, as cortinas, a cabeceira e o papel de parede são ótimos para melhorar a acústica. Mas o espelho não. Ele é uma superfície dura.

5) Almofadas, revestimentos com tecidos macios, acolchoados, com texturas, emborrachados – Você já sabe porque.

construindominhacasaclean 275972287_n1
Outra beleza de quarto onde o barulho não se expande mesmo: Cortina, persiana, acolchoados e papel de parede

6) Painel de tv revestido com tecido ou papel de parede – Segue a mesma ideia: Aumentar as superfícies “moles”. E o próprio painel, por ter uma distância da parede, já ajuda a abafar o barulho.

7) Cabeceira da cama revestida com tecido – Se for acolchoado, melhor ainda.

02-cortinas-para-bloquear-a-luz-trazer-privacidade-e-dar-acabamento-decoracaoLINHO1
Tapete, madeira, texturas, almofadas, cortinas… Esta sala deve ser ótima para ver um filme e o barulho não vai atrapalhar..É só fechar a janela e aproveitar! Até o móvel, com a madeira formando quadradinhos com diversas alturas é bom para melhorar o som na sala

8) Quadros com tela – O tecido das telas tbém amortece o ruído interno.

9) Portas de madeira maciça – Muito melhores, para diminuir a passagem de som de um ambiente para outro que as ocas, normalmente usadas dentro de casa. Aliás, a madeira maciça – em painéis, móveis, etc absorve também o som.

apartment40_s_fit_

Tapete fofo, quadros de tela, revestimentos macios e com textura, almofadas

10) Pisos vinílicos – Na questão do som, são melhores que os pisos laminados. Não tem o toc-toc…

11) Drywall ou gesso – Nas paredes, ajudam tbém a diminuir a reverberação do som e abafam o som externo.

arquiteturadoimovel pkbarquitetura_via_cidadesdelgadas

Aqui só falta um tapete fofinho para ficar ótimo! Veja o revestimento em torno da tv

12) Painéis ou revestimentos não lineares, com texturas ou reentrâncias – Tudo que tem “voltinha”, altos e baixos e textura abafa o som. É como se ele entrasse pelos caminhos tortuosos do material e se perdesse.

Ah ! E o que não é bom? Espelhos, metais, vidros, superfícies muito duras e lisas.

 

Posts relacionados

Comentários:

Manuela Lopes · 16 de junho de 2016 às 15:14

Utilidade pública!!! rs Muito legais suas dicas, Rosana!
Um super beijo!
Manu

Responder

Rosana Silva · 16 de junho de 2016 às 22:13

Obrigada, Manu LIndona!
Ter o Simplichique acompanhando meus posts é uma satisfação grande!
Sucesso prá nós!
bjo
ROsana

Amanda · 16 de junho de 2016 às 17:33

Adorei as dicas! Beijo.

Responder

Rosana Silva · 16 de junho de 2016 às 21:05

Obrigada, AManda!
bj
RO

Francisco Alves · 16 de junho de 2016 às 09:26

Cumprimentos e bom dia

Não sei porque, acho que estou ficando velho e minha residência é na beira da rua, comecei a me incomodar com o barulho externo principalmente quando os motoboys passam com um barulho ensurdecedor e está me incomodando muito
Como faço para que eu volte a ter sossego e não escutar mais os barulhos que veem de fora?
Ficaria muito grato com vossa ajuda..

Responder

Rosana Silva · 16 de junho de 2016 às 20:58

Oi, Francisco!
Aqui neste post se fala sobre alguns produtos: https://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/produtos-que-mantem-o-ruido-do-lado-de-fora-da-casa/
Acho que o mais importante para barulho externo como o seu é a questão das janelas. Mas janelas anti-ruído são bem caras… Existem aquelas duplas que abafam bem, mas não sei se vc poderá trocá-las…
ALém disso, soluções que ajudam mas não resolvem totalmente são estas que coloquei no post.
abs
Rosana

Ana freitas · 16 de junho de 2016 às 15:37

Boa tarde, preciso de solucoes Moro em predio terceiro andar do lado de minha casa tem visinhos em cima tbm ..o que posso fazer para acabar com os barulhos q me encomoda muito ??

Responder

Rosana Silva · 16 de junho de 2016 às 18:44

Oi, Ana!
Tudo que falei no post ajuda a diminuir o barulho, mas para resolver mesmo é preciso investimento alto em isolamento acústico (procure empresas especializadas) e muitas vezes não é possível (barulho de cima por exemplo, como toc-toc de sapatos, que passam pela laje, não tem solução) ou ainda pode persistir alguma coisa. Sugiro conversar com o vizinho ou, se já fez isso, com o síndico do prédio. Há leis para barulho excessivo.
bjo
Rosana

Andersom thiago · 16 de junho de 2016 às 23:09

Casa geminada ? Um lado passa barulho e o outro lado não. A casa que moro esculto tudo do lado do vizinho ,já na casa do vizinho não esculta o barulho da minha casa ?

Responder

Rosana Silva · 16 de junho de 2016 às 22:59

Oi, Andersom!
Olha este negócio de som é complicado. Só analisando a situação para entender. Pode ser até o revestimento que ele tem na parede comum que mude tudo!
abs
ROsana

Sueli Leme justino · 16 de junho de 2016 às 09:28

Como posso eliminar o barulho que vem da casa da minha vizinha, estou a beira de um ataque de nervos. Não consigo mais ter paz com esse inferno, ela liga o som as 06:00 da manhã muito alto e não aguento mais. . Pelo amor de Deus me aponte uma solução. Obrigado.

Responder

Rosana Silva · 16 de junho de 2016 às 20:57

Oi, Sueli,
Como falei em comentário anterior: Tudo que falei no post ajuda a diminuir o barulho, mas para resolver mesmo é preciso investimento alto em isolamento acústico (procure empresas especializadas) e muitas vezes não é possível ou ainda pode persistir alguma coisa. Sugiro conversar com o vizinho. E saiba que há leis para barulho excessivo. Vc pode chamar a polícia, em último caso.
bjo
Rosana

Vaneide · 16 de junho de 2016 às 18:07

Existe pessoal.sensivel.demais??
Moro no 6 andar recebo muitas reclamações da.minha vizinha de baixo que estamos fazendo muito barulho, aqui em casa somos em 4 pessoas adultas e trabalhamos 8 a 10 horas por.dias, faço somente janta todos os dias ficamos em casa somente para dormir e assim que chego em casa já vem as reclamações. Desde uma chave, controle de.tv ou até mesmo um talher que cair no chão.
Estou até com depressão, não recebo.mais.visitas, nunca andei.de.salto alto dentro do apartamento, procuro fazer de tudo para não ser incomodada com essas reclamações e cada dia esta piorando, sinto que sou.vigianda o tempo.todo que estou em casa.
Tem como eu prova que não fazemos esse barulho todo que.somos acusados???

Responder

Rosana Silva · 16 de junho de 2016 às 22:26

Oi, Vaneide!
Eu não sei o que vc já fez, mas acho que vale a pena conversar com a vizinha. Vá na casa dela, peça para ouvir o que ela ouve. Derrepente ela está acusando vc e não é vc quem está provocando o barulho. Chame ela para ir à sua casa… Enfim, sei que é difícil, mas tente primeiro uma abordagem mais amigável.
É muito difícil esta situação, mas se vc conseguir conversar com ela de forma amigável talvez descubram que vc não tem culpa do que ela está reclamando.
Muito boa sorte!
bjo
Ro

Renata · 16 de junho de 2016 às 10:11

Oi Vaneide.
Eu passei por essa situação, mas como a moradora de baixo. Ou seja, era considerada a chata ou louca.
Após falar diversas vezes com o síndico e nada ser resolvido, eu tive que ter a cara de pau e ir totalmente simpática falar com o vizinho de cima para resolver de forma amigável.
Trouxe um deles no meu apto (de baixo) e pedi para eles andarem pelo apto de cima. A partir disso eles me deram razão e passaram a usar chinelos havaianas.
A dica que eu dou é ir falar na boa com a vizinha de baixo (talvez ela tenha razão, como eu tinha), TODOS da sua família usarem chinelos havaianas, pois a borracha diminui o impacto da pisada e, se possível, coloque tapetes altos e fofos pelo sofá, cama, mesa de jantar, ou coloque carpete pela casa toda!
Um abraço

Deixe o seu comentário!