Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Sala

Como deixar um ambiente bem colorido usando só 2 ou 3 cores?

Vira e mexe eu falo da importância da escolha de uma paleta de cores ao decorar um ambiente e a verdade é que você não precisa de mais que 3 cores, além do branco e preto que quase sempre aparecem, para criar um ambiente colorido – e o melhor – muito bem colorido, porque mantendo a quantidade de cores diferentes “sob controle” é muito mais fácil conseguir harmonia.

Mas tem gente que não acredita nisso, ou acha que  a questão é só salpicar 3 cores pela sala e pronto… Mas pode ser muito melhor que isso. Veja só:

automatism christopher-sturman-photography

Além do preto, branco e sua mistura (os cinzas) , esta sala tem muitas tonalidades diferentes das cores azul e estes amarelovermelho “tostados”, um tendendo para o verde e outro para o rosa, em sua maioria  – e cheios de classe.

E um dos  “segredos” para usar otimamente bem a paleta escolhida  é esse: Use 3 cores mas em diversas tonalidades! Se usar as mesmas, a coisa pode ficar meio óbvia ou “certinha demais”:

 azul amarelo e vermelho1

Vamos pensar além disso, certo ?

Além disso, você percebe nos 2 exemplos acima, que não há estampas ou texturas diferentes praticamente ? Isso também “empobrece” o uso da paleta. Usando tonalidades diferentes, estampas e diversas texturas você consegue resultados mais sofisticados e ricos:

homedesignlover1-br

Mesmo em um ambiente bem mais simples e usando cores mais vivas, a diversidade de tonalidades (veja os azuis diferentes nas poltronas) e a estampa (veja o tapete) fazem com que a paleta não seja tão óbvia e “certinha”.

Não estou dizendo que pincelar cores em um ambiente neutro não funciona. Funciona sim! Veja:

cj vilhora_1071

Mas estou falando de usar a paleta de cores em toda sua versatilidade e sutileza, de forma que quase não se perceba que há somente 3 cores envolvidas, entende?

daylydreamdecor l-family-room

Marrom, azul e rosa

arquiteturadoimoveljute1

Percebe a sutileza no uso das cores do quadro nesta sala ?

DECORITZION  sof5

Pensando em estampas e texturas, mesmo um cantinho praticamente monocromático fica com uma riqueza tal que parece coloridíssimo, veja só!

Dá mais trabalho? É claro que dá !É mais difícil ? Sim, com certeza! Mas o resultado vale o esforço e para conseguir o resultado de algumas destas salas mostradas acima nada mais importante que a prática de anos destes ótimos designers !

Fotos dos sites e blogs: Decoritzionarquiteturadoimoveldaylydreamdecor, casaejardimhomedesignloverautomatism

Posts relacionados

Comentários:

[…] Como deixar um ambiente bem colorido usando poucas cores  […]

Daniela · 25 de junho de 2016 às 10:56

Para se obter um ambiente harmônico é imprescindível se ter em mente uma palheta de cores em especifico. Esses ambientes são exemplos de como se planejar e decorar, ficaram lindos!!
http://fibrillare.com.br/moveis/sofa-em-madeira-com-design/

Responder

Rosana Silva · 25 de junho de 2016 às 16:32

Oi, Daniela
Com certeza, uma paleta de cores harmoniosa é fundamental!
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!