Você tem uma pequena varanda ensolarada e quer flores? Ou só uma sacada? Tem vento? Que bom! Vou lhe dar algumas sugestões de Flores para ter na sacada, varanda ou jardim

Flores para ter na sacada, varanda ou jardim

Lavanda (Lavandula angustifolia) – Além de linda, as folhas e as flores são perfumadas. Tem flor quase o ano todo. Pode ser podada em geral no final do outono. Produz flores por uns 10 anos. Eu já falei em outro post sobre o preparo dos vasos, mas só para pincelar a questão do solo: faça uma mistura 1/2 a 1/2 de substrato para jardim com areia grossa e plante. A muda deve ficar firme no vaso. O tamanho do vaso define o tamanho que a planta terá (entre 30 e 90 cm de altura).  Tolera vento e frio. Colocar em Sol pleno. Não encharque. Além de bonita e cheirosa , ainda tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. 

Flores para ter na sacada, varanda ou jardim

anniverdi lavanda

Ametista (Plectranthus saccatus) – Tem flor quase o ano todo. Tolera vento e frio (Ótima para varandas altas). Meia sombra (ou seja, sol da manhã, nunca do meio dia). Podar quando as flores murcharem. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa. A ametista é ótima para quem mora em apartamentos. Exige poucos cuidados e suas folhas são perfumadas. 

plectranthus

ametistaorquideasrita

Russélia (Russelia equisetiformis) – Florífera pendente, pleno sol ou meia sombra. Tolera o vento, o frio e a salinidade (perto da praia). Atrai beija-flores e borboletas. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa.

russelia2a

anniverdi russelia c49ca57829a7

Ixora (Ixora chinensis) – Esta espécie também atrai pássaros. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa. Pode ser podada. Suporta bem o vento e gosta de sol.  Tem diversas cores e portes. As flores são pequenas de 5 pétalas pontudas, nas cores creme, rosa alaranjadas ou vermelhas, mas ficam unidas como um guarda-chuva, formando um arranjo muito bonito. Floresce o ano todo, principalmente no verão e pode ser cultivada em todo o país, só não suporta geadas. São resistentes e de fácil manutenção. Não necessita muita água.

ixora1

ixora

Agapanto (Agapanthus africanus) – Flores na primavera-verão. Pleno sol. Tolera vento frio e geada. Muito resistente a pragas e doenças. Flores brancas e azuis. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa. Pode usar em vasos e floreiras e se o agapanto estiver muito grande outono deve retirar a planta dividi-la e tornar a plantar. Necessita de regas regulares no verão. Fertilizar no inicio da primavera.

Agapanto 2

AGAPANTOSumjardimparacuidar-9

Adube suas plantas de tempos em tempos. Existem várias opções para floríferas no mercado (em pó, granulado e líquidos), siga a bula pois adubo em excesso mata.

Viu? Você pode ter flores na sacada sim!

Se gostar da matéria: curta, compartilhe e comente. Isso nos ajuda a manter a alegria de compartilhar informações. com vocês. Fique a vontade em fazer perguntas.

 Marcia Nassrallah​

Fotos dos sites e blogs: umjardimparacuidar, youreasygarden, fazfacil, imaginefazerassim, casaejardim, anniverdi, alternativarural, detudoeumpouco, orquideasrita,

9 COMENTÁRIOS

  1. É uma pena que se vê tão poucas flores e jardins, principalmente nas cidades maiores. Eu mesma, gostaria muito de ter um jardim, algumas plantinhas… Pena que não tem espaço! Mas um dia…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui