Muita gente fala assim: “Eu queria tanto esta cor na parede e agora tão rápido, estou cansada disso!” ou “Esta estampa parecia tão maravilhosa e agora não suporto vê-la! E jura que nunca vai tentar esta ousadia novamente …Porque a gente cansa de uma parede colorida ?

Vou lhe mostrar que a “culpa” não é a cor ou estampa! Mas, provavelmente, a maneira ou lugar em que você a colocou na sala! Venha ver as 5 razões pelas quais uma cor pode lhe cansar da verdade:

Porque a gente cansa de uma parede colorida ?

1) Usando a parede errada!

Quando você for usar uma cor viva na parede deve pensar muito bem qual será a melhor parede para usá-la.  Isso faz a maior diferença ! Tanto na sensação do tamanho do espaço quanto na rapidez com que vai ficar cansada dela. Pensa só:

Escolher entre usar aquele amarelão enlouquecido que você amou em uma parede pequena da entrada do seu apartamento ou usá-lo na maior parede de sua sala, onde está a televisão, é a diferença entre você ver este amarelo louco por 10 minutos por dia, quando você entra ou sai de casa, e ver o danado as 3 horas em que vê tv por dia !! 

Porque a gente cansa de uma parede colorida ?
Imagine o que é melhor para seu conforto visual ? 

É tipo assim: Quem suporta comer doce de leite, por mais que ame doce de leite, todo dia?  Por isso, é bom usar aquela cor linda em uma parede que você não seja obrigado(a) a ver por muito tempo! Além disso, você já pensou porque os cinemas tem as paredes em volta da tela bem escuras ??????? É para dar o maior conforto possível para você que vai ficar olhando para a tela mais de 1 hora ! Então, faça o mesmo na sua casa e desfrute de um descanso ótimo para os olhos!

CasaeJardim air garden-Botanico-6 interiores_apartamentoE não é melhor que este vermelho esteja na parede de entrada ?

2) Usar branco com cores vivas:

Quem já me pediu ideias sobre cores, deve ter percebido que sempre falo para usar off-whites, cinza ou até bege nas outras paredes no lugar de branco quando quer usar uma cor viva em outra parede no mesmo ambiente. Isso tem uma razão,claro: O branco contrasta demais! Ele enfatiza muito a cor viva que você quer usar. Por isso, acho sempre melhor usar cinza bem clarinho com vermelho que usar branco com vermelho, sabia ? Veja só a diferença entre estas 2 salas:

Decoration-of-rooms-with-wall-redA parede em vermelho com um sofá branco

casaeconstrucao room-gray-29

A parede em vermelho com um sofá cinza

O contraste do branco com o vermelho é maior do que com o cinza. Além disso, eu particularmente, acho  muito mais charmosa a combinação vermelho e cinza … Na verdade, este é também o caso de uso de muito contraste (a seguir), mas queria enfatizar pq acho que as pessoas pensam que branco é neutro, não faz diferença!  Mas faz um monte!

Então, quando pensar em colorir uma parede com uma cor viva, pense em usar off whites nas outras paredes para diminuir o contraste, ok?

3) Usar excesso de contraste:

Lembra das cores contrastantes? Pois é, são aquelas cores (as tais complementares) que quando estão juntas  GRITAM, chamando atenção demais. E vc quer mesmo alguém gritando o tempo todo na sua casa ? Se tiver, vai cansar e expulsar rapidinho, não é mesmo? Veja só, usando as complementares verde e vermelho:

usocontrastantes

Mas as cores contrastantes são ótimas na decoração, pois trazem alegria e vivacidade aos ambientes. O “segredo” é usá-las  com alguma “técnica”  entre as seguintes:  a) Usar estas cores em itens pequenos e nos grandes – paredes, por exemplo)  usar cores neutras  b) Usar uma delas ou as duas em tons atenuados – veja o verde pálido do sofá da última foto. c) Não usar uma das 2 cores, mas sim uma que seja próxima a ela, por exemplo: Usar rosa ao invés de vermelho – Veja a foto abaixo:

apartment _w_540_s_fit_

Veja que o verde tbém é atenuado, o que facilita você não cansar destas cores tão rápido, mas aqui vejo outra coisa que pode lhe cansar: Este quadro enorme, que chama TODA a atenção! Quer dizer: Ele GRITA também! Pode ser que vc canse dele mais rápido, por isso, nossa 4a razão para cansar é:

4) Ter um ponto focal chamativo DEMAIS!:

keltainentalorannalla 14beauty-well-cuba-slide-B5I7-jumbo

Foto original do blog keltainentalorannalla

Você entra nesta sala e não tem nada para ver além deste quadro enorme. Você pode achar lindo, mas, caramba! Você vai cansar dele mais rápido do que qualquer coisa nesta sala… porque você só consegue olhar para ele!

Pode ser uma parede ROXA em uma sala toda neutra, um papel de parede chamativo em uma sala bem discreta, enfim… entendeu, né ?  As dicas para este caso são: a) Espalhe objetos com as mesmas cores do ponto focal! Assim, você não acaba, mas atenua a “força” que ele tem. b) Se for o caso de um quadro como este, use uma das cores neutras do quadro na parede onde ele está. Tipo assim, nesta sala:

keltainentalorannalla 14beauty-well-cuba-slide-B5I7-jumbo2

Fiz a imagem pequena para vcs não verem a porcaria de edição que meu sobrinho neto, que tem 2 anos, fez neste ambiente, coitado… kkkkkk (mentira, eu fiz, mas com alguma muita preguiça…rs) ! Mas dá para perceber q o ponto focal  (o quadro) “perdeu” alguma força ? Ele ficou mais inserido na sala e com certeza, acabará sendo menos “cansativo”. Entende?

5) Excesso de Informação:

Sim, todos nós precisamos de um descanso… Nossos olhos também! Qdo exageramos e não deixamos o bastante de espaço vazio, as coisas ficam bem pesadas e cansativas. Não exagerar é uma ótima forma de não se cansar! Pense nisso!

sacariasantoandre 35

Pode ser bonita, mas vai cansar bem rápido

deardesigner tescodirect_china-girl-2Um papel de parede destes só em ambientes muuuito grandes talvez não canse… E estar atrás do sofá é um benção!

Entendeu Porque a gente cansa de uma parede colorida ?

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cristiane!
    Considerando somente estes 2 elementos e um tapete liso, eu sugiro prata (cinza mais claro que o sofá, principalmente se o piso for escuro), bege (tipo café com leite) ou o que chamam Greige – uma mistura de bege e cinza Veja esse exemplo: https://br.pinterest.com/pin/100486635411375749/
    bjo
    ROsana

  2. Oi gistaria de uma dica. Tenho uma parede na sala de TV atrás do sofá que é vermelha, meu sofá é cinza escuro. Gostaria de saber qual cor de tapete usar?

  3. Oi, Vanessa!
    Vi que existe o verde kiwi da coral e tbém da suvinil. O da Coral é mais acinzentado, uma cor que, em geral, cansa menos…
    bjo
    ROsana

  4. Oi, Nubia, amiga linda!!
    Vc gosta de cores fortes e as usa muito bem, que eu sei!
    Um beijo grande e saudoso prá vc!
    Ro

  5. Adorei as dicas, acho que sempre acertei pois gosto muito de cores fortes para dar um realce nos ambientes e a cor preferida para minha sala sempre foi o vermelho devido a um quadro branco vazado, com cinza e uns toque de vermelho que ele contem. A parede que escolhi foi atras do sofá, as outras paredes usei um tom de bege.
    Parabéns pela matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui