Uma das áreas mais complexas para planejar, projetar, construir e reformar é a cozinha… Ainda mais quando é pequena. Saiba o que não fazer na cozinha para que ela seja eficiente!

O que NÃO fazer na Cozinha

Há tantos detalhes, os eletrodomésticos com suas especificações, gás, fogo, água, detritos, objetos a guardar, limpeza a ser mantida do modo mais fácil para o usuário e usuários que tem tamanhos e larguras diferentes convivendo e trabalhando neste espaço…É mesmo complicado.  Por isso vamos ver aqui alguns exemplos do que pode dar problemas ou dar errado e que algumas vezes pode ser evitado e em outras há que se conviver, devido à questões intransponíveis do espaço. E mais algumas ideias que são meio malucas mesmo. (rs!)

O que NÃO fazer na Cozinha

(foto 1)

A melhor posição para a geladeira é o mais próximo da entrada da cozinha. Uma geladeira lá no final obriga todos que vão pegar um copo de água atrapalharem quem está cozinhando. Quando há crianças o perigo é maior ainda. Infelizmente, muitas vezes isso não é possível, mas tente muito antes de desistir!

onetogocozinha1

(foto 2)

 O complicado nesta foto é o espaço mínimo (nenhum, na verdade) entre o fogão e a pia.  Muitas vezes é impossível conseguir. Aí não tem jeito 🙁 … Mas o ideal é que haja uma bancada entre eles. Talvez, para remediar esta situação, foi colocada esta “mini ilha” no meio do espaço, infelizmente fazendo com que a circulação das pessoas seja outro problema… Se imagine andando para lá e para cá aí…

mixandchic pode nao dar certo-home-article-05-wm

(foto 3)

Uma cozinha bem bonita, mas pena que eu por exemplo, não devo entrar nela, sob o risco de quebrar metade dos copos e pratos. Isso pode funcionar, mas acho meio arriscado. E é bom ter cuidado com altura das coisas. Se vc não pode alcançar a não ser correndo perigo é melhor não.

cozinhaamericana10

(foto 4)

Muitas vezes pessoal não sabe bem onde vai colocar o micro-ondas, esquece que ele existe e aí… Aquilo é mesmo um micro-ondas, gente ??

decophotocozinhapb4

(foto 5)

Com certeza, um dos piores locais para o fogão é na entrada de uma cozinha estreita… O segundo talvez seja na frente da geladeira. 🙁

limaonagua cozinha-moderna-apartamento-pequeno-1

(foto 6)

É tão bom ter uma cozinha super iluminada, com a luz do sol entrando e iluminando tudo! Problema quando o sol bate na geladeira… tadinha! Vai sofrer para gelar as coisas…ATUALIZANDO: A leitora Lucia Marques  tbém sinalizou os seguintes problemas nesta cozinha (e está certíssima): A geladeira ao lado do fogão (a não ser que a paredinha contenha um isolante térmico, o forno vai esquentar a pobrezinha. E a adega em cima da geladeira???? será para manter os vinhos beeemmm aquecidos? 

vmdesignblogg6053565_original

(foto 7)

Nem pense nesta ideia de colocar um lindo lustre na cozinha… Você vai sofrer tanto para manter limpo que acho melhor trocar por uma luminária fácil de limpar.

desiretoinspire

(foto 8)

Outra ideia  funciona para quem não faz comida em casa: Manter isso limpo é um estorvo e como o armário superior tem a mesma profundidade do inferior, se você não for baixo (a) a possibilidade de dar com a cabeça neste armário existe.

styleathome5compdoladodoforno

(foto 9)

Tudo bem que a informática está em tudo quanto é lugar, mas ao lado do forno, não é um pouco demais ?

0__s_fit_achadosdedecoracao

(foto 10)

Este nicho poderia ser ótimo. Se tudo que está dentro dele ficasse dentro dele (e fechado, talvez?) mas estas prateleiras de vidro indo além dele, neste espacinho… não acredito muito que dê certo! ATUALIZANDO: A leitora Lucia Marques acrescentou:vinhos e bebidas coladas no fogão? e os copos? tudo pra manter tudo bem quentinho e engordurado…

freshome villaSweden13

(foto 11)

E finalmente, esta cozinha é linda… um sonho mesmo.. A posição da pia ficou bacana perto da janela, mas pensando no quanto vou ter que andar da geladeira para a pia, da pia para o fogão… eu já fico meio cansada… Não sei se haveria meio de fazer melhor sem ficar tão bonito  ATUALIZANDO E CORRIGINDO: O leitor William mandou um comentário me mostrando o erro que cometi ao analisar este espaço: Eu não reparei na pequena pia ao lado do cooktop na ilha, estão vendo ? Pois esta é A SOLUÇÃO que torna esta cozinha ótima para a área existente: A pequena pia evita muita “andança” e torna muito mais prático e funcional todo o trabalho. Obrigada William! 

É importante, em cozinhas grandes, manter pequena a distância entre cozinha, fogão e geladeira  para evitar andar tanto (parece pouco ? Faz isso todo dia, no almoço e no jantar!)

E veja também:

O que NÃO fazer no banheiro ou lavabo

O que NÃO fazer no Home-office

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O que NÃO fazer no quarto de Casal

O que NÃO fazer na sala de Estar

O que não fazer na sala de Jantar 

O que não fazer no jardim, varanda ou quintal 

33 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Elaine
    Sim, é isso mesmo. Mas o que estou falando é “Manter isso limpo é um estorvo e como o armário superior tem a mesma profundidade do inferior, se você não for baixo (a) a possibilidade de dar com a cabeça neste armário existe.” E não em relação ao depurador.
    De qquer forma, obrigada!
    Rosana

  2. A foto n° 8 trata-se de um depurador retrátil. Vai embutido no armário e para utilizá-lo é só puxar até ficar do comprimento do armário que ele liga automaticamente.

  3. Além do já exposto pela Lucia, na foto 6 se o sol incindir diretamente na geladeira inox, ninguém consegue ficar lá sem óculos de sol. O reflexo será muito forte.

    Abraços,
    Fernando FJR

  4. A bancada tbem não é funcional com pia e com o Cooktop. Vc vai tirar algo da geladeira e quer por em cima da bancada, mas não da pq o fogão ocupa espaço. E qdo vai lavar a louça não fica legal por a louça aí e deixar escorrendo a água nessa bancada. E tbem pode ir água p fogão.

  5. Tenho adorado seu Blog. Vc tem razão nas suas observações. E na foto 6, ali está um conjunto de erros terriveis: além do que vc observou, que a geladeira pode sofre com o sol direto, ela está ao lado do fogão (a não ser que a paredinha contenha um isolante térmico, o forno vai esquentar a pobrezinha. E a adega em cima da geladeira???? será para manter os vinhos beeemmm aquecidos? E na foro 10, vinhos e bebidas coladas no fogão? e os copos? tudo pra manter tudo bem quentinho e engordurado…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui