A nossa super editora de Paisagismo,  Marcia Nassrallah  já esteve na Expoflora, em Holambra e trouxe tanto material lindo que não vai caber em um só post!

Expoflora 2016

A Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, vai de 26 de 26 de agosto a 25 de setembro, de sexta a domingo, das 9 h às 19 h e tem muitas atrações e exposições. Vale demais a visita!

Neste post você vai ver fotos  da 12ª Mostra de paisagismo e jardinagem,uma das muitas atrações da Expoflora e que apresenta este ano uma proposta inovadora: Os profissionais participantes foram desafiados a,  usando a liberdade da imaginação e criatividade, projetar os espaços como uma residência completa e tudo ficou lindo, cheio de flores e plantas ornamentais. Veja os ambientes:

Expoflora 2016 ambiente 1a

(Fotos: Marcia Nassrallah)

Ambiente 1 – Jardim, hall e varanda – Luciano Zanardo (paisagista) – Um jardim tropical inspirado em Bali, com elementos naturais e rústicos, como pedras, plantas, flores, fontes d’água e estátuas de deuses animais nativos da Ásia. As paredes são revestidas com bambu verde sem tratamento e esteiras de palha. O caminho é recobertos por seixos de arenito e piso drenante. Algumas das plantas usadas: palmeiras como a Pinanga coronata, a Ravenalas madagascariensis (árvore-do-viajante) e a Chamaedorea  micropadix. Além delas :  Strelitzia augusta , Tradescantia spathacea (abacaxi-roxo), maciços de alocacias, e plantas aquáticas. Para a ornamentação,orquídeas phalaenópsis.

Expoflora Ambiente 2 e 3 - Nivaldo Dellagostini-A

(Foto: Marcia Nassrallah)

Ambientes 2 e 3  – Escritório – Nivaldo Dellagostini (paisagista) – A mesa de trabalho tem, de um lado, de um lago com carpas Nishikigoi. De outro, um canteiro com bromélias. Há também  palmeiras Wodyetia Bifurcata (rabo de raposa). Os canteiros sinuosos usam  cascas de pinus e arbustos

Expoflora Ambiente 4 - Academia-A

(Foto: Marcia Nassrallah)

Ambiente 4 – Academia – Danila Pedrogan Mendonça (arquiteta e engenheira de materiais) – Diversos equipamentos de ginástica – a área Energia e uma área Zen.  O piso  é de madeira de demolição e as duas áreas são ligadas por uma área de pedriscos. Na área Zen, a lavanda predomina e na área Energia foram escolhidas flores em amarelo e laranja. Entre as espécies estão os crisântemos e os lírios.

Expoflora ambiente 4 -academiacred-fabiano-de-bruim-6site-A

(Foto: Fabiano de Bruim)

Ambiente 4  Academia – Danila Pedrogan Mendonça (arquiteta e engenheira de materiais) – Área Energia

expoflora ambiente 5 A

(Fotos: Marcia Nassrallah)

Ambiente 5  Ateliê – Marisa Trippia (artista plástica) –  A figura de uma mulher representa a Mãe Natureza. A saia é um campo florido real, sustentado por suportes de ferro com 600 vasos  de floresPetúnias rosas decoram a bicicleta dourada e temos também Viola Tricolor (amor perfeito) e Begônia Dragon Wing Red (flores foram nas cores amarela, vermelha e roxa), lavanda, hortaliças,  Zamioculcas Zamiifolia (zamioculca) e tostão (dinheiro em penca). O ambiente é integrativo e o público pode vivenciar com a artista a criação de novas pinturas, ao vivo.

expoflora ambiente 6 A

(Fotos: Marcia Nassrallah​ e Fabiano de Bruim)

Ambiente 6 – Recanto das crianças – Estela Galleti (designer) – O ambiente tem  mobília feita artesanalmente em Pinus Elioti pelo Ateliê Angelin  e é inspirada nas abordagens Waldorf e Pikler e pedagogia Montessori. O espaço é interativo. Floristas realizarão oficinas de arranjos florais para as crianças todas às sextas-feiras, às 10hs e às 14h. O espaço tem muitas ervas aromáticas, principalmente lavanda e alecrim. As flores escolhidas foram as torênias (Amor-perfeito-de-verão).

Expoflora ambiente 7 2016-oratorio-cred-fabiano-de-bruim-9site A

(Foto: Fabiano de Bruim​)

Ambiente 7 – Oratório – Gabriel Talarico (decorador de eventos) –  A ideia é mostrar que realizar um casamento em casa é possível em um cantinho do quintal ou jardim. O decorador chama o espaço de “mini wedding no Oratório”. Ele tem samambaias, bambu mossô, ruscus e orquídeas, destacando o verde, o rosa e o branco. O tapete da nave principal é uma​ chapa de madeira maciça. As cadeiras de madeira foram colocadas sobre cascas de pin​us.No altar, samambaias ao alto e bromélias aos pés. Do lustre de treliça pendem bromélias e orquídeas emaranhadas nos potinhos de vidro para velas. 

Expoflora ambiente 8 2016sala-de-banho-cred-fabiano-de-bruim-10site A

(Foto: Fabiano de Bruim​)

Ambiente 8 – Sala de banho – Karina Araujo Taccola (arquiteta) – O piso do chuveiro é de pedras encaixadas e não tem ralo aparente, a água escorre entre as pedras que escondem a tubulação. Os chuveiros são dois painéis de banho com jatos massageadores. A banheira de imersão está sobre um espelho d´agua. Um jardim com Fícus lyrataem em vasos dispostos na parede lateral permite que o banho pareça acontecer em meio à vegetação. A mesma pedra utilizada como piso do chuveiro conduz à uma área onde há uma bancada e cubas de vidro azul. Há tbém um estar com um jardim de asplênio decorado com móveis de madeira de demolição, que divide a área da pia do espaço para o banho. 

expoflora Ambiente 9 – Loft A

(Foto: Marcia Nassrallah)

Ambiente 9 – Loft – Marina Machado e Allan Oliveira (designers de interiores) – É um apartamento completo com um lago com cascata de bambu no quarto, flores e plantas cultivadas in vitro que não necessitam de manutenção na sala e horta na cozinha, além da tecnologia que permite a flutuação de vasos, e o uso de papéis de parede em 3D.  A cozinha, sala e quarto são conjugados. A privacidade do dormitório é feita pelos mourões de eucalipto adornados por trepadeiras de maracujá.  O teto é delineado por samambaias. Aos pés da cama do casal o lago tem uma mini cascata de bambu, carpas coloridas e plantas aquáticas. No entorno do lago uma bela composição com mudas de mangueira, abacaxi ornamental, babosa, bromélias, antúrios e orquídeas.

Expoflora ambiente 9 2016loft-cred-fabiano-de-bruim-34site A

(Foto: Fabiano de Bruim​)

Ambiente 9 – Loft – Marina Machado e Allan Oliveira (designers de interiores) – Na sala, o lustre é formado por duas bacias opostas, uma para as lâmpadas e, outra, para as orquídeas.  Na parede, quatro balanços de corda cujos assentos servem como prateleiras para o VitaWall (mudas de plantas cultivadas in vitro), decorativas e ótimas para quem não tem tempo para cuidá-las. É um sistema semelhante ao terrário, só que as mudas plantadas no gel de agar-agar (composição a base algas) se desenvolvem num ambiente fechado, sem a necessidade de água nem de exposição ao Sol. Ali estão espadas de São Jorge, orquídeas ludísia, avencão e bambu.  Na cozinha, a novidade são os vasos em diversos tamanhos com plantas medicinais de cultivo orgânico e Panc’s – plantas alimentícias não convencionais – Entre elas, ora-pro-nóbis, sálvia, erva-doce, pariri, guaco, capim-limão, bálsamo, alecrim, cânfora, arruda, poejo, camomila, hortelã, menta e arruda.A tecnologia do trem bala – suspensão por um jogo de eletroímãs – permite que atillandsia (variedade de bromélia) flutue sobre a bancada.

expoflora ambiente 10 A

(Fotos: Marcia Nassrallah)

Ambiente 10 – Espaço do casal – Karina Taccola (arquiteta) –  Projeto conceitual onde um caminho sinuoso interliga os ambientes com grandes contrastes de cores e formas. As formas geométricas das paredes são contrapostas pelas curvas da escultura e caminho. A vegetação dá unidade ao conjunto. Os ambientes são  o spa entre fórmios e a cama de antúrios vermelhos no centro, interligados por um bosque de dracenas e moréias.

expoflora_credencial A

Isto é só uma parte muuuuuuuuuuuito pequena de 10 ambientes da Mostra de Paisagismo. Veja mais ambientes e detalhes da Explofora  clicando aqui… Exposição de Flores, Comida Holandesa, Parque de Diversões, Museu dos Pioneiros Holandeses no Brasil, Chuva de pétalas…Um sonho para quem gosta de plantas e ambientes bonitos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Amei as dicas de decoraçao, principalmente as que envolvem bambus e samambaias, sou apaixonado. Parabéns pelo site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui