E não podia deixar a sala de Jantar de fora da série “O que NÃO fazer”, certo? Pois lá vamos nós com O que NÃO fazer na sala de Jantar – aqueles detalhes importantes que não devemos repetir em nossas casas e algumas coisas que eu nem imagino que você já tenha pensado em fazer, mas que tem gente que fez, sabe-se lá porque! (rs!) –

O que NÃO fazer na sala de Jantar

O que NÃO fazer na sala de Jantar

Já vi mais do que devia esta situação que traz desconforto: Veja que para sentar neste banco você precisa ou afastá-lo da mesa ou “passar por cima”, sabe como é ? Isso pode resolvido com um banco que não seja tão comprido ou, o melhor, com uma mesa com pés centralizados, por exemplo.

cococozyjantarbcoqudro

Se o banco está encostado a uma parede, como no caso acima, você cria uma situação quase intransponível, vamos dizer assim. Isso não é bem desconfortável? E este banco ainda tem um braço que atrapalha mais ainda, percebeu ?

Masuria-Country-House-Jam-Kolektyw-07-1-Kindesign

Vejo dois problemas chatos nesta mesa: 1) As 6 cadeiras ficam bonitinhas, mas não dá para comer encolhido assim ! Colocar 2 cadeiras nas cabeceiras pode ser uma solução, mas neste caso, devido ao formato e posição da mesa, isso vai ser complicado… 2) Decidir a altura da luminária sobre a mesa não é uma questão fácil: Você deve considerar o modelo dela  e a abertura do facho de luz (q deve ser o bastante para iluminar toda a mesa) . Mas uma coisa que não pode acontecer é você não conseguir ver o seu vizinho de frente na mesa porque a luminária não deixa. Tenho a impressão que a posição desta luminária erra nas 2.

homeshabbyhomeimage2

Tapete na sala de jantar já é complicado: Cai comida, cai bebida…mas quando ainda faz as cadeiras ficarem dançando desequilibradas – porque  tem pé dentro e tem pé fora do tapete.. ah, é melhor tirar, viu ? Pior ainda quando o tapete é fino e se embola todo com o senta-levanta.

nicetyDOTlivejournal5290

Uma coisa importante em uma mesa de jantar é que todos os assentos tenham a mesma altura e sejam compatíveis com a altura da mesa. Ficar uma pessoa lá no alto e outra lá embaixo é esquisito e desconfortável – o mais ergonômico é que a altura do braço dobrado seja mais ou menos a altura da mesa.

gradeneyork 2012fd35-404-e1441638064965

Tão bonita e com esta linda luminária tão torta ! E ainda tem o tapete pequeno prá completar… 🙁

bahrainiDivaIndustrial-style-conservatory

Você evita muito acidente quando se preocupa com a área de circulação. Estas garrafas neste lugar são mesmo um perigo!

 TheDesignerPadportugal-home-dining2

Estes banquinhos não tem o menor sentido, a não ser que alguém queira comer ajoelhado neles, concorda ?

decorology_jpg_rendition_largest

A luminária TOTALMENTE fora do lugar a gente pode até perdoar, mas novamente: Nunca, nunca mesmo, coloque um quadro pendurado em uma cortina! Q ideia é essa, gente ?

home adore 007-boise-residence-hsu-mccullough

E finalmente, não crie a possibilidade de situações perigosas (e até vergonhosas) para seus convidados. O tronco é lindo, acho até que tem rodinhas para deslizar facilmente, mas … Gennnte! Isso é um desconforto (e ainda é bem mais baixo que as cadeiras.. nem prá criança é bom este troço.

E veja também :

O que NÃO fazer no banheiro ou lavabo

O que NÃO fazer no Home-office

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O que NÃO fazer no quarto de Casal

O que NÃO fazer na cozinha

O que NÃO fazer na sala de Estar

O que não fazer no jardim, varanda ou quintal 

27 COMENTÁRIOS

  1. Aprendi muito com suas dicas e como sou projetista posso orientar melhor meus clientes, principalmente os teimosos que acham que só porque a casa é dele pode colocar e fazer qualquer coisa. Esses detalhes ajudam muito a criar soluções principalmente em espaços pequenos.
    Obrigada!

  2. O sofá pode estar no mesmo ambiente que a mesa de jantar, para deixar a sala ainda mais aconchegante e integradora. Eu adoro.

  3. Por nada, Amanda!
    Obrigada a vc pelo comentário gentil!
    Espero que o SD lhe ajude muito e sua casa fique linda!
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui