E vamos chegar no jardim, varanda ou quintal, para lembrar daqueles detalhes tão importantes aos quais devemos ter atenção para que o verde seja mais bonito, aconchegante, seguro e confortável! Veja o que não fazer no jardim.

O que NÃO fazer no jardim, varanda ou quintal

O que NÃO fazer no jardim

Ficaram bonitas as plantas acima dos assentos… mas para molhar vai dar trabalho. É bom pensar na facilidade de manutenção quando organizar as plantas na varanda

ikeafamilylivecomjardim1

Se você mora em apartamento, acima do térreo, evite as plantas soltas no parapeito, ainda mais perto de áreas meio apertadas para o movimento das pessoas.

Casa-Cor-2007-1

Este ambiente muito bonito e planejado, de um evento de decoração, me fez lembrar 2 coisas que vc deve ter atenção: 1) Antes de colocar plantas muito grandes e pesadas na varanda ou resolver fazer um teto verde ou ainda colocar piscina ou qualquer coisa muito grande e pesada, SEMPRE consulte um arquiteto;  2) Plantas necessitam de espaço, tanto nos vasos – para que as raízes tenham para onde se expandir – quanto em distância do teto – Elas sofrem se ficarem “apertadas”.

casavogue casa_jerry_verveka_house_san_francisco_09

Este outro jardim, que também não tem nada errado, lembra que um mesmo ambiente você pode ter diversas situações diferentes de tempo de exposição de Sol, o que pode mudar completamente o tipo de planta que você deve colocar. Plantas de sol pleno onde o Sol bate forte na maior parte do dia, plantas de meia-sombra se o Sol bate menos que 4 horas e plantas de sombra onde o espaço tiver pouca exposição direta ao Sol. É preciso estudar o Sol para ter o melhor das plantas.

coastallivingvaranda4

Outro espaço bonito, mas atenção para 1) Deixar um bom espaço para a circulação das pessoas 2) Os desníveis do piso que podem atrapalhar o equilíbrio dos móveis, principalmente cadeiras e mesas.

jardim-com-luzes-3

A iluminação de um jardim valoriza demais o ambiente. Mas evite luz demais,  luz “estourando” , luz que prejudique as plantas e luz que não funcione (como balizadores que não iluminam convenientemente o caminho ou escadas. A iluminação mais bonita é a suave, onde a luz é mais importante que a luminária, como esta abaixo, por exemplo:

mylandscapescoukgarden25_marianne

(mais fotos deste jardim você encontra aqui)

decoratrixpatio-con-banco-de-piedras

Um cantinho romântico no jardim que poderia ser mais confortável ainda se ao sentar não houvesse a possibilidade de bater as canelas nas pedras que compõem a estrutura do banco (um recuo é importante), além das plantas acima que dão trabalho para serem molhadas, como já falei lá na primeira foto.

old-tires-planters

Acho que hoje, com tanta informação, quase ninguém mantem, para decoração,  pneus de uma forma que possa acumular água, mas não custa nada lembrar: Se usar, tenha sempre muito cuidado.

E veja também :

O que NÃO fazer no banheiro ou lavabo

O que NÃO fazer no Home-office

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O que NÃO fazer no quarto de Casal

O que NÃO fazer na cozinha

O que NÃO fazer na sala de Estar

O que NÃO fazer na sala de Jantar

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Edna!
    Que bom! Fico feliz com este feedback!
    Para dar certo uma planta vc deve analisar tanto a planta (o que ela precisa de sol, mistura de terra, se suporta ou não vento, rega) e o lugar ( o q ele proporciona destes mesmos itens). A planta vinga onde as condições são as boas para ela. Então, observe a qtd de horas que o sol bate e onde, e escolha plantas que vivam bem nesta situação.
    Cada cantinho é diferente, às vezes há lugares q , mesmo em um jardim ensolarado, estão sempre na sombra, por exemplo…
    É tudo uma questão de observação e cuidado.
    Teste, observe e vc terá sucesso.
    bjo
    Ro

  2. Aprendi muito hoje, gostei das orientações, So que tenho uma varanda coberta na frente de casa mas entra Sol e vento, Atras tenho um quintal grande com garagem, onde vou fazsr area de lazer e jardim.

  3. AMO posts assim, que vão na contramão do “o que usar”. Tenho certeza que muita gente vê fotos e nem se questiona se aquilo vai ser viável no espaço que ela tem, porque tem coisas que só em foto mesmo, né.
    Vou citar mais um item pra enriquecer suas dicas: tapete em área externa ou varandas descobertas. Só consigo imaginar ele todo empapado em dia de chuva rs

  4. Eu não gosto muito e nem entendo de plantas, então eu seria dessas que coloca a planta nos lugares apertados ou sem luz. Hahaha
    Acho que ficarei melhor com umas suculentas!
    Mas se caso resolver um dia fazer uma área mais verdinha vou pensar bem e como fazer. Valeu pelas dicas!
    =]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui