Agora me deu a ideia de começar esta série “Princípios da decoração e design na prática”, que não sei quando vai acabar. A ideia é selecionar, a cada post, 6 fotos de ambientes e mostrar para vocês os princípios e técnicas que vejo sendo usados neles. Acredito que assim fica mais fácil – e menos chato – que você consiga entende-los usá-los na sua casa, criando ambientes bem decorados, interessantes, intrigantes e/ou bonitos de se ver.

Princípios da decoração e design na prática

Princípios da decoração e design na prática

Esta área tem o EQUILÍBRIO  simétrico quase perfeito – parece que metade da área está espelhada. A pequena diferença são os quadros nas laterais e alguns objetos. É um princípio muito usado em ambientes formais.

09-ambientes-de-casa-cor-onde-a-madeira-e-protagonista

E neste ambiente o EQUILÍBRIO simétrico é tão grande que, olhando de relance, pode-se pensar que os 2 lados são praticamente iguais, mas eles são bem diferentes. A questão é que o “peso” visual das coisas dos 2 lados é o mesmo. Veja como o volume visual da cortina escura no lado direito foi compensado pela mesa e alguns elementos escuros do lado esquerdo. Um lado é diferente do outro mas visualmente eles são equilibrados – um lhe chama a mesma atenção que o outro.

revista-casa-claudia-ideias-apartamentos-pequenos-18

O DESEQUILÍBRIO pode existir para enfatizar algo. Na foto acima, por exemplo, o quadro colorido, que acaba se tornando, pelo colorido e ainda mais pela posição, um PONTO FOCAL .

08-apartment-therapy-02

A sensação de MOVIMENTO causada pela distribuição diagonal dos móveis em relação às paredes desta sala são um exemplo bem diferente deste princípio, muito conectado ao RITMO (não parece que a sala é mais dinâmica assim?) .  Há também um grande CONTRASTE entre os móveis de estilos e materiais diferentes: Couro e madeira se REPETEM, assim como o vermelho do sofá – um provável PONTO FOCAL da sala, nas almofadas. Eu particularmente não acho esta sala bonita, mas ela é diferente e intrigante.

009-tribeca-triplex-amy-lau-designhomeadore1

Aqui temos o MOVIMENTO Circular causado pelo tapete, formato e disposição dos móveis. Isso prende o olhar para o interior, chamando mais atenção que o verde lá fora. Temos também a REPETIÇÃO das formas circulares (marquei nove mas descobri 11, na verdade) e pode-se dizer tbém da cor cinza em quase tudo. Isso produz também uma forte UNIDADE com alguma VARIEDADE que vem das cores claras e das diversas texturas (listras, vidro, metal, tecidos diferentes, etc)

UNIDADE sem VARIEDADE é chato. VARIEDADE sem UNIDADE é confuso. Isso é: para variar é importante haver algum detalhe em comum.

Freshomehome-staging-freshome-22

Falando em PONTO FOCAL, olha um exemplo bonito de um ponto focal criado pela parede preta e este quadro branco, em grande CONTRASTE, o que sempre chama a atenção.

Diz aí se você gostou desta forma de explicar estes conceitos ? 

E veja o 2o. post desta série aqui

Fotos dos sites e blogs : CasaAbril (Casa Cor), FreshomedesignHomeAdore e  apartmentTherapy

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi,Adriana,
    Pode sim, mas tenha cuidado com estas cores, bege tendendo para o marrom ou amarelo são ótimos, mas qdo tendem para o rosa são complicados e dão um ar “datado”. Assim como os cinzas tendendo para o azul ou puros (misturas de preto e branco somente) são ótimos nesta configuração.
    bjo
    ROsana

  2. Olá!
    Moro em um apartamento que nem é muito pequeno, tem 86m2.
    Como em quase todos os aptos, na minha suíte tivemos que optar por aqueles armários que ficam sobrepostos a cama (não fizemos cabeceira por achar que “pesaria”), fizemos também um painel bacana em frente a cama para colocar a TV, tudo na cor amendoa, imitando madeira. Ficou organizado, mas sabe qdo falta alguma coisa?
    Então, é ai que não surgem ideias para decorar o restante das paredes, pois não quero deixar o ambiente pesado, mas quero deixa-lo charmoso e aconchegante. Por favor, preciso de idéias!
    Adoro seu site, curto muito msm.
    Um grande beijo

  3. Adorei ,assim podemos comparar melhor .Poderia tambem colocar o quanto de madeira e outros materias usados em uma sala, ex: escada e janela de madeira na sala ,comporta mais cantos moveis de madeira .Obrigada

  4. Oba, mais uma série!!! Adooro!!!
    O post sobre “ritmo” naquela série de princípios na teoria foi sensacional. Às vezes eu olhava um lugar e as cores não eram as minhas preferidas, os móveis não eram meu estilo, mas tinha alguma coisa de legal que me atraía e eu não sabia identificar o que era (agora eu acho que sei, embora não seja autoevidente, tenho que ficar matutando muito pra deduzir rsrs)
    Aliás, seria bom deixar o link da teoria pra quem tá chegando agora ao site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui