Dúvida de 10 entre 10 pessoas que resolvem iluminar a mesa de jantar: Que luminária escolher ? Qual o tamanho ideal? A que altura colocar? Deve combinar com o que ? Dúvidas e mais dúvidas… Sem “A” resposta sempre certa, porque quase cada caso é um caso… E acontecem erros, claro, como eu mesma mostrei um que aconteceu comigo iluminando a mesa de jantar.

Já falei muito sobre este assunto: Na parte 1 deste post, explico a importância de definir a principal função que vc quer que a luminária tenha e a necessidade da boa iluminação em toda a mesa, sem desconforto. Já neste outro post, mostro alguns exemplos em salas pequenas com estar e jantar juntos.

Agora vou colocar aqui exemplos e você vai ver como variada pode ser a solução. Selecionei somente fotos com a luz acesa e preferencialmente fotos tiradas à noite (Já reparou a dificuldade que é encontrar fotos assim? Em geral, elas são de dia – é mais fácil ter bons resultados nas fotos com luz natural) . Espero que algum dos casos se encaixe direitinho na sua dúvida.

Iluminando a mesa de jantar

Iluminando a mesa de jantar

Os 3 pendentes (de facho estreito, veja a sutil incidência da luz de cada um na mesa) nesta altura iluminam quase de forma homogênea toda a superfície da mesa – o que é o ideal a se buscar ao iluminar uma mesa de jantar. Por isso, para esta mesa e luminárias deste tipo, 3 é a quantidade perfeita. Uma só talvez conseguisse iluminar, mas deveria ficar tão alto que não seria bonito o conjunto. Para usar 4 elas deveriam estar mais próximas e poderia ser demais…

06c-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco

Aqui, de forma bem clara, aquele efeito que acontece quando você coloca uma luminária na frente de um espelho: Tudo “dobra”: 3 luminárias viram 6 e a luminosidade também aumenta, é claro. Não há nada de errado em fazer isso, desde que se tenha preocupação com reflexos que incomodam (os revestimentos leitosos, como estes, são os melhores – cristais são terríveis) e com a intensidade da luz.

chictip-new-05

Olha só aqui uma das formas que eu consigo (e muitos fotossensíveis como eu) mais ou menos ter uma luminária com filamento aparente sem muito incômodo: As lâmpadas estão no alto e a intensidade de cada uma é baixa. Veja que estão na frente do espelho, duplicando de forma agradável e bonita o arranjo. Mas perceba tbém que a prioridade desta luminária é o efeito decorativo. Será necessário, provavelmente, o apoio de outras luminárias no recinto para que a iluminação seja realmente boa.

gessoemsala_voceprecisadecor111

Este tipo de luminária já é um clássico com a mesa Saarinen! Ilumina bem a 70/80 cm de altura, dependendo da relação entre o diâmetro dela e a maior largura da mesa ( o diâmetro da luminária deve ser menor que o da mesa, senão fica esquisito). Esta está um pouquinho fora do centro da mesa, que é a melhor posição.

homedesignlover-19-lumier

Uma luminária classuda, escultórica  e delicada para a pequena mesa de vidro e cadeiras Eames. Pena que a luz lá de fora não permite ver como ilumina a mesa, mas me parece claro que a iluminação é bem suave. Funciona nesta altura para chamar mais a atenção para si, mas tbém funcionaria um pouco mais baixa, eu acredito. Só não acho que funciona muito é tão perto do fogão…

14-boas-ideias-para-usar-vidro-na-arquitetura

Apesar do espelho duplicar a bonita luminária, o seu facho, direto e  mais fechado, não ilumina por igual a superfície da mesa, percebe? O jeitão minimalista do ambiente pode ser uma razão, relacionada ao estilo,  para não colocar duas destas luminárias e acrescentar, ao invés disso, outras fontes de luz (como os spots no teto e outras luminárias próximas). Outra opção seria uma luminária com facho mais aberto ou difuso que permitisse iluminação mais homogênea da mesa.

30-boas-ideias-para-usar-vidro-na-arquitetura

Uma situação similar à foto anterior, com uma luminária com luz difusa e posicionada mais alto, iluminando toda a área de jantar uniformemente. Percebe a diferença ? Atenção tbém para o estilo da luminária: Formal e revestida em cor neutra, como o ambiente.

plastoluxgovaert6

Sempre pode-se preferir spots embutidos (ou não) ao invés de luminárias pendentes. Ainda mais com os leds, que não aquecem. É só posicionar bem – sempre pensando em iluminar toda a superfície da mesa. Uma boa ideia se você não quiser chamar a atenção ou tiver outro elemento  que queira que seja o ponto focal do ambiente.

revistacasalinda-euntitled

Outra opção que eu gosto muito, está super em alta (tem a ver com o estilo industrial, né ?) e facilita se vc gosta de mudar as coisas de lugar é o trilho de spots, como acima.

perfeitaordem-d4dca778dbc2d

Para mesas retangulares (e também as ovais), este tipo de luminária é uma opção bacana, desde que seja colocada em altura agradável ao olhar e ao seu funcionamento (ela normalmente fica bem entre 70 e 80 cm tbém). Atenção com a largura da luminária, que deve ser tal que consiga iluminar razoavelmente bem as cabeceiras da mesa. E olha como este modelo com este revestimento combina bem com o restante da decoração.

apartment-01

Luminárias que tem mais a função de “aparecer”, ser elemento decorativo do que iluminar perfeitamente a mesa de jantar, muitas vezes ficam mais altas, para que sejam vistas e não atrapalhem o pessoal que está sentado na mesa. E neste caso é bom pensar em outras fontes de luz no ambiente se for necessário.

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostei mais da decoração 9, como sou muito romântico, o ambiente é muito propício para um jantar a dois.

    Parabéns mais uma vez.

  2. Luminárias fazem parte de uma tendência do mercado. Existem outras lindas no comércio e que deixam o ambiente bem aconchegante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui