E vamos lá com esta série “Princípios da decoração e design na prática” onde analiso 6 ambientes, enfatizando os princípios e técnicas usadas para conseguir que eles sejam tão bem decorados e harmoniosos.

Você pode saber mais sobre os princípios na nossa guia Princípios do Design de Interiores e também na série que você acessa aqui.

Princípios da decoração e design na prática

Princípios da decoração e design na prática - sala de estar tijolinho industrial

Brincar com a Proporção entre os elementos pode fazer a gente perder a noção do tamanho real dos espaços. Nesta foto, o desenho na parede (além do fato dela ser escura) e o puff grandão fazem com que você pense que esta sala é bem maior do que ela é, na realidade.  Pena que esta brincadeira não é muito usada…

 4bildcasa-9f9b257a226

Ah, a repetição, que dá ritmo, ao mesmo tempo nos fazendo sentir confortáveis e não entediados, é uma beleza! Nesta sala o azul, preto e branco e as formas geométricas em preto e branco repetidas em diversos elementos (até as barras verticais da pequena estante, repare só!) faz nossos olhos pularem para lá e para cá, achando tudo uma gracinha. O preto fornece o contraste forte necessário para chamar a atenção e ainda manter o ambiente simples e tranquilo.

homedit-red-and-white-decor-cream-accents

Este ambiente tem uma coisa muito legal para ensinar: Gosta de vermelho vivo e forte? Use esta técnica: Coloque a cor na parede para qual menos se olha: Atrás do sofá! E acrescentando cores neutras nas outras paredes e alguns poucos objetos na mesma cor fica parecendo que a sala está cheia desta cor, mas não cansa, não irrita.  O tapete marrom até podia ser maior para trazer ainda mais aconchego para este ambiente cheio de superfícies reflexivas, lisas e frias,mas de qualquer forma, criou-se um espaço aconchegante para quem está no sofá. Ah! isso funciona para qualquer cor muito viva e forte.

que-livros-usar-na-mesa-de-centro_voceprecisadecor02

Uma técnica muito usada qdo vc tem ambientes pequenos e itens com um grande volume: Usar cores parecidas. Veja que este ambiente é quase todo cinza. A cor se repete em todo canto, principalmente o sofá, que se mistura com a cor da parede onde está. Isso faz com que a impressão do volume dele no ambiente seja diminuída, ele pareça menor e o ambiente pareça maior.

 construindominhacasaclean-_dsc6243

Nesta foto fica bem claro o efeito de 2 técnicas também muito usadas: 1) Para dar a impressão de teto mais alto use linhas verticais: Esta parede com madeiras escuras também dá um “fundo” para a mesa de jantar, o que dá maior valor e beleza a esta área. 2) Transparências diminuem o “peso” do elemento: As cadeiras, totalmente transparentes quase parecem que não estão ali.

09b-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco1

Aqui uma técnica para usar uma cor forte em uma grande parede sem parecer excessiva – Encher a parede de coisas! Assim a área que realmente aparece é diminuída e você demora mais a cansar dela.

Veja aqui o primeiro post desta série.

e o próximo está aqui.

Fotos dos sites e blogs: voceprecisadecor, casaAbrilconstruindominhacasacleanhomedit 4bildcasa 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui