Estou iniciando a reforma da minha cozinha (breve teremos novidades!) e aí fui fazer pesquisas, claro! Um dos itens que quero trocar é meu fogão, que já teve bem melhores dias. Ele é do tipo convencional, de pé e resolvi pesquisar mais fundo os cooktops… É esta pesquisa que quero dividir com vocês.

Quase tudo que você precisa saber sobre cooktops – Parte 1

cozinhas-escuras_voceprecisadecor13 - tudo que você precisa saber sobre cooktops

Começando do princípio:

As “novas” tecnologias dos  Cooktops não são nada novidade:  Uma das primeiras patentes de algo similar a um fogão elétrico  é dos fins de 1800 ! E de um fogão por  indução, de 1900! Para você ter uma ideia, a KitchenAid começou a fabricar cooktops em 1986!

r-designdotkievdotua111

Aqui no Brasil, já há alguns anos eles são o sonho de consumo de 10 entre 10 na hora de construir ou reformar a cozinha. Por seu design bonito, seu pequeno tamanho, as tendências da cozinha gourmet e da cozinha aberta para a área social da casa, a flexibilidade dos móveis planejados, tem todo o sentido desejá-los.

construindominhacasaclean-_dsc6277

O cooktop é encaixado em bancada ou nicho (ou apoiado sobre um móvel, no caso de alguns modelos) e o forno, separado e embutido, pode ficar mais alto, com melhor acesso do que abaixo das bocas do fogão.

A instalação do cooktop e forno acaba ficando mais complexa que a de um fogão normal, é claro. E devo enfatizar para vocês: É extremamente importante que a instalação seja o mais perfeita possível, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Siga também as recomendações de uso. Problemas sérios e perigosos podem surgir se isso não for feito corretamente.

contemporist_5

Mas qual escolher?

De acordo com a sua necessidade e rotina de uso, você encontra cooktops com 1, 2, 4, 5 ou 6 bocas.

Existem 3 tecnologias de funcionamento dos cooktops:

cooktop-5-bocas-fischer-1642a-gas-011120300

Cooktop à gás: Tem a mesma forma de funcionar do fogão tradicional. È  o modelo mais barato e usa a mesma entrada de gás (encanado ou botijão) do fogão comum, que deve estar próxima dele. Ele aceita qualquer tipo de panela e para quem gosta de usar o que já conhece e está acostumado e quer gastar menos. é a escolha.

Você pode até usar a mesma saída de gás, acrescentando um acessório com 2 mangueiras (uma para o cook e outra para o forno). As desvantagens são que não tem aquele design esperto dos outros 2 abaixo e não traz qualquer vantagem em relação à facilidade de limpeza.

big94749220pdm001b

Cooktop elétricos: Há 2 tipos: O por indução (sobre o qual vou falar a seguir) e o chamado elétrico simplesmente. Ele usa energia elétrica (sem luz, não funciona, claro!

Mas não precisa de instalação de gás) , o design é mais leve e moderno, a base é de vidro, as bocas não tem fogo, nem grades, nem queimadores, só ficam aquecidas – como uma resistência de chuveiro elétrico –  e aquecem as panelas através do contato com elas. Não coloque a mão quando estiverem quentes (as bocas ficam avermelhadas e demoram para esfriar, por isso mesmo a comida, mesmo após desligar, vai continuar “cozinhando” e o melhor é retirá-la da boca).

Só funciona bem com alguns tipos de panela (veja o manual do fabricante para ter certeza quais são). Gasta mais energia que os outros tipos de cooktop, mas esquenta mais rápido que o à gás.

É mais fácil de limpar que os à gás e dissipam calor, quer dizer, tudo em volta fica quente, como no fogão ou cook à gás.É elétrico, logo tem risco de choques se instalado ou usado incorretamente.

Enfim: Vc deixa de gastar gás e vai gastar luz, vai gastar menos tempo para cozinhar e limpar, precisa de um tempo de adaptação e de instalação específica, pode perder algumas panelas e vai ter um item com design muito bonito na sua cozinha.

big94746220pdm001b

Cooktops por indução: A tecnologia mais nova e mais cara. Também usa energia elétrica, que passa por uma bobina de cobre com ímãs na parte traseira.

Isso gera um campo eletromagnético e quando uma panela está neste campo magnético (na base do cooktop – o vidrocerâmico),  suas moléculas reagem e começam a se mover muito rápido, o que cria fricção, que gera o calor na panela e aquece os alimentos.

ATENÇÃO: Muitos dos manuais de cooktops por indução que li apresentam um texto similar ao seguinte:  “Pessoas que utilizam marca-passo ou equipamentos médicos similares devem ter cuidado ao usar ou quando estão próximas a um aparelho por indução enquanto este estiver em funcionamento, pois o campo eletromagnético pode afetar o funcionamento do marca-passo ou outros equipamentos médicos. Recomendamos que o seu médico ou o fabricante do equipamento médico seja consultado sobre o assunto.”

É um perigo que tal informação não seja absurdamente divulgada. Portanto, pessoal que usa ou tem familiares que usam marca passo, tenham muito cuidado! Leiam o manual e consultem seus cardiologistas se for o caso.

Há modelos de embutir e de mesa. Os de mesa não precisam ser instalados, só apoiados em um móvel plano.

É o que tem mais restrições em relação às panelas que podem ser usadas. a) Elas devem ser de  ferro fundido ou aço inox multicamadas .. as de alumínio, vidro e barro não funcionam; b) Não podem ser maiores que a área demarcada para elas no vidrocerâmico. c) Alguns modelos tem restrições em relação ao uso de panelas de pressão. d) O fundo da panela deve ser plano.

383187_7gg

É o tipo mais seguro para evitar incêndios e queimaduras porque  nada esquenta a não ser a panela e se a panela não estiver sobre a base ele não funciona.

Também não há quase riscos de choques elétricos. Ligado, o cooktop por indução não fica vermelho e quente como o elétrico. É fácil perceber a diferença. Ele gasta uns 40% menos energia que o outro tipo de cooktop elétrico.

É um aparelho de alta potência, por isso a sua fiação é especial. Novamente: Seguir o manual é essencial para saber como instalar corretamente, a que distância deve ficar de outros aparelhos, etc.

Sugiro até que você leia o manual antes de comprar para se planejar antecipadamente. Sendo de alta potência, consome muita energia – quase como um chuveiro elétrico.

O bom é que ele cozinha muito mais rápido que um fogão à gás comum (por ex.: 2 minutos para ferver um litro de água, enquanto o à gás leva o dobro do tempo) e menos também que o elétrico.

Enfim: Você vai ter o que há de mais avançado em tecnologia, um design lindo, rapidez na preparação da comida e facilidade na limpeza, deixar de gastar gás e gastar luz, maior segurança – principalmente com crianças em casa, flexibilidade no uso (no caso do modelo de mesa), vai precisar de um tempo de adaptação e de instalação específica e deve perder algumas panelas.

Ah, surgiram no mercado cooktops que tem mais que uma destas tecnologias.

fogaoembutirtopaceso

(3 bocas à gás e 2 elétricas)

E não vá comprando o primeiro cooktop que encontrar por aí! Além de entender suas particularidades, é imprescindível comparar os preços das lojas. Faça isso rapidinho acessando o Encontre Barato , um site comparador de preços fácil de usar e que vai lhe levar para a melhor oferta em um click!

Aguarde que daqui a pouco vou falar mais sobre as panelas, a instalação , as bancadas e a limpeza dos cooktops. Aí você terá realmente tudo que você precisa saber sobre cooktops!

17 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Janielly
    Depende do material da mesa e se a instalação elétrica ficará segura. Leia com atenção as instruções do manual.
    abs
    Rosana

  2. Boa, eu comprei um de 4 bocas, porém o balcão veio maior, pra 5 bocas, ficou um espaço aberto, eu queria saber oque posso fazer

  3. Bruna, procurei muito mas não consegui ver nenhum texto falando disso especificamente. Nem achei o manual dela. Mas, teoricamente, se a mesa suportar o peso, não deveria haver problema. Sugiro vc ligar para o fabricante para ter certeza absoluta.
    abs
    Rosana

  4. Boa Tarde! Quero saber se o cooktop de 4 bocas a gáz é econômico como os fogões antigos? quero mudar mas tenho um pouco de medo ,quanto a econômia…

  5. Excelente explanação do cooktop. Nenhum lugar vi tanta eficiência em informar sobre o assunto. Tenho o cooktop Vitrocerâmico, e é isso mesmo.
    Acrescento que no meu caso, até o momento não estou feliz com uso de inox, pois no meu costumam soltar fagulhas ou resíduos do material que compõe a panela , o que me obriga pesar na limpeza da superfície do fogão até agora ninguém resolveu. Mas apesar disso, gosto muito do meu cooktop.
    Aelba
    Brasília

  6. Oi, Aline! Obrigada pelas informações. Evitei chamar de vidrocerâmico pq, pelo que entendi, os demais tbém podem usar o mesmo material, estou correta ?
    Um beijo
    ROsana

  7. Estava procurando sobre cooktop pois estou finalizando minha casa e com as dicas daqui ficou bem mais fácil a minha aquisição que serão 2 cooktop. Obrigada de coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui