A cozinha é, com certeza, o ambiente que mais exige na limpeza. Mas sabe Como ter uma cozinha mais fácil de limpar? Pensando na limpeza na hora da reforma!

Como ter uma cozinha mais fácil de limpar?

Imagine aqui comigo: Qual destas cozinhas dá menos trabalho para limpar?

Como ter uma cozinha mais fácil de limpar?

Claro que você pode gostar muito mais da cozinha da foto à direita, mas entende do que eu estou falando né? Na maioria da vezes, o que você mais pensa é o quanto quer sua cozinha bonita, mas é preciso (na minha opinião) pensar o quanto suas escolhas podem fazer sua vida ficar mais ou menos difícil. Vamos pensar:

cozinha branco tijolo aparente
Foto: perfeitaordem

Linda cozinha, concordo. Mas pense como será difícil (ou impossível ?) limpar a gordura que com toda certeza, vai se fixar nestes lindos tijolinhos ? Isso acontece, se vc pensar bem, em qquer revestimento que tenha reentrâncias, volumes (como os lindos 3d – tendência forte atualmente) e, inclusive os cobogós (ou elementos vazados) que eu adoro, mas dão trabalho perto de fogões, gordura, enfim… Acho que vc entendeu. Eles são lindos, podem ser colocados na cozinha, mas há um preço a pagar…

cozinha com ilha
Foto: decoratrix

Realmente, não posso lhe dizer que este é o caso, mas a foto serve como ilustração: Revestimentos no piso se forem muito lisos (e quanto mais brilhantes, mais lisos) podem escorregar muito quando molhados, mas se eles forem muito cheios de desníveis e texturas vão dar muito trabalho para limpar – claro que nas paredes também isso acontece.

cozinha branco e madeira
Foto: decoratrix

Outra coisa sobre a qual não se pensa muito, mas faz uma grande diferença na hora da limpeza, são os tipos de puxadores de portas e gavetas: Quanto mais reentrâncias, mais difícil a limpeza… Imagina limpar estes quadradinhos tão lindos….

cozinha branco, madeira e tijolo aparente
Foto: decodeliziosa

Lustres delicados na cozinha ? Ficam ótimos nas fotos, mas para manter…

cozinha grande e clara tijolo aparente
Foto: entrancemakleri_se

Muita coisa exposta necessita de limpeza e atenção todo o tempo, pense nisso.

cozinha branca
Foto: 4bildcasa

Pense também no melhor lugar para colocar pratos, porcelana, enfim…Pode ficar lindo na foto, mas será que funciona no dia-a-dia?

Enfim, uma casa limpa precisa de dedicação e cuidado. Mas o quanto você vai gastar do seu tempo com isso depende muito de suas escolhas na hora de construir ou reformar sua cozinha.

15 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Claudia,
    Uma ótima coifa faz muuuuita diferença sim. Mas eu considero que o fogão no centro da cozinha “espalha” a gordura que escapar da coifa para todos os lados igualmente, diferente do fogão instalado em uma parede, quando a gordura vai, naturalmente, se concentrar neste canto onde o fogão estiver. Principalmente se vc faz muita fritura, provavelmente vai ter mais trabalho na limpeza com o fogão no centro da cozinha.
    abs
    Rosana

  2. Importante observação. Sempre penso nelas ao organizar a casa. Agora estou planejando minha reforma de cozinha e nas cozinhas atuais com ilha ou península… pensando na posição do fogão….qual seria a melhor opção para sujar o menos possível? Já estou prevendo a coifa (a melhor possível) mas mesmo assim….ainda estou receosa em colocar fogão na ilha e acabar o vapor das panelas escapar para os móveis e paredes. Eu não tenho a mínima experiência de uso desses.modelos de formação atual de cozinha que tanto nos encantam nos posts. Grata.

  3. Muito interessante esse contraste em rustico e moderno como no segundo ambiente o fogão e a parece de tijolos muito legal

  4. Isto me lembra os velhos tempos quando eu trabalhava com projetos de decoração.
    Era muito gostoso! Era um trabalho muito prazeroso, mas de certa forma também muito cansativo, não pelo trabalho em si, mas pelos clientes que em muitos casos são indecisos no que querem. Não é fácil não rs!

    Mas voltando ao artigo parabéns pelo post que você criou realmente muito bom ainda mais para nós que hoje em dia trabalhamos muito na cozinha e precisamos de espaços e facilidade na hora de limpar vou seguir suas dicas elas são realmente valiosas.

    E parabéns pelo site sempre estarei voltando aqui para ver as novidades!

  5. Nossa eu já pensava nisso antes mesmo de me casar e ter minha própria casa. Quando a construí, tudo foi pensado na praticidade de limpeza, armários fechados (inclusive a o da biblioteca – apesar de achar lindo aqueles livros expostos!!) e pouquíssimos enfeites ou coisas expostas! Não me arrependo, a limpeza é fácil de manter e dá uma carinha mais clean.

  6. Sim, Odete!
    é uma questão de escolha. Meu objetivo foi fazer as pessoas pensarem no impacto de suas decisões na hora de construir ou reformar… É claro que há pessoas que preferem ter um pouco mais de trabalho, mas veem vantagens nisso..
    bjos
    Rosana

  7. Eu gosto de cozinha prática, com as coisas expostas. Claro de vão precisar de uma lavadinha ao serem usadas, mas penso que isso favorece o desapego, já que não é fácil manter muita tralha e o que se usa sempre está sempre mais limpo. Já com armários fechados é mais fácil se “esquecer” do que se tem. Além disso, é um convite a ser mais organizado.

  8. adorei seu post, e concordo, quando construi minha casa meu pensamento era: é lindo mas é fácil de limpar? é preciso pensar nisso, quando veja aqueles vidros enormes que para limpar precisa montar um andaime me dá até arrepio kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui