Nossa Editora de Jardinagem, a Marcia Nassrallah está começando esta série que você vai amar: Só plantas fáceis de cuidar! Nestes tempos atribulados o que há de melhor que ter verde em casa com pouco trabalho ? E aí vai a primeira: A Flor do Guarujá!

Vamos falar de plantas fáceis de cuidar? Primavera – Verão é um ótimo período para isso.

Plantas fáceis de cuidar

Plantas fáceis de cuidar flor do guarujá
Foto: umaflorpordia

A escolhida do dia é a Turnera ulmifolia, também conhecida como Chanana, Flor do Guarujá ou Onze horas de praia. Pra quem não tem muita prática com plantas esta é uma boa pedida.

flordoguaruja
Foto: topdiario

Quais suas qualidades? 

É perene, de sol pleno e tem flores vistosas quase o ano todo. É nativa da América Tropical incluindo o Nordeste do Brasil,  portanto, tem tudo pra dar certo. Gosta de clima quente e úmido e não requer poda. Mas caso queira revitalizá-la, faça isso entre maio e agosto. Ela pode chegar a 1 metro de altura.

Flor do guaruj
Foto: ulmifolia

A rega é moderada, ou seja, basta 1 vez na semana. Ela prospera em qualquer tipo de solo mas prefere solo areno-argiloso.  Poderá adubá-la com NPK 4-14-8 ou outro para floríferas,  mas sempre siga a bula.

Flor do Guarujá 4
Foto: simplesmentefascinante

Com tantas qualidades vale ou não vale a pena cultivar a Flor do Guarujá? Você pode usá-la em jardineiras ou no solo formando lindos maciços.

Nos projetos de Paisagismo ela vai muito bem nos Estilos Tropical,  Inglês e Contemporâneo sendo que o espaçamento ideal entre as mudas é  de 30 cm. 

Flor do Guarujá 5
Foto: umaflorpordia

Ah! As flores abrem por volta de 11 horas da manhã. Ela é símbolo da cidade de Natal – RN. Veja no link da Prefeitura Municipal de Natal

E  tem um filminho feito na cidade de Itatiba – SP, no canal de vídeos do Simples Decoração. Dê uma olhada.

Se gostar dessa matéria de jardinagem curta, comente, compartilhe e veja o próximo post da série aqui, com a Onze Horas!

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

12 COMENTÁRIOS

  1. Quero muito fazer uma cerca viva ao redor da casa, com plantas que tenham flores amarelas , qual a planta indicada e se é de fácil manusear, e a q se desenvolve mais rápido?

  2. Oi, Cleony,
    Não vendemos plantas. Só falamos sobre elas. Para achar lojas que vendem procure no google “mudas chanana venda” e acrescente o nome da sua cidade. Provavelmente vai vir uma lista enorme.
    abs
    ROsana

  3. Oi, Elizabete!
    Olha que vc me deixou em dúvida até, mas veja neste post este “modelo” da flor de guarujá. Ele é bem parecido com o hibisco mesmo: coisasdaroca damiana
    bjo
    RO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui