Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim

Plantas fáceis de cuidar – Parte 2

Nossa Editora de Jardinagem, a Marcia Nassrallah começou esta série falando só sobre plantas fáceis de cuidar! A primeira foi a Flor do Guarujá e agora ela vai falar sobre as lindinhas das Onze Horas.Veja só como é fácil ter um jardim florido em casa!

onzehoras-portulaca-grandiflora

(foto: indoorpassion)

O nome científico desta planta é Portulaca grandiflora. É originária da Argentina, Uruguai e Brasil, e por isso é tão facilmente encontrada. Tem folhas fininhas.

onzehoras-portulaca-oleracea-3

Já a Portulaca oleracea também conhecida como Portulaca umbraticola é cultivada na Índia há milhares de anos e é consumida como alimento humano, sendo que o mesmo ocorre na Inglaterra, França, Portugal, Oriente Médio  e Estados Unidos. Tem folhas arredondadas.

Para quem curte suculentas e flores, esta é uma ótima opção: Muito fácil de cuidar e fazer novas mudas. Fica linda em jardins de pedras. Sua flores vistosas se abrem nas horas mais quentes do dia, daí seu nome popular. Existem flores com diversas cores, e podem ser simples ou dobradas.

onzehoras-portulaca-grandiflora-2

Elas gostam de muito sol, solo leve e bem drenado, ou seja, onde quer que for plantar, pode ser num vaso, numa jardineira ou diretamente no solo, misture 1 parte de areia grossa para 1 parte de substrato para jardim. Espaçamento: 15 cm ou 45 mudas por m2.

A rega pode ser espaçada. Em épocas muito quentes 1 vez na semana é suficiente, mas sem encharcar o solo. Evite molhar as flores quando estão abertas. O segredo é observá-la.

onzehoras-portulaca-oleracea-1

Apenas um cuidado: Se tiver animais, não deixe ao alcance deles, pois a Portulaca grandiflora (o tipo não comestível) tem folhas fininhas e possui cristais de oxalato de cálcio que podem fazer mal se ingeridos.

No vídeo no canal de vídeos do Simples Decoração  eu ensino como fazer mudas  pelo método de estaquia, super simples!

onzehoras-portulaca-oleracea-2

Mão a obra e se curtir a matéria clique em curti, comente, compartilhe e veja o próximo post da série aqui. Se quiser fazer alguma pergunta, faça nos comentários que responderei. 
V​eja também: Matos de Comer
 

Posts relacionados

Comentários:

Luizza Marie · 17 de dezembro de 2016 às 21:10

Amei!

Estou fazendo uma pequena horta e um jardim na minha casa e Portulaca definitivamente vão fazer parte dele 😉

Obrigada pela inspiração.

Responder

Dani Drummond · 17 de dezembro de 2016 às 11:40

Minhas plantas sempre morrem, antes eu achava que era porque eu morava em apartamento, depois que me mudei para uma casa não conseguia entender porque continuava acontecendo. Achei o seu post super explicativo, vou tentar algumas destas e acredito que talvez eu consiga.

Adorei.

Responder

Rosana Silva · 17 de dezembro de 2016 às 20:01

Tomara, Dani!
bjo
RO

Deixe o seu comentário!