Nossa Editora de Jardinagem, a Marcia Nassrallah começou esta série falando só sobre plantas fáceis de cuidar! A primeira foi a Flor do Guarujá e agora ela vai falar sobre as lindinhas das Onze Horas.Veja só como é fácil ter um jardim florido em casa!

Plantas fáceis de cuidar

Plantas fáceis de cuidar - Onze horas
foto: indoorpassion

O nome científico desta planta é Portulaca grandiflora. É originária da Argentina, Uruguai e Brasil, e por isso é tão facilmente encontrada. Tem folhas fininhas.

onzehoras-portulaca-oleracea-3

Já a Portulaca oleracea também conhecida como Portulaca umbraticola é cultivada na Índia há milhares de anos e é consumida como alimento humano, sendo que o mesmo ocorre na Inglaterra, França, Portugal, Oriente Médio  e Estados Unidos. Tem folhas arredondadas.

Para quem curte suculentas e flores, esta é uma ótima opção: Muito fácil de cuidar e fazer novas mudas. Fica linda em jardins de pedras. Sua flores vistosas se abrem nas horas mais quentes do dia, daí seu nome popular. Existem flores com diversas cores, e podem ser simples ou dobradas.

onzehoras-portulaca-grandiflora-2

Elas gostam de muito sol, solo leve e bem drenado, ou seja, onde quer que for plantar, pode ser num vaso, numa jardineira ou diretamente no solo, misture 1 parte de areia grossa para 1 parte de substrato para jardim. Espaçamento: 15 cm ou 45 mudas por m2.

A rega pode ser espaçada. Em épocas muito quentes 1 vez na semana é suficiente, mas sem encharcar o solo. Evite molhar as flores quando estão abertas. O segredo é observá-la.

onzehoras-portulaca-oleracea-1

Apenas um cuidado: Se tiver animais, não deixe ao alcance deles, pois a Portulaca grandiflora (o tipo não comestível) tem folhas fininhas e possui cristais de oxalato de cálcio que podem fazer mal se ingeridos.

No vídeo no canal de vídeos do Simples Decoração  eu ensino como fazer mudas  pelo método de estaquia, super simples!

onzehoras-portulaca-oleracea-2

Mão a obra e se curtir a matéria clique em curti, comente, compartilhe e veja o próximo post da série Plantas fáceis de cuidar aqui. Vamos falar da Fitônia. Se quiser fazer alguma pergunta, faça nos comentários que responderei. 
V​eja também: Matos de Comer
 

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Sheila,
    Pode ser muita coisa, mas ela precisa de muito Sol. Talvez só o Sol da manhã seja pouco. Mas tente também colocar adubo para flores e/ou trocar a terra como informado no post: 1 parte de areia grossa para 1 parte de substrato para jardim.
    abs
    Rosana

  2. Tenho duas no apartamento. Uma amarela e outra rosa. A amarela que chegou primeiro, as folhas não abrem mais e a rosa ainda está bem vistosa. O que pode ser?
    elas estão num vaso pendurado na varanda. O sol bate direto no início da manhã, depois só fica a claridade, devido ao envidraçamento da sacada

  3. Tenho dessas plantas em casa, são realmente fáceis de cuidar. As flores das minhas são brancas, e são lindas de viver.

  4. Minhas plantas sempre morrem, antes eu achava que era porque eu morava em apartamento, depois que me mudei para uma casa não conseguia entender porque continuava acontecendo. Achei o seu post super explicativo, vou tentar algumas destas e acredito que talvez eu consiga.

    Adorei.

  5. Amei!

    Estou fazendo uma pequena horta e um jardim na minha casa e Portulaca definitivamente vão fazer parte dele 😉

    Obrigada pela inspiração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui