A primeira foi a Flor do Guarujá , depois a  Onze Horas e agora a nossa editora especial de Jardinagem, a Marcia Nassrallah, vai falar da planta super facinha de cuidar e bonita Fitônia ou Planta mosaico. Bora lá ver mais uma da série Plantas fáceis de cuidar?

As meninas da vez são as Fitônias ou Planta Mosaico. A Fittonia possui diversos cultivares, observe as fotos! Parecem iguais mas são todas diferentes… Dá uma conferida na cor das nervuras!!!

Plantas fáceis de cuidar – Fitônia

plantas fáceis de cuidar fitônia

É uma ótima opção para interiores pois gosta de sombra e água fresca. Até aquelas pessoas que exageram na água não conseguem matá-las. Portanto, mais uma das plantas FÁCEIS DE CUIDAR!

plantas fáceis de cuidar fitônia

 Elas gostam de terra úmida. Então, nada de terra argilosa! Mantenha as fitônias no mesmo substrato em que você as compra OU, se for montar um vaso, use um substrato próprio para jardim.
plantas fáceis de cuidar fitônia
Foto: AcaciaGardenCenter
 Use fertilizante foliar conforme a bula e cuide de regá-las bem nos dias mais quentes.
Plantas fáceis de cuidar - fitònia
Foto: floresyplantas
São de porte baixo e se adensam bem (a área fica bem cheia delas) se você fizer a poda ou beliscar os ponteiros no verão ou na fase de crescimento. Você pode conseguir novas mudas a partir da estaquia ((Estaquia: Pegue um ponteiro de uns 10 cm e espete-o em um substrato ou em areia grossa e, em poucos dias,  terá uma nova muda).
plantas fáceis de cuidar - fitônia
Essas belezuras são da América do Sul e provenientes das florestas tropicais. Evite: sol, correntes de ar e ar condicionado porque esses 3 elementos retiram umidade da planta e o sol queima sua folhas delicadas. Não deve ser ingerida pois é tóxica.
Cultive-as em bacias e vasos baixos, por exemplo, use a criatividade e monte belos arranjos… Já pensou que lindo embaixo de uma escada? Ou na mesa de centro da sala? Ou na estante? Ah. Como já expliquei em outros posts, elas são ótimas para Terrários fechados. É mesmo uma queridinha para interiores.
Que tal mandarem fotos das suas composições para expormos aqui? Ah. Tem vídeo novo  lá no canal de vídeos do Simples Decoração  ! Vai lá ver!
E veja as próximas da série Plantas fáceis de cuidar: As Peperomias e as Ráfis 

E então? Gostou? Comente, curta, compartilhe…Beijos e até a próxima!

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

19 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!! Montei um vasinho delicado com Fitonia com as folhas avermelhadas, q achei q ficou divino!!! E acomodei na mesa da sala!!

  2. Sim, Grazi! Sem problemas.É preciso que tenha alguma luminosidade do Sol, mas nunca sol direto, ok?
    bjo
    RO

  3. Oi, Sarah,
    A fitônia gosta de calor, alta umidade do ar e solo fofo, fértil e com boa oferta de água. Ela detesta vento e frio. Aumente um pouco a quantidade de água e se necessário, mude para um local com um pouco mais de luz, pq ela gosta de sombra mas escuro demais não é bom para planta alguma.
    bjo
    RO

  4. Não entendo porque a minha tá morrendo,a minha só fica na sombra,ponho pouca água pra não encharcar muito não entendo o porquê tá morrendo..ta caindo todas as folhas alguém pode mim ajudar?

  5. Olá tudo bem ?
    Gosto muito de plantas gostaria de que vc me desse uma dica de qual planta que dão flores e que possa fica pendente na minha sala acho lindo muito obrigada estou aguardando o retorno no meu e-mail

  6. Fácil de encontrar no Ceasa, mas creio que em qualquer flora da sua região. Se não tiver peça para encomendarem para você.
    abs
    Marcia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui