Nesta nossa série “Plantas fáceis de Cuidar” nossa editora de jardinagem e paisagismo, a Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico  e das Peperomias e Ráfis . Agora chegou a vez da folhagem Coleus. Vamos ver? 

Plantas fáceis de cuidar – o Coleus

Plantas fáceis de cuidar Coleus

Hoje vamos falar de umas queridinhas que amoooo pois lembra minha infância. Meu avô tinha no jardim diversas plantas e uma delas é a Cóleus (Solenostemon scutellarioides), com diversos cultivares. É uma das plantas fáceis de cuidar com certeza!

Coleus

Esta espécie é do nível, muito, muito, muito fácil de cuidar e amar. Trata-se de uma folhagem com um colorido fantástico como poderá ver nas fotos e no novo vídeo que já está no canal do Simples Decoração no You Tube.

Coleus  vermelho

Ela tem crescimento rápido e pode-se obter novas mudas pelo processo de estaquia que já ensinamos. Tem vídeo também. Até uma folha deixada no solo, brota. 

Coleus verde

O solo deve ser leve, então poderá misturar em partes iguais: terra vegetal, substrato e areia grossa. Pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Se estiver a pleno sol cuide mais das regas especialmente nos dias mais quentes. Escolha um adubo para folhagens e siga a bula do mesmo.

Coleus

Se aparecerem cochonilhas (praga) borrife calda de sabão a cada 2 dias até eliminá-las. A calda de sabão é composta por 1 colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco líquido em 1 litro de água.

Uma super dica: para mantê-la compacta e bem cheia, pode as flores assim que surgirem.

Coleus

Bom, é isso desfrute a beleza e o colorido da exuberante tropical Coleus. Escolha a que mais te agrada, ou misture diversas delas. Crie maciços ou bordaduras. Plante em vasos.

Vamos colorir o mundo com muita vegetação? Se você já tem Coleus, mande-nos fotos. É uma das plantas fáceis de cuidar que mais encontramos por aí! 

E vem ver a próxima das Plantas fáceis de cuidar – A Pitaya!

Se gostou, curta, comente e compartilhe.

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

5 COMENTÁRIOS

  1. A minha é linda d+ é a coisa mais linda do mundo acordar e olhar para ela, crescendo e colorindo cada vez mais os meus dias. Amo muito tudo isso ❤️

  2. Oi, Iara!
    Pode ser muita coisa, infelizmente: Pouca água, baixa umidade e o próprio clima enfim… Elas gostam de Sol ou meia sombra e como é uma espécie tipicamente tropical, não tolera frio nem vento e queima na geada. Dentro de casa elas podem estar sentindo falta de Sol ou umidade. Se for possível colocar em área aberta e borrifar água, seria bom.
    bjo e boa sorte!

  3. Oi a minha coleus está com as folha na ponta escura e seca, moro na Alemanha mas elas são cria daki, oq faço para melhorar suas folhas
    Obrigado Iara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui