Nesta nossa série “Plantas fáceis de Cuidar” nossa editora de jardinagem e paisagismo, a Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  e da folhagem Coleus.  Agora ela vai falar de uma planta bem excêntrica: Um cacto que dá uma fruta interessante (e cara, gente!). Juro que eu não conhecia! Vc já ouviu falar na Pitaya ??? Pois na chegada do Carnaval, nada melhor que uma “diferentona”, não é ? rs!

Plantas fáceis de cuidar – A Pitaya

AH! E não deixe de ver a Pitaya no vídeo que já está no Canal do Simples Decoração no You Tube!

plantas fáceis de cuidar pitaya
Foto: gralon

A Pitaya também conhecida como fruta dragão (Hylocereus polyrhisus, Hilocereus megalanthus, Selenicereus undatus), da família dos cactos epífitos e nativa da América Central e México;  de​ Sol pleno e clima quente e úmido é uma espécie rústica que não demanda muitos cuidados, por isso uma das plantas fáceis de cuidar.

planta pitaya

Ela se propaga por estaquia dos ramos ou sementes.​ Para estaquia basta 3 cm de solo, mas é bom deixar preparado um berço de 30 x 30 cm com solo arenoso e leve, misturado com esterco. Pode ser plantada em vaso também. Use de preferência adubo orgânico (esterco, pó de rocha, calcário, cinzas de lenhas). Faça isso na primavera, no verão e no outono.

Tanto no solo quanto no vaso, ela precisa de uma estrutura que a sustente. Uma estaca de 1,5 m é suficiente e pode ser encostada a uma parede ou muro.

planta pitaya 4

Visto que se trata de um cacto, muitos produtores não regam, deixando esse trabalho por conta das chuvas. Mas depende da região. Se for muito seco e a produção for grande pode-se fazer irrigação por gotejamento. Se plantar em vaso regue 1 vez por semana. É bom retirar os ramos novos para estimular a produção. Ela tem flores, mas elas só duram uma noite…

pitaya 2
Foto: montrazona

Entre o plantio e a colheita do fruto leva-se cerca de 1 ano. É importante ter tipos diferentes de Pitaya para que haja polinização cruzada (logo, frutos!). Caso não haja, você deverá fazer isso (Veja aqui como fazer).

Curiosidade: Existem alguns tipos Pitaya, veja as fotos  – vermelha com polpa branca, vermelha com polpa roxa, amarela, branca, pink, figo da Índia. A amarela é mais doce, embora menor.

pitaya 1
Foto: jardimexotico

Seguindo  as instruções, a produção poderá ser, no 1o. ano: 5 a 10 frutos; no 2o.: cerca de 50 frutos; e no 3o. ano cerca de 90 frutos por pé –  ( Pitaco da Rosana: Caramba! Dá até para ganhar um dinheirinho, hem? rs! ) 

pitaya fruta preço

Ela pode atrair formigas e pássaros. No caso das formigas poderá usar algum defensivo. No caso dos pássaros, deixe os menores frutos para eles.

planta pitaya

(Ela é mesmo diferentona! A mais diferentona das plantas fáceis de cuidar! 

E Veja a próxima da Série Plantas fáceis de cuidar: o Tapete inglês

Se gostou, curta, comente e compartilhe.

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

45 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Aparecida!
    Obrigada por escrever. Sim, estava faltando essa informação… Agora já consertei.
    abs
    ROsana

  2. Edna,
    Como informado no post: ” É importante ter tipos diferentes de Pitaya para que haja polinização cruzada (logo, frutos!). Caso não haja, você deverá fazer isso. ”
    A pitaia é uma planta que não tem capacidade de realizar a autofecundação. Assim, há necessidade de outra planta próxima para que ocorra a polinização cruzada, fecundação e formação de frutos.
    abs
    ROsana

  3. Eu tenho um pé de pitaia,ela já deu flores duas vezes mais o fruto não, como eu faço para que ele possa dar o fruto.

  4. Oi, ROberto!
    Pode ser excesso de Sol.Apesar de ser da família dos cactos, a pitaya não tolera Sol em alta intensidade luminosa.
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui