Combinações Conceitos Dicas

Escolhendo a cor do muro e da fachada da casa

Atendendo ao pedido de alguns leitores que tem a alegria de morar em casa (ah, como amo um quintal…<3 ) e tem dúvidas na hora de escolher a cor dos muros e fachadas, vou dar 3 dicas para expandir a visão sobre esta questão e 7 dicas mais práticas

Primeira Dica:  Olhe para fora de casa!

historiasvalecai BomPrincpio23

(foto do site: historiasvalecai)

Como são as casas em volta ? Elas seguem o mesmo estilo ou todas tem estilo diferente? Você quer que a sua se destaque de forma contrastante ou que seja harmônica? Isso pode lhe ajudar a definir um caminho inicial e até dar alguma inspiração!

Segunda Dica: Olha a sua casa por fora! 

casaeconstrucaocores-casas-37

(foto: CasaeConstrucao)

Uma casa tem janelas, portas, telhado, piso; Pode ter plantas e revestimentos e algum detalhe bacana ou que você não gosta. Tudo isso deve ser considerado na escolha das cores para que o conjunto seja harmônico e a casa o mais bonita possível. Os elementos podem ser realçados ou escondidos usando a pintura. Veja: Na casa acima os contornos das aberturas foram realçados com o branco. Pensando nisso, vc pode decidir quantas cores diferentes a casa pode ter.

Revista Construir Mais por Menosfachadas-casas-muro-port25C325A3o-15

(foto: Revista Construir Mais por Menos)

Veja nesta casa como este bonito volume vertical foi exaltado com a cor diferente (até o muro nesta área tem vidro para que ele possa ser visto inteiro de fora). Estas cores juntas funcionam super bem!

casaeconstrucaomuro-bege-casa

(foto: CasaeConstrucao)

Falando em muro, outra questão a pensar é: Se a casa é vista do lado de fora, vc prefere realçar ou, ao contrário, chamar menos atenção para o muro? Quando ele tem a mesma cor da casa é como se fosse uma continuação dela. Chama menos atenção, fazendo com que o olhar vá para a casa, como na foto acima.

inovavidrosmuro-de-vidro-16

(foto:inovavidros)

Já quando ele merece ser realçado, como este (bonito e chic) muro, uma cor diferente como este lindo azul, faz com que a casa fique quase em segundo plano, percebe?

Terceira Dica: Pense no estilo da sua casa e no estilo da sua decoração interna

Nada como uma boa foto para exemplificar esta dica. Veja esta casa:

abrilLOJA fachada-03

(Foto: Casa Abril – Casa alugada usada por uma loja)

Ela chama muito mais  atenção devido à estranheza do uso da cor “extravagante” neste estilo arquitetônico convencional (na verdade, isso foi feito de propósito, para chamar atenção para a loja que funciona na casa. Uma ótima ideia!). Agora, compare com  a próxima foto:

follow-the-colours-fachada-colorida-04

(foto: followthecolours)

Apesar das cores serem bem parecidas, na 2a casa, que tem um estilo mais contemporâneo, o vermelho parece que “combina mais”, certo ? Então, o estilo da casa influi no efeito que uma cor de fachada pode dar! Logo, ele deve ser considerado! Agora imagina entrar nesta última casa vermelha e encontrar um ambiente assim:

hunterdouglas 12415

Vai ser inesperado, não é mesmo ? É porque as cores que você usa na fachada da casa dizem alguma coisa sobre você. Logo, quase todo mundo espera que a decoração desta casa seja mais para o descontraído, alegre e colorido. Então, seu estilo de decoração também influi na escolha da cor da fachada!

Mas, e se o seu estilo não tem a ver com o estilo arquitetônico da casa? Você tem 3 opções: OU segue o seu estilo e causa impacto para quem vê de fora, OU segue o estilo da casa e causa impacto do lado de dentro OU pinta a casa em cores neutras (as mais usadas) de forma a não chamar muito atenção para isso! A solução depende do que lhe faz se sentir mais à vontade. E isso não precisa ser um problema se você não acha que é um problema.

Agora que tentei lhe dar uma visão abrangente sobre a questão, algumas dicas práticas: 

cores-casas-12

(foto: Casa Abril).

1) Cores sóbrias, neutras, atemporais e atuais com as acima, se mantem muito tempo.

2) Com cores vivas e fortes, principalmente se morar em locais com muito sol, prepare-se para ter que repintar com maior frequência – elas desbotam com  o tempo. Compre as melhores marcas para durar mais.

follow-the-colours-fachada-colorida

(Foto: Casa Abril)

 3) Pense em contrastes: Se há revestimentos escuros no piso, tente cores claras nas janelas e portões e vice-versa.

4) Teste tons diferentes de uma mesma cor: Em geral funcionam muito bem.

5) Cores diferentes para muro e portão são mais agradáveis e bonitos em geral.

casaeconstrucaocores-casas-55

6) Um arranjo simples é: Usar uma cor dominante, na maior parte das paredes + uma cor de destaque nas portas, janelas, colunas +  uma cor para as guarnições (sustentação de janelas, portas, etc). Escolha uma cor de guarnição que contraste bastante com a dominante, de forma que estes detalhes sejam bem exaltados. Se a cor principal for escura, use cores claras para o destaque. O contraste alegra e chama atenção.

7) Achei este post com algumas opções de cores bem bonitas. Prometo que vou fazer um assim logo,logo. Este assunto não acaba por aqui! RS!

ACRESCENTANDO: Recebi um comentário tão importante, da Leitora Letícia que vou colocar aqui embaixo para vc pensar nisso também e com muito carinho! É preciso observar a sua cidade, sua rua e pensar  no que ela precisa. Cidades com poucas plantas e flores precisam de cor, nem que seja em detalhes. O Cinza é uma cor ótima, mas deve-se atentar que o cinza em excesso trás melancolia, mas é uma ótima cor para enfatizar detalhes em cores vivas. E nunca esqueça da calçada. Ela é de sua responsabilidade. (Obrigada, Letícia)

Se você mora em São Paulo Capital, pelo amor, não pinte de cinza. Bairros bons, com casas enormes que devem ser lindas por dentro são um horror de muros cinzas e calçadas inexistentes por fora.

Sei que é mais caro mas pense em tintas laváveis, porque o maior problema nas fachadas é sujeira. É mais barato no longo prazo investir numa tinta boa e uma lavadora por pressão do que repintar à cada dois ou três anos.

PS: A calçada é parte da fachada e um ato de cidadania. Cuide da sua, os pedestres agradecem”

Posts relacionados

Comentários:

Leticia · 30 de março de 2017 às 07:48

Se você mora em São Paulo Capital, pelo amor, não pinte de cinza. Bairros bons, com casas enormes que devem ser lindas por dentro são um horror de muros cinzas e calçadas inexistentes por fora.

Sei que é mais caro mas pense em tintas laváveis, porque o maior problema nas fachadas é sujeira. É mais barato no longo prazo investir numa tinta boa e uma lavadora por pressão do que repintar à cada dois ou três anos.

PS: A calçada é parte da fachada e um ato de cidadania. Cuide da sua, os pedestres agradecem. :)

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2017 às 09:24

Letícia,
Muito obrigada por seu comentário. Ele é tão importante que vou acrescentar ao post!
Um grande beijo pra vc
ROsana

Natália · 30 de março de 2017 às 14:49

amei esse post, Ro!! Quero uma casa que nem essa azulzinha com janela vermelha hehehehe Bjss

Responder

Andressa · 30 de março de 2017 às 16:21

Amei o post… Estou filtrando ideias para tornar minha varandinha mais alegre e aconchegante… Esse site foi um achado incrível..
Quero pintar as grades da janela de amarelo (não sei pq cismei com essa cor kkk) Mas não quero exagerar e quero algo mais aconchegante (não sei se é possível, mas quero tentar kkk)
Hoje as janelas e portas são marrons e o piso da varandinha de amarelão (tipo vermelhão só que amarelo kkk) e paredes brancas…
Depois que vi esse post já pensei no portão da frente também no mesmo amarelo.
Um cinza será que cairia bem?! Ou mantenho o branco e pinto as portas também de amarelo?

Responder

Rosana Silva · 30 de março de 2017 às 16:29

Andressa,
Acho que se o piso já é amarelo, só as grades em amarelo e o portão já seria o bastante.
Com as portas e janelas em cinza tbém funcionaria, mas o contraste seria menor, portanto eu preferiria manter o marrom.
bjo
Rosana

Hellena · 30 de março de 2017 às 13:43

A fachada é a primeira comunicação, todos os detalhes são muito importantes! Adorei.

Responder

Deixe o seu comentário!