Conceitos Sala

10 Salas descontraídas e charmosas – Estilo Boho e História

A esta altura todo mundo sabe que “Boho” vem de  bohème (Francês) que é o habitante da Boêmia (Região da Europa). Mas vou falar umas coisinhas interessantes – de uma forma abusivamente superficial  mas que serve ao objetivo –  para você entender o estilo direitinho:

No século XV, o pessoal da França resolveu chamar os ciganos de bohèmes  porque pensavam que eles eram de lá (da Boêmia). No  século XVII, resolveram chamar de bohèmes os artistas que foram morar nos bairros ciganos – áreas de aluguel barato  –  e que tinham um estilo de vida liberal e meio jogadão (rs!). No século XVII os portugueses já falavam que bohème era mesmo vagabundo, de “vida desregrada” ou não convencional, ás vezes ligado às artes (pessoal não perdoa!).

hippieecigana

Fotos: wikepedia e revistaplaneta

Aí no século XIX surgiu o movimento artístico e literário do mesmo nome, um filho do movimento romântico, mais “aristocrático” e um pouco diferente do uso original do termo. Rimbaud, Verlaine e Modigliani tem a ver com ele e o termo ficou perto de outro que vcs devem conhecer: Dândi, que é aquele cara superficial, super preocupado com a aparência e todo emperequetado, enfim! Entendeu, né ?

E é claro que percebemos que o movimento Hippie, nos anos 60, se influenciou na cultura cigana. Eles também eram bohèmes e se ligavam nas coisas orientais e na natureza, certo? 

Falei isso tudo prá nem precisar falar sobre as características deste estilo na decoração! Mistura toda esta história e põe em uma sala! Só diminui um pouco o lado dândi (ou deixa um pouco se quiser um Boho Chic, rs!) e aumenta o cigano (ou hippie), deixando um pouco também do romântico (pense em todas as referências que você tem destas culturas e estilos).

decoracao-boho-tecidos-etnicos-referans-blog-04

(foto: referans)

Não vai ficar parecida com essa sala ? Pois é! Decoração também é (e muito!) História! rs!

Então: Se gostou e quer tentar: Use e misture o quanto desejar tudo que vou escrever abaixo assim – mas não abuse porque vai ser muita informação, ainda mais se o ambiente for pequeno. E não precisa “se jogar” totalmente no estilo. Vai devagar: Uma almofada hoje, um tapete amanhã ….ok?  Teste-se observando nas fotos as influências do estilo.

casinhaarrumada Decoração-Boho-Chic-2a

(foto: casinhaarrumada)

Influências hippie, oriental, cigana, romântica; Cores vivas e tons quentes; Uma certa rusticidade. Plantas

revistacasaejardimboho3.1

(foto:revistacasaejardim)

Artesanato, objetos de viagens, de brechós, lojas de antiguidades; Texturas. Mistura de estampas.

rioetc

(foto: Rioetc) – Cores fortes nas cortinas colorindo toda a sala. Um pequeno mas forte toque boho.

meucasebre decoracao-boho-chic1

(foto:meucasebre) – Muito romantismo, vintage, cores… Vamos dizer que um Boho comportadíssimo, praticamente não é Boho ! rs! Mas vc pode começar assim!

Para mim uma das maiores características do Boho na verdade é uma certa sensação de “baguncinha”: Sabe aquela hora depois que você “usou” um pouco a sala e as coisas não estão muito no lugar – almofadas desarrumadas, mantas meio caindo pelo chão, entende?

sfgirlbybay fvf2

(foto: sfgirlbybay)

Metais prateados e dourados; Algo vintage, crochê, macramê, veludo, jeans (todo hippie tem jeans!) madeira;Estes tapetes/tecidos na parede são uma forte característica tbém

thedesignfiles AliceO-lounge

(foto: thedesignfiles) – Bem comportado tbém…

mantas, almofadas, bandeiras, panos coloridos, coisas meio non-sense

OU para dizer a verdade verdadeira, sabe como é a casa da maioria dos mortais quase o tempo todo ? Casa com cara que que mora gente lá e que as pessoas se divertem ali? Pois é! Você já viu hippie ou cigano todo arrumadinho ? 

thinkdecor n71pao1_500

(foto:thinkdecor)

E casa o tempo todo arrumadinha? Só em revista, gente! Por isso eu gosto deste estilo. É mais a gente (ao menos é mais eu e minha família toda, fora os amigos…kkkk!)

FORMAPLURAL untitled

(foto:Forma plural)

desire davidtsay3_D14

(foto:desiretoinspire)

Acho que este post ficou bem Boho! Assim meio bagunçado! Espero que vocês tenham entendido a minha “viagem”!

Posts relacionados

Comentários:

Marvio Santana · 13 de abril de 2017 às 00:36

Adorei o estilo bohemio, quem sabe quando reformar o apartamento faço uma sala dessas pra mim. Valeu pelas dicas.

Responder

maria auxiliadora lima pordeus · 13 de abril de 2017 às 06:06

oi rosana. como sempre você nos deixa bem informados com suas excelentes explanações . sou estudante estudante de design de interiores(ifpb) e o site dá aquela ajuda extra! .obrigada. Um abraço.

Responder

Rosana Silva · 13 de abril de 2017 às 19:07

É este um dos objetivos do Simples Decoração, Maria!
Obrigada!
bjo
RO

Deixe o seu comentário!