Muita gente me escreve comentando sobre este problema: Umidade na parede da casa, estragando móveis, soltando azulejos, destruindo a pintura e, o pior, prejudicando a saúde dos moradores!  Pois consegui boas informações que passo aqui para vocês sobre como tratar umidade nas suas paredes.

Antes de pintar uma parede ou qualquer superfície interior ou exterior de uma residência, temos de assegurar que não haja qualquer umidade que impeça a aderência adequada de tinta. Não há material capaz de aderir em uma superfície com umidade. Por isso, é necessária resolver o problema pela raiz antes de tentar pintar sua casa. Algumas opções para remover a umidade são simples, mas na maioria dos casos você precisa contratar um profissional especializado ou empresa para executar o serviço.

Como tratar umidade nas suas paredes

Basicamente, existem três tipos de umidade e um tratamento diferente é aplicado de acordo com cada um deles:

1) Condensação: É proveniente do vapor de água sobre as superfícies, incluindo as paredes. O excesso de umidade faz com que o crescimento de fungos e manchas aconteça nas em paredes. Isso acontece muito em banheiros mal ventilados.

Como tratar umidade nas suas paredes

Fonte: http://www.heloraemdesign.com.br/2013/04/mofo-bolor-e-umidade.html

2 – Umidade Ascendente – Este tipo ocorre devido à absorção e retenção de água nas casas construídas diretamente sobre o solo natural. A umidade sobe através da base deteriorando as paredes.

umidade-ascendente

(embaixo: Os alicerces e paredes da casa. Em azul, a umidade subindo….)

Fonte: http://www.watersec.com.br/umidade-ascendente/solucao-definitiva/

3 – Infiltração – Esta forma de umidade surge da penetração de água a partir do exterior, através das paredes no caso de construções abaixo do nível do solo, ou pela chuva ou uma fonte de água exterior.

umidade infiltração

Fonte: http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2013/04/dicas-para-eliminar-e-prevenir-mofo-e-bolor/

Tratamento de umidade por condensação ( o primeiro caso)

a) Ventilar diariamente para evitar o excesso de umidade.

b) Instale uma janela no cômodo para manter o local com uma boa entrada de ar e luz solar se for possível. 

umidade por condensação

Fonte: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/humidade-em-casa-renove-o-ar-antes-de-abrir-a-carteira

c) Em áreas sem ventilação ou possibilidade de instalar uma janela, use extratores para remover o ar úmido e odores.

d)  Usando desumidificador em áreas úmidas ou zona climática abundante umidade natural. Um desumidificador absorve a água contida no ar

Tratamento de umidade ascendente ( O 2o. tipo)

Este é um pouco mais complicado e necessita de mão de obra qualificada para execução!

umidade ascendente

Fonte: http://www.tintasepintura.pt/guia-completo-de-como-combater-eliminar-e-prevenir-a-humidade/

A solução  é remover o reboco numa altura superior à da umidade (50 a 80 cm), executar furos na parede e aplicar argamassa especifica para umidade, como cimento polimérico e depois um novo reboco. 

Tratamento de umidade por infiltração ( o 3o. tipo)

Para o tratamento deste tipo de umidade será preciso identificar e reparar a fonte de umidade, que podem ser canos quebrados, fontes de água exteriores ou ruptura em tetos. Pode haver a deterioração de materiais estruturais, que devem ser analisados e substituídos. Antes de tudo, toda área danificada e úmida deve ser ventilada até que não haja sinais de umidade. 

umidade por infiltração

Fonte: http://www.brasilengenharia.com/portal/construcao/9350-viapol-ensina-a-eliminar-umidade-em-paredes-e-alicerces

Se  não é possível reparar a fonte de umidade pode-se revestir a superfície usando argamassa, resinas e aditivos especiais que criam uma superfície que estanque  a água, como os impermeabilizantes que são utilizados em piscinas de concreto.

Gostou das dicas? Tem alguma ideia para ajudar a complementar este artigo? Deixe seu comentário com sua experiência em como tratar umidade nas suas paredes para ajudar outros leitores do nosso site.

Este artigo é uma colaboração do blog Decoideias, onde você encontra dicas e sugestões de decoração.

E acrescento os seguintes conselhos:

1) Não economize qualidade (de mão de obra e material) na construção da sua casa. As coisas que ninguém vê são as que mantem sua casa funcionando e segura – hidráulica, elétrica, materiais de construção e bons profissionais para executar o serviço.

2) Procure, nem que seja para uma consultoria inicial, um arquiteto ou engenheiro civil. Afinal, se você não se atreve a operar uma pessoa porque não estudou para isso, porque deveria construir sua casa sem um profissional qualificado a seu lado?

Estas economias podem custar MUITO mais caro! Proteja seus bens!

30 COMENTÁRIOS

  1. atenção: vc está cometendo um desserviço à sua página copiando posts. Mesmo com a minha aprovação (que não existiu, o que seria obrigatório legalmente) o google entende como uma cópia e dificulta que seu site apareça nas páginas dele. Veja aqui e pesquise sobre o assunto: https://acesso.agencianaweb.net.br/tutoriais/185/Google-esta-punindo-quem-copia-conteudo.html
    abs
    Rosana

  2. Trabalho na área da construção civil, e realmente existem muitos problemas assim,principalmente em construções antigas, e estes três passos para resolver esta corretos, resolvem o problema definitivamente, Parabéns pela dica

  3. Oi, Lucia!
    A maioria das vezes problemas de umidade não somem retirando só a parte superficial. Seu caso pode ser o 2 ou o 3. É necessário ir mais fundo, até aparece o tijolo mesmo. E pesquisar para ver se não há vazamentos provocando esta umidade. Os produtos (argamassa, etc,) impermeabilizantes devem ser colocados depois que vc tiver certeza q não há vazamentos de outro lugar (que devem ser consertados) e após retirar todo material úmido até o reboco, deixar um tempo e aplicar os produtos impermeabilizantes a partir daí. Sugiro que vc contrate um profissional para fazer isso.
    bjo
    Rosana

  4. Boa noite,
    Estou com esse problema no quarto do meu filho já pintei tirei toda a massa corrida coloquei uma nova não tive resultados bons, gostaria se puder me enviar por e-mail quais foram os produtos que você usou fazendo um grande favor.
    Obrigada.Lucia

  5. Umidade e infiltração é sempre um grande problema quando não é resolvido… Tive um problema similar em minha sala, após varias tentativas pintando a parede sem sucesso indicaram um profissional que após eliminar a infiltração conseguimos um bom resultado e resolvemos o problema…. Parabéns pelo post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui