Pode ser que vc não tenha daqueles home theaters luxuosos que a gente vê nas fotos por aí (ou pode ser, sortudo(a)!), mas um espaço que você criou com o objetivo de curtir muitos filmes da melhor forma possível pode, com certeza ser chamado de home theater, sim, tá ok?  Então,leia este post para lhe ajudar a conseguir o máximo de conforto e diversão caprichando na decoração de home theater. O seu!

Decoração de Home Theather

Decoração de Home theater sala

Mesmo pequena, uma sala pode ser funcionar como um home-theater simples e sala de estar tbém. É necessário que os equipamentos sejam compatíveis com o tamanho do ambiente e que os itens abaixo sejam considerados (foto:assimeugosto)

E quais são as características importantes que um home theater deve ter?

Esta área dever privilegiar o conforto, para que nada atrapalhe sua diversão:  Conforto da sua coluna com bons assentos; da sua visão, com iluminação apropriada e correto posicionamento de TVs ou telas de projeção; Dos seus ouvidos e dos ouvidos externos à área, com equipamentos adequados à área e boa vedação do som ambiente; Da sua mobilidade, tendo tudo que necessitar à mão; Sem falar no conforto térmico, com atenção aos revestimentos, tapetes, refrigeração e ventilação. Além disso, a segurança de sua casa deve ser preservada, com instalações elétricas apropriadas. Dentro do possível, tenha atenção a estes pontos:

vivadecora decoracao-sala-de-estar-home-theater-com-projetor-aquilesnicol-19242-proportional-height_cover_small

Instalar corretamente o projetor é o tipo de serviço que deve ser deixado para especialistas (foto:vivadecora)

  • Sofá e poltronas – Elementos importantíssimos na Decoração de Home theater, já que você passará horas sentado(a). Além da ergonomia – invista em produtos de qualidade, nos quais se sinta confortável e que tenham uma profundidade de assento mediana, permitindo que você se sente corretamente – , os revestimentos devem ser também confortáveis, fáceis de limpar e resistentes (chenile, camurça, capas de sarja, jeans, algodão, brim, lona, etc).

sala7designromulo-teixeira-reforma-ap-05

Aqui, fora as tecnicidades,  um bom tapete, mudanças na iluminação e uma cortina mais grossa criam o ambiente perfeito para que a sala funcione como home theater também

  • Iluminação – Na Decoração de Home theater o ambiente deve ter uma iluminação suave e difusa que não interfira na visibilidade da tela, mas que permita a movimentação. Luminárias difusas e indiretas com lâmpadas quentes são as mais aconchegantes. O ideal é que o entorno da tela seja em uma cor neutra escura, para não cansar a visão – e não coloque luminárias, spots, etc acima da tela da tv direcionadas para ela – é provável que elas nunca sejam usadas pq em geral atrapalham a visibilidade. A junção de cortinas com persianas ou cortinas duplas (um tecido leve e outro mais pesado) ou cortinas com Blackout permite variar a intensidade da luz externa que entra no ambiente.

papodedesignaeg_Gisele-Busmayer_stammerfotografia_3

Ambiente relativamente pequeno onde a TV reina e o sofá não deixa dúvidas: a intenção da sala é ser um home theater (achei a entrada apertada e a tv um pouco alta…)

  • TVs, som e telas de projeção Este (mais geral) e este (específico para 4K e Full HD) são os textos mais atuais que encontrei na internet falando sobre distâncias da tv ao sofácomo as tecnologias de tv mudaram muito, é importante que a informação esteja atualizada – Mas sem dúvida, independente da tecnologia da tv,  o centro da tela deve estar na altura dos olhos de uma pessoa sentada à sua frente. Este post que encontrei detalha cuidados e dicas com equipamentos de som, informática e imagem. Não vou entrar nos aspectos técnicos e sugiro que vc não procure somente informações na internet se pretende ter um home theater de ótima qualidade porque cada equipamento tem as suas características. Então, o melhor é: Para a ótima Decoração de Home theater consulte especialistas, converse muito com os vendedores de lojas confiáveis, leia muito os manuais e atente que deve have compatibilidade entre os equipamentos e de todos eles com as características do seu ambiente.

decorsalteado homer-theater-contemporaneo

 É claro que o ambiente maior  (e um apto ou casa maior tbém) permite aumentar o climão de cinema, diminuindo a função de sala de estar – que pode funcionar em outro ambiente (Foto: decorsalteado)

  • Móveis de apoio – Pipoca, bebidas, lanches, sempre são bem vindos e não podem ser um estorvo na Decoração de Home theater. Por isso, mesinhas ou áreas de apoio e uma mesa central são imprescindíveis e devem ser escolhidas e dispostas de forma a atender todos os assentos e não atrapalhar a movimentação. Materiais porosos e/ou fibrosos como a madeira são melhores para a acústica que os duros

decorsalteado casa-cor-pr_cinema

Um ambiente específico para o cineminha… Não é uma sala de estar para ver tv, percebe?  O tapete em todo ambiente e os revestimentos permitem melhor acústica.

  • Tapetes – Na Decoração de Home theater o ideal é usar tapetes de pelo mais alto, que dão mais conforto e permitem até deitar sobre, mas tbém melhoram a acústica do ambiente. Os tapetes devem ficar uns 30 cm embaixo dos móveis. Pisos frios não dão a sensação de aconchego que o ambiente pede e prejudicam a qualidade do som.

decoracaosaopaulo Decoracao_Home_theater_Marilia_Veiga-1

Presumindo que a foto foi tirada do sofá, outro ambiente que pode combinar as funções de sala de estar e home theater (foto:decoracaosaopaulo)

  • A necessidade de especialistas Forros de teto, revestimentos acústicos, marcenaria sob medida, portas de correr, instalação de sistema de iluminação, refrigeração, os equipamentos eletrônicos, fios e cabos (que devem ser imperceptíveis, mas seguros), o espaço necessário à refrigeração dos equipamentos – muitas vezes esquecido – e o fácil acesso a estes quando necessário – tudo isso deve ser pensado ainda no projeto de Decoração de Home theater e com a ajuda de especialistas ou ao menos lendo atentamente os manuais dos equipamentos. Então, escolher os equipamentos no início do projeto e de acordo com as características do ambiente (tamanho, altura do teto, cuidados com a propagação do som para a vizinhança) é fundamental.

(Este texto foi adaptado e atualizado de um post que eu fiz – e não está mais disponível – para a Gabriel on line muitos anos atrás)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui