Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos Dicas Sala

Desvendando os “truques” da boa decoração

Decorar bem parece ser fácil, mas os bons profissionais especializados em design/decoração estudam muito! O que chamei de “truque” são o resultado deste aprendizado: Veja como profissionais podem resolver os “problemas” destes 5 ambientes e quem sabe você usa na sua casa?  Todo mundo vai perguntar o nome do designer! (rs!)

1) Como fazer uma sala totalmente neutra ficar interessante? 

Tem gente que não quer muita cor ou até não quer cor viva alguma em casa. Como o profissional resolve isso sem criar um ambiente “sem graça” ?

automatism bd8f6c76061f283

(foto:automatism)

Trabalhando com cores de maior contraste (claro/escuro), estampas e texturas diferentes. Olha outro exemplo:

tuacasasala_pequena_23-730x619

(foto: tuacasa)

2) Como dar a impressão de teto mais alto ? 

O que normalmente se fala é o uso de cor clara no teto e/ou colocar a cortina o mais perto do teto,  mas há outros meios. Este, por exemplo:

tuacasasalas-pequenas-96-730x730

(foto: tuacasa)

O centro do teto em cor escura, contornado pela “moldura” em branco dá tbém a ilusão de que esta parte do teto é bem mais alta. E fica charmoso e aconchegante.

3) Como fazer um sofá enorme parecer menor e chamar menos atenção? 

Acontece do cliente não abrir mão do sofá enorme…Aí o jeito é:

tuacasasalas-pequenas-101

(foto: tuacasa)

Escolher a cor das paredes igual á cor do sofá e preferir um sofá com pouca profundidade ! Veja tbém que a mesinha é bem estreita e há algum espaço para circular.

Outra possibilidade,  que funciona bem em salas grandes com qualquer cor de parede é escolher uma cor bem escura para o sofá. Móveis grandes parecem menores em cor escura, mas quando o ambiente é pequeno e suas paredes são muito claras, o sofá escuro “pesa” no espaço.

4) Como “lidar” com um teto muito alto ? 

Teto muito alto é uma benção, mas também pode ser uma dificuldade, ainda mais quando os móveis são baixos ou ele é irregular.

homedesigning vaulted-skylights-dining-room-600x768

(foto:homedesigning)

Uma situação diferente mas que mostra bem o “truque”, que é preencher de alguma forma o espaço vertical: As luminárias grandes e compridas “preenchem” e chamam a atenção para cima e a mesa e cadeiras baixas não parecem tão “perdidas” neste espação, percebe?

casatreschic0

(foto:casatreschic)

Outra forma de preencher o pé direito alto: Um grande quadro! Neste caso, me parece ser uma tapeçaria. As linhas horizontais também ajudam a fazer o teto parecer um pouco mais baixo.

5) Como conciliar o desejo de uma sala “masculina” e “feminina” ao mesmo tempo? 

Imagina que o marido e a mulher não entram em um acordo: Um não quer nem saber de cores mais vivas, fluflu, etc. E o (a) outro(a) tem um gosto mais “feminino” e não suportaria viver em um ambiente dito “masculino”. Como resolve isso, gente?

14102227_1130788606968858_6960572234186895802_n

Uma possibilidade é usar cores ditas “masculinas” e acrescentar itens de decoração “femininos”, como nesta sala onde a cortina de macramê – que está em alta de novo! -, a luminária, as plantas, a mesinha central e seus objetos são bem “femininos” – OK! Pode ser que o(a)  tal de gosto “masculino” não aceite esta mesa (e afinal, ela é bem pouco funcional mesmo), mas vc entendeu, né ? É  possível tentar fazer o contrário (cores “femininas” e objetos e móveis “masculinos”) , mas em geral, quem gosta de um estilo mais “masculino” tem maior “aversão” à cores de parede, estampas e revestimentos “femininos”.

Para quem quer saber mais sobre os princípios e técnicas da boa decoração, sugiro ler esta série de 6 posts falando sobre os “Princípios do Design e da Decoração”  e também os 4 posts com o tema ” Princípios da decoração e design na prática ” . 

Posts relacionados

Comentários:

Letícia · 10 de abril de 2017 às 06:24

Você já entendeu a razão do medo dos brasileiros com Cor? Eu pessoalmente não entendo quando vejo alguém escolher pintar a própria casa inteira de branco, ou pior: gelo. Será o medo de decidir, o medo de repintar (repintar é tão fácil), o medo de ficar feio, ou qual é?

Em casas e apartamentos alugados, onde a gente se muda a cada dois, três anos, dá meio que uma dó de ter que voltar tudo pro branco antes de entregar, porque os proprietários não vão aceitar cores intensas. Mas ainda assim, quase todo mundo repinta antes de entregar o imóvel.

Responder

Rosana Silva · 10 de abril de 2017 às 13:28

Oi, Letícia!
Então, eu acho que usar cores q não sejam neutras e principalmente, misturá-las e misturar estampas, é uma das coisas mais difíceis de se fazer bem. Precisa senso estético, conhecimento específico – q muitos cursos não dão ou dão superficialmente -, experiência…. Por isso, muitos – inclusive muitos profissionais e profissionais que tem seus ambientes publicadas em revistas – preferem não usá-las ou usar o mínimo. Facilita muuuuito usar só neutros na decoração! Acaba que as revistas ajudam a disseminar que “ambiente bonito – ou classudo ou bem decorado – é ambiente neutro” pq eles tbém encontram mais facilmente ambientes produzidos em neutros….
Tem tbém muita gente que realmente gosta de neutros, outros que acham que vão cansar das cores… enfim… Tem de tudo.
Nos aluguéis eu acho que vale a pena, se vc gosta de cores intensas, pintar do seu jeito e ao sair, mudar para as cores pedidas ou originais. Afinal , cor é uma questão de gosto pessoal e há muitos contratos que exigem que o locador deixe a casa exatamente como recebeu. Normalmente ele recebe toda branca pq isso tbm facilita a venda, na verdade.
bjo
ROsana

Arte Papel de Parede · 10 de abril de 2017 às 17:52

Nossa Arrasou na decoração !!

Responder

Eli Martins | eh!DÉCOR · 10 de abril de 2017 às 14:07

Oi Rosana,
Olha, eu sou do time do item 1 – pouca cor, tudo clarinho, preto branco e bege rsrs.
Adorei as dicas e a seleção de fotos ficou perfeita.
Aqui em cada temos um “vazio” que tem altura de 5m, esse sim é um problema, acho que as paredes ficam peladonas, vou pensar na dica para preencher mais o espaço.

Bj

Responder

Thalita · 10 de abril de 2017 às 13:33

Que dicas lindas gente! Vou testar!

Responder

isaias · 10 de abril de 2017 às 20:11

gostei muito da primeira opção mas, confesso que é raro ver esse estilo. Aqui em minha região se usa muito a opção 3 – piramide de Egito, algodão egípcio, açúcar cristal, e similares.
mas as dicas que mais me chamaram atenção foram : 2 impressão de teto alto e 4 – teto alto a dica dos quadros e objetos. ótimas dicas parabéns.

Responder

Deixe o seu comentário!