Nesta série de postagens com plantas fáceis de cuidar chegou a vez de mais uma lindinha – A conhecida como Falsa Érica (maldade isso….kkkk!). Vamos ver o que a Márcia Nassrallah, nossa editora de Jardinagem e Paisagismo fala sobre ela (e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Plantas fáceis de cuidar – A Falsa Érica

Plantas fáceis de cuidar - A Falsa Érica

A oitava planta que apresento da série Plantas fáceis de cuidar é mais uma nativa do Brasil ! E por falar nisso, as nativas sempre serão mais fáceis de cuidar – afinal estão em sua terra – não é mesmo?

Plantas fáceis de cuidar - A Falsa Érica

Agora é a vez da Érica, também conhecida como Cuféia e Falsa Érica (tadinha!). Pitaco da Rosana: Depois de conhecer o outro nome, acho que ela prefere Falsa Érica mesmo…kkkk). 

Plantas fáceis de cuidar - A Falsa Érica

Pra não ter erro, o nome científico da belezinha é: Cuphea gracilis e é da família Lithraceae enquanto que a Érica (a verdadeira) é da família Ericaceae.

cuphea em vaso

Trata-se de uma forração de porte baixo, chegando a uns 30cm no máximo. Fica linda em vasos, bacias, em canteiros rústicos de pedras e dando um ar campestre na formação de maciços ou em caminhos.

Ela pode ficar a pleno sol ou meia sombra (tanto faz! as plantas fáceis de cuidar são, muitas vezes assim!) e produz delicadas flores brancas ou lilás o ano inteiro, a folhagem também é um mimo.

Plantas fáceis de cuidar - A Falsa Érica

O solo pode ser composto daquela mistura que sempre indico: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de substrato para jardim e 1 parte de areia grossa lavada (de construção).

As regas podem ser espaçadas, ou sempre que o solo estiver seco.

Plantas fáceis de cuidar - A Falsa Érica
foto:euamoflores

Adube com matéria orgânica, ou npk-4-14-8, ou outro para floríferas. Sempre siga a BULA pois adubo em excesso mata as plantas.

Com essa queridinha não tem erro: Mãos a obra! Se tiver um jardim na frente de sua casa, experimente; se tiver uma pequena varanda, plante em vasos e tenha flores o ano todo!

Plantas fáceis de cuidar - A Falsa Érica
foto: floresefolhagens

Se gostar, curta, comente e compartilhe. Faça-nos perguntas. Mande-nos fotos de suas criações!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya e do Tapete Inglês Não deixe de ver!!!

E a próxima Planta fácil de Cuidar é a Dinheiro em Penca! Veja aqui

89 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Naira!
    Eu também acho um pecado! kkkk.
    Então, você encontra em lojas que vendem plantas, sítios, viveiros. Uma ideia é procurar no google: “Venda de falsa érica” e acrescentar o nome da sua cidade. Com certeza vão aparecer alguns locais.
    beijo
    ROsana

  2. Jemina,
    Hà muitas razões para isso acontecer: Falta ou excesso de água, solo pobre u excesso de adubo, vaso pequeno, mudança de clima ou lugar, pragas. Então, sugiro retira as folhas amareladas e galhos secos. Observe bem a planta para ver se não há pragas. Se a terra estiver muito seca ou empedrada, misture novo substrato. Se não coloca adubo faz muito tempo, coloque. Se o local onde ela está ficou na sombra devido a mudança de estação, coloque no Sol, se o vaso não é trocado faz muito tempo, coloque em um vaso maior mantendo o máximo da terra atual. Mas faça uma coisa de cada vez e dependendo do que vc achar que pode ser mais possível de estar acontecendo.
    Boa sorte!
    abs
    Rosana

  3. Eu gostaria de saber se deve podar a Erica de vez em quando.
    As minhas estão já com uns 50 cm e perdendo muitas folhas.

  4. Infelizmente é como chamam e realmente eu não entendo o porque… Aprovado o seu pedido! Agora só chamo de érica, ok?

  5. Márcia, chamar esta belezinha de cuféia ou falsa érica é pura maldade.Vamos mudar para mini-erica? Que falta de bom senso e criatividade.

  6. Márcia, chamar esta belezinha de cuféia ou falsa érica é pura maldade.Vamos mudar para mini-erica?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui