Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim Quintal Varanda

Plantas fáceis de cuidar – A Lavanda

Mais uma da série Plantas Fáceis de Cuidar e sei que vocês vão amar: É a Lavanda, esta cheirosa bonita! A Marcia Nassrallah fez um post bem bonito, veja só:

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Um jardim para cuidarlavendula_dentata-vaso 1

(foto: Um jardim para cuidar)

Creio que esta Fácil de Cuidar vai agradar os românticos e as românticas pois trata-se de uma espécie rústica por ser resistente e perene e ao mesmo tempo com uma aparência muito delicada. É a vez da Lavanda ou Alfazema, uma espécie arbustiva bela e cheirosa.

archivoDOTinfojardin pt1319299624s

(foto:archivo.infojardim)

A espécie mais difundida no Brasil é a Lavandula dentata cujas folhas são acinzentadas e as flores um lilás claro. Mas existem espécies com flores violetas, roxas, brancas e azuis, embora não sejam comuns no Brasil, talvez em regiões de clima mais frio.

IMG-20170427-WA0008

Por incrível que pareça a Lavanda é muito simples de cultivar e manter e o mais fascinante, pode ser mantida por anos a fio!

20161205_105340

O solo pode ser pobre, ela tolera geada, ventos e com o melhoramento genético tem se saído muito bem no clima tropical. É lindo ver as Lavandas balançando e liberando seu aroma ao vento!

anniverdi-lavanda

Como preparar o solo? Misture em partes iguais areia grossa, substrato para jardim e terra vegetal. Mantenha o solo seco pois ela não tolera umidade e encharcamento. Ela se desenvolve muito bem jardins de pedra. A rega poderá ser espaçada.

Studio Lab Decor

Floresce quase que o ano inteiro, mas especialmente no outono, inverno e primavera. Para florescer novamente com muita intensidade e  mantê-la no porte desejado faça uma poda radical assim que terminar a florada. Apenas uma cuidado: não corte a parte lenhosa.

20170529_165425

Pode ser usada em canteiros formando maciços e lindas composições com outras espécies, em caminhos, em jardins sensoriais, em vasos, em jardins áridos e em varandas, desde que receba pelo menos 4 horas de sol por dia. O espaçamento deve ser de 40 a 50 cm.

masbellezaysalud Aceite-de-lavanda

(foto:masbellezaysalud)

A lavanda é tão versátil que além de embelezar o jardim, dela se extrai óleos essenciais. As flores secas são usadas em sachês, é muito utilizada na aromaterapia e, embora muita gente não saiba, também pode ser usada na culinária.

portalsejoga IMG_3324

(foto: portalsejoga)

Depois de bem estabelecida no local escolhido, a Lavanda não tem segredos.

marcia77atumblr_njua7dExZ91rrqsx6o1_1280

E vamos falar a verdade: Ela é a cara do Estilo Provençal que é puro romantismo, não acha?

Então, quando for escolher uma espécie linda e de baixa manutenção, tente a belezura da Lavanda (desde que você não seja alérgico ao seu aroma).

87ddeafd53801620c60c2a0cb04ed5d9

Se gostou, já sabe… curta, comente e compartilhe.

Se ficou alguma dúvida, pergunte.

Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica da Dinheiro em Penca e da Lambari ! Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Posts relacionados

Comentários:

Plantas fáceis de cuidar: A Lavanda. – Cicon · 29 de junho de 2017 às 14:22

[…] Por Rosana Silva […]

Deixe o seu comentário!