Mais uma da série Plantas Fáceis de Cuidar e sei que vocês vão amar: É a Lavanda, esta cheirosa bonita! A Marcia Nassrallah fez um post bem bonito, veja só:

Plantas fáceis de cuidar – Lavanda

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Plantas fáceis de cuidar - lavanda
foto: Um jardim para cuidar

Creio que esta Fácil de Cuidar vai agradar os românticos e as românticas pois trata-se de uma espécie rústica por ser resistente e perene e ao mesmo tempo com uma aparência muito delicada. É a vez da Lavanda ou Alfazema, uma espécie arbustiva bela e cheirosa.

tipos de lavanda
foto:archivo.infojardim

A espécie mais difundida no Brasil é a Lavandula dentata cujas folhas são acinzentadas e as flores um lilás claro. Mas existem espécies com flores violetas, roxas, brancas e azuis, embora não sejam comuns no Brasil, talvez em regiões de clima mais frio.

lavanda  planta

Por incrível que pareça a Lavanda é muito simples de cultivar e manter e o mais fascinante, pode ser mantida por anos a fio!

planta lavanda

O solo pode ser pobre, ela tolera geada, ventos e com o melhoramento genético tem se saído muito bem no clima tropical. É lindo ver as Lavandas balançando e liberando seu aroma ao vento!

planta lavanda
Foto: anniverdi

Como preparar o solo? Misture em partes iguais areia grossa, substrato para jardim e terra vegetal. Mantenha o solo seco pois ela não tolera umidade e encharcamento. Ela se desenvolve muito bem jardins de pedra. A rega poderá ser espaçada.

planta lavanda
Foto: Studio Lab Decor

Floresce quase que o ano inteiro, mas especialmente no outono, inverno e primavera. Para florescer novamente com muita intensidade e  mantê-la no porte desejado faça uma poda radical assim que terminar a florada. Apenas uma cuidado: não corte a parte lenhosa.

planta lavanda

Pode ser usada em canteiros formando maciços e lindas composições com outras espécies, em caminhos, em jardins sensoriais, em vasos, em jardins áridos e em varandas, desde que receba pelo menos 4 horas de sol por dia. O espaçamento deve ser de 40 a 50 cm.

Aceite-de-lavanda
foto:masbellezaysalud)

A lavanda é tão versátil que além de embelezar o jardim, dela se extrai óleos essenciais. As flores secas são usadas em sachês, é muito utilizada na aromaterapia e, embora muita gente não saiba, também pode ser usada na culinária.

planta lavanda 9
foto: portalsejoga

Depois de bem estabelecida no local escolhido, a Lavanda não tem segredos.

planta lavanda

E vamos falar a verdade: Ela é a cara do Estilo Provençal que é puro romantismo, não acha?

Então, quando for escolher uma espécie linda e de baixa manutenção, tente a belezura da Lavanda (desde que você não seja alérgico ao seu aroma).

planta lavanda

Se gostou, já sabe… curta, comente e compartilhe.

Se ficou alguma dúvida, pergunte.

Veja a nossa próxima das Plantas Fáceis de Cuidar – O Leucofilo

Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica da Dinheiro em Penca e da Lambari ! Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

9 COMENTÁRIOS

  1. Elaine,

    Você leu o post e está seguindo o que lá está escrito? “Como preparar o solo? Misture em partes iguais areia grossa, substrato para jardim e terra vegetal. Mantenha o solo seco pois ela não tolera umidade e encharcamento. Ela se desenvolve muito bem jardins de pedra. A rega poderá ser espaçada.” “Para florescer novamente com muita intensidade e mantê-la no porte desejado faça uma poda radical assim que terminar a florada. Apenas uma cuidado: não corte a parte lenhosa.” “Pode ser usada em canteiros formando maciços e lindas composições com outras espécies, em caminhos, em jardins sensoriais, em vasos, em jardins áridos e em varandas, desde que receba pelo menos 4 horas de sol por dia.”
    Se só uma delas está morrendo, elas estão em locais com as mesmas condições de Sol, terra, vento, regas, chuva?
    Será que vc não machucou a raiz ao plantar a que está morrendo?
    È difícil dizer o que pode estar acontecendo. Se quiser, mande uma foto das 2 para [email protected]. Posso tentar ajudá-la mais.
    beijo
    ROsana

  2. Ilka,
    Coloque as sementes superficialmente no solo, apenas pressionando levemente e colocando uma leve camada de terra peneirada. Vc pode colocar no local definitivo ou em sementeiras (para levar ao local definitivo quando as mudas tiverem crescido. A germinação leva de duas a seis semanas.
    abs
    Rosana

  3. Oi, Maria!
    A Lavanda precisa de Sol, ao menos 4 horas de Sol. E veja nesse post: “Para florescer novamente com muita intensidade e mantê-la no porte desejado faça uma poda radical assim que terminar a florada. Apenas uma cuidado: não corte a parte lenhosa.”
    bjo
    RO

  4. Plantei Lavanda, numa pequena área na minha garagem, mais toma pouco sol. Floresceu somente uma vez desde o final de 2019. O que devo fazer para que floresça novamente?

  5. Oi, Neuza!
    A Márcia Nassrallah informou: Ponteiros com uns 10cm e sem flor servem para fazer muda. Onde comprar? Nos Ceasas sempre tem.
    bjo
    RO

  6. Boa tarde!
    Sou fascinado por plantas.Tenho algumas em um pequeno espaço de minha casa.Gosto muito de passar horas revolvendo a terra,podando cada uma delas.Esse artigo foi muito útil para mim. Mais uma muito obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui