Conceitos Dicas

Como isso funciona? – Combinar cores, texturas e contrastes na prática

Já falei muito sobre cores e combinação de cores. Passei algumas dicas para facilitar a combinação de estampas, almofadas, tapete estampado, sofás em cores e almofadas, escolher as cores de um ambiente a partir de uma estampa, e mais um monte de assuntos correlatos que vc pode ver nesta lista de posts….Enfim, falei muito e vou falar ainda mais, pq tanta gente tem medo de usar cor e há tanto a falar! Então aí vai mais um post ! Espero que gostem!

Vamos lá analisar este ambiente:

TDC 9717_06

Simples, não ? Cores neutras que ficam lindas juntas: Diversos beges e cinzas, que só ficam mesmo interessantes qdo há contraste (usando das nuances mais claras até as mais escuras dos beges e cinzas) e texturas (madeira, cimento, pedra, tecidos rústicos e finos, porcelana…). Repare como é bonita a combinação das almofadas: Estampas geométricas e lisos. E elas tem as cores mais claras e as mais escuras do ambiente, por isso elas chamam a atenção e são um diferencial importante na sensação do ambiente inteiro!

Não acredita? Veja só: Vou “trocar” as almofadas por outras usando as mesmas cores, mas bem atenuadas, para diminuir muito o contraste:

TDC 9717_06a

A sala toda perdeu muito o interesse e o ambiente ficou desequilibrado, percebe? E veja que só mexi (igual a minha cara!)  nas almofadas!

Então, DICA: Usar o máximo de nuances das cores quando vc usa cores neutras ou poucas cores é essencial para dar vida e interesse a um ambiente!

Veja este outro ambiente:  Vc não “sente” que parece haver algo estranho, meio bagunçado ?

studioecasaSofá-em-L

O quadro lá embaixo tem cores fortes e que não existem no ambiente. E tbém as almofadas com listras muito contrastantes não parece ter sintonia com o restante da sala, mais “calminho”. O vermelho delas não se repete em lugar algum tbém. É esta sensação de “bagunça” o que acontece quando há muitas cores e algumas não se repetem ou não tem uma conexão com o resto do ambiente. Como resolver isso, gente ???

studioecasaSofá-em-La

Uma forma super fácil, que já melhora bastante as coisas em termos de cores, é pegar os 2 elementos destoantes e faze-los “conversar” entre si. Neste caso, troquei as almofadas por outras com as cores do quadro. E tudo parece ter melhorado!! :)

Então, DICA: Observe sempre se os elementos “conversam” entre si em um ambiente. As cores tem um efeito forte, mas eles também podem conversar pelo estilo, material, forma, etc… use a imaginação!

E agora vamos ver o terceiro e último ambiente:

trestudio rimage_a

Uma sala em preto e branco com pitadas de cores. O lilás acinzentado da almofada em um tecido que parece aconchegante, junto com a manta que puxa para a mesma cor, dá um ar romântico e nostálgico que contrasta com o preto-branco frio de uma forma quase poética (será que estou exagerando ? rs!) … Mas então, vamos fazer uma modificaçãozinha…

trestudio rimage_aa

Imagine que troquei a almofada lilás (romântica, aconchegante e nostálgica) por uma vermelha cintilante, mudei a estampa da outra tbém para acompanhar (e só não mudei a cor da manta pq tô com preguiça..kkk). Você sente que toda aquele clima de aconchego, romantismo e nostalgia foi bastante abalado? Q o vermelho vivo  “grita”  de uma forma quase “Isso não combina”?  Não é só a cor, mas tbém o tecido que chama atenção demais e trás uma “vibração” que não existe no restante do ambiente. É claro que você pode usar estes artifícios para gerar mesmo este impacto. Mas errando a mão vc só acrescenta algo que não tem a ver com o “clima” que vc deseja ter na sala.

Então, DICA: Use e considere cores e texturas para enfatizar as sensações ou sentimentos (o tal clima) que você deseja que seu ambiente tenha. 

Será que vocês acharam este post muito “viajante?”. Eu queria saber mesmo. Comentem aí! Eu realmente tenho muito prazer e demoro muito para elaborar posts assim. Mas não sei realmente se eles esclarecem conceitos ou deixam tudo mais confuso ou  se minha audiência acha somente que estou ficando louca …hahahaha!

Posts relacionados

Comentários:

Cássia · 25 de agosto de 2017 às 22:07

Eu acho esse tipo de post o melhor! Por favor, continue :o)

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2017 às 22:08

Eu te amo, Cássia! kkkkkkkkkk!

Cássia · 25 de agosto de 2017 às 10:00

Responder

Chrystianne · 25 de agosto de 2017 às 09:16

Faz todo o sentido! Adoro seus posts. Aprendo muito!

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2017 às 10:55

Muito Obrigada, Chrystianne!!!
bjo
RO

Gisele Tavares · 25 de agosto de 2017 às 09:33

Estou amando conhecer seu site, seu trabalho! Gostei muito desse post. Parabéns!!!

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2017 às 10:55

Obrigada, GIsele!!!
E continue conhecendo… Vc tem anos de posts para ler! <3
bjo
RO

DIJANE MARIA SILVA RAMOS · 25 de agosto de 2017 às 11:13

Gosto demais do seu blog, seus textos são didáticos e interesantes, dar vontade
de arrumar a casa toda. Seu blog nos incentiva a ter uma vida mais harmoniosa. Obrigada, beijos

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2017 às 13:19

Fiquei toda boba! Obrigada, Dijane!
bj
Ro

Valter · 25 de agosto de 2017 às 13:43

Boa tarde Rosana. Muito legais as dicas do seu blog.
Estou em fase de acabamento da minha nova casa. Por ser solteiro estou tocando a obra sozinho de acordo com o que minha arquiteta recomendou. Agora cheguei na fase da pintura e a proposta foi utilizar os tons de cinza, que ela me disse ser o bege da vez. Tenho 2 dúvidas. Não sou muito fan de paredes cinzas e teto branco. É correto e pintar o teto da mesma cor das paredes e realçar com um rodateto branco? E a segunda, ter mais de um tom de cinza internamente fica muito chamativo?
Se puder me ajudar, ficaria grato.

Abç

Responder

Rosana Silva · 25 de agosto de 2017 às 21:32

Oi, Valter!
Não sei como é o seu ambiente , mas se ele não for grande e bastante iluminado, a impressão de entrar em um ambiente totalmente cinza será a mesma de entrar em uma caverna. Vc precisará usar muito mais iluminação do que em um ambiente com teto branco e terá a impressão de teto mais baixo, provavelmente. Mesmo o rodateto branco não vai ajudar muito. O que acho que seria interessante é exatamente sua ideia da segunda pergunta: Usar tons diferentes de cinza de forma que: o teto seja o mais claro, a parede mais distante da janela (a que receber menos luz) seja a 2a mais clara e as outras na cor que vc deseja. Não vai ficar chamativo, até pq cinza é a cor que menos chama atenção, ela faz as outras cores brilharem. Assim vc resolve a questão da luminosidade, não vai ter a impressão de uma caverna (que pode ser sufocante e depressiva).
abs
ROsana

PAULA · 25 de agosto de 2017 às 07:25

Adorei suas dicas. Obgada.

Responder

Deixe o seu comentário!