Depois das cozinhas-corredor, agora (e a maioria das vezes juntas) temos que conviver e usar nossa criatividade nas salas-corredor. Engraçado que exatamente na hora em que as TVs estão cada vez maiores e os filhos demorando mais a sair de casa… Ficando difícil, né gente?  Mas vamos lá mostrar o que podemos fazer decorando salas-corredor

Decorando salas-corredor

Decorando salas-corredor

Cozinha  e sala corredor (foto: Achados de Decoração) – Soluções possíveis: Mesa de centro e  armário estreitos, sofá com bom tamanho. A poltrona é ótima: mínima mas pode, mesmo assim, comprometer a circulação. Na cozinha só uma das paredes é usada já que o restante é área de circulação. A iluminação natural e circulação do ar são muito prejudicados neste tipo de arquitetura.

Para morar em um bairro mais perto do trabalho, mais central ou mais seguro estamos abrindo mão de espaço, ventilação e luminosidade – às vezes até de privacidade. Entra qualidade de vida pela janela e sai pela porta. Mas se não tem solução, vamos fazer o melhor possível !

12-salas-pequenas-com-boas-ideias-de-marcenaria

Sala corredor onde o sofá com chaise e espaldar muito largo, que “come espaço” , não permite haver uma mesa de centro. O puff e as prateleiras abaixo da janela – uma boa forma de ganhar espaço para guardar coisas –  dão algum apoio. A Tv está muito alta e para ver de dia será preciso uma cortina ou persiana… Foto: CasaAbril)

A verdade é que com tão pouco espaço e a obrigação de atender às questões funcionais (Assistir tv, circular pelo ambiente e ter assentos e conforto no sentar) a criatividade fica, em geral, por conta dos materiais, cores, revestimentos…e a solução básica é a mesma, como vc pode ver nas fotos.

aparador-atrás-do-sofá_voceprecisadecor04

Perder um quarto mínimo para aumentar a área da sala muitas vezes, devido à disposição dos cômodos, cria uma sala corredor e um outro ambiente cuja funcionalidade não é bem resolvida.. Mas ao menos temos a impressão de maior espaço, melhor iluminação natural e melhor circulação do ar… (foto: voceprecisadecor)

arquiteturadoimovel 69129185962774_n

Uma sala acolhedora com praticamente tudo bem pensado…A tv está um pouco alta e é grande para o espaço e há muitas almofadas. Mas a prateleira criando uma mesa abaixo da janela, os puffs que servem como mesa de apoio, a mesinha pequena, a iluminação e as cores formam um belo ambiente. (foto:arquiteturadoimovel )

Como podemos ver em muitas destas fotos que garimpei na internet, uma questão ergonômica muitas vezes é esquecida – e ATENÇÃO para isso!  – a tv deve ficar em uma altura tal que, para a maioria das pessoas sentadas no sofá, o seu centro esteja na linha da visão.

Quer dizer: O melhor jeito de ver tv é quando o centro da tela está na altura do seu olhar. Assim vc não precisa nem levantar o pescoço nem abaixá-lo. Pq isso dá dor de cabeça ou problema na coluna. Enfim. Muitos projetos não atentam para isso (ou o cliente quer alto mesmo…mas vai sofrer…). Preste atenção na sua casa!

assimeugosto apartamentos-pequenos-e-modernos-600x402

Outra combinação sala e cozinha corredor bem bonita e funcional; A pequena parede onde está a tv fez com  que esta não ficasse centralizada em relação ao sofá, o que traz certo desconforto. Mas permitiu a pequena mesa para refeições na ponta. Dependendo da situação esta pode ser a melhor opção. (foto: assimeugosto). A tv está alta…

Quanto ao conforto visual: Quando tem luz demais vindo da varanda ou janela é necessário que  a gente tenha como controlar isso: persianas, cortinas que não sejam translúcidas são boas opções.

Carolina Rocca6_1

Bonita sala corredor de cores claras, onde o artifício de usar a pilastra para colocar a tv recuada diminuiu a exposição desta à luz que vem da varanda. (Foto: Projeto Carolina Rocca). Banquinhos e o amarelo lá na ponta do sofá servem como mesinhas e mais assentos.

O tamanho da tv em relação ao espaço é um caso perdido: As pessoas querem TVs cada vem maiores, mas suas salas continuam diminuindo. O que acontece é uma exposição demasiada, para os olhos, a muita luz (em geral) , desgaste e cansaço – visual e até físico, para poder prestar atenção a tanta coisa acontecendo naquela telona…Mas… fazer o q? Se as pessoas querem, os projetistas dão. E mesmo não dando as pessoas fazem isso.

como_decorar_apartamento_muito_pequeno_02

Outra sala corredor ótima (que é mais larga q muitas por aí!) ! O sofá é ótimo – os braços e fundo mais estreitos permitem mais conforto – a mesinha estreita e comprida ainda tem boa altura em relação ao sofá, o que dá mais conforto também! A tv está em ótima altura. Talvez a luz da varanda atrapalhe um pouco ver tv. Cortina mais grossa ou xales nas laterais dela resolvem.

Um outro problema é o ar-condicionado. Escolha a melhor posição para ele funcionar (em que ele refrigere bem toda a sala). Isso é mais importante do que ele ficar “bem na foto” pq vc tem mais conforto e gasta menos energia.

revistacasalinda parede-tijolos

Boa escolha de cores da sala acima. E a tv bem posicionada. O cobogó e o tijolinho  não ficaram “demais” pois os 2 são brancos, uma boa escolha! A mesinha de centro estreita é o possível – só um pouco baixa para o sofá. E o cantinho de leitura aproveitou bem o espaço.

Outro ponto importante do conforto: Tem gente que quer colocar sofás IMENSOS na sala mínima. Sofás com 1 metro de profundidade, braços e fundo largos ocupam espaço precioso e vc pode ter conforto em sofás menores sim! Tenha paciência e procure bem!

tuacasa salas-pequenas-decoradas-80

Sofá confortável e em tamanho razoável para a sala. (foto: tuacasa). Senti falta de mesinhas na foto.

As fotos deste post são todas de sites brasileiros – é pq temos 2 características que não vejo muito no resto do mundo: Primeiro as salas corredor, extremamente estreitas. E segundo a TV como grande protagonista. É mais comum em outras partes do mundo, que a sala de estar seja um local de conversas e as TVs estejam em ambientes específicos. Aqui, a TV é a rainha da sala (e nem temos espaço para outro ambiente só para a tv né?). 

tuacasasalas-pequenas-decoradas-113-730x730

Já mostrei esta sala por aqui. É que ela mostra uma solução diferente: A prateleira atrás do sofá funciona como mesa de apoio e assim a área fica livre. Chato é a tv não estar centralizada em relação ao sofá e estar mais próxima da luz que vem da varanda…(foto:tuacasa)

Frequentando casas de pessoas da chamada classe média baixa,  ou mais pobres que conseguiram comprar um terreno e construíram com sabedoria , vejo que eles são bem ricos disso que falta às classes um pouco acima: Espaço, ventilação, luz natural e, luxo dos luxos: Verde!

ibahiasalafuncional

E a gente vai colocando um verdinho discreto perto da janela…(foto:ibahia)

Fico pensando se não estamos deixando algo muito valoroso de lado, pagando caro demais…Será? Acompanho muitos blogs de decoração estrangeiros e mesmo apartamentos pequenos tem, em geral, divisões mais inteligentes e saudáveis.

tuacasasalas-pequenas-87

(foto:tuacasa)

Mas estou divagando sobre leite derramado (uma expressão antiga – é que eu ando saudosa das cozinhas onde todos se reuniam, do vento entrando e saindo pelas inúmeras janelas, de ouvir os passarinhos cantando na mangueira em frente da janela do quarto… Quem não teve nunca vai sentir falta. Quem teve, sonha!)

11 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de ideias de decoração para sala aonde não tenho opção nenhuma de centralizar minha TV com o sofá …

  2. Oi, Cintia,
    Não entendi bem o q vc quer dizer com não querer q seja uma simples janela… Será que quer que ela pareça maior e mais interessante ? Caso seja isso, invista na cortina ou persiana (ou as 2 coisas). Dependendo de como for seu quarto ,vc pode fazer a cortina maior que a janela, dando a impressão que esta é maior, por exemplo. Pode tbém colocar acima dela um cortineiro para esconder o varão e quem sabe instalar uma fita led para iluminar ?
    Espero ter ajudado
    bjo
    ROsana

  3. boa noite

    tenho um quarto pequeno em que a janela da para um corredor interno da casa,poderiam ajudar me com ideias para essa janela,quero manter a mesma para que tenha luz no quarto mas nao queria que fosse uma simples janela.

    obrigado

  4. Achei muito bacana! Parabéns pelo post, um ambiente bem planejado se transforma em um lugar aconchegante e funcional. Parabéns!

  5. Oi, Fabiana!
    Poxa, que bom que pude lhe ajudar! Olha, tanto morar em ap como em casa tem vantagens e desvantagens. Ap tem condomínio, vizinho que faz barulho, vazamentos que aparecem e são do vizinho…estas coisas. Ao mesmo tempo pode ter mais segurança e mesmo com problemas q podem acontecer, a manutenção do ap é mais barata que a de uma casa, pois vc tem quintal, estrutura, enfim… tudo é por sua conta em uma casa. Mas a verdade é que o q mais importa é que tem gente que não se acostuma com um ou com outro. Minha mãe por exemplo, odeia apartamentos. Ela gosta de quintal demais … Enfim,.. é uma coisa complicada…

    bjo e muito obrigada!!!
    ROsana

  6. Os ambientes não foram projetados nem executados por mim, joão. Só os uso para exemplificar o conteúdo.
    abs
    Rosana

  7. no corredor de meu novo consultorio tenho uma metragem de 4 e vou colocar uma placa de acrilico de 40×30 de sinalização e imagens de paisagens de outono . posso colocar do mesmo tamanho as imagens e com a mesma moldura . tem papel de parede e crste no gesso nessa parede . obrigada

  8. Oi, Rosana, bom dia

    Gostaria primeiro de parabeniza-la pelo seu Blog, muito útil, inspirador e confesso que em certos horários do dia o consulto até para relaxar as idéias. Já conversamos uma vez onde te perguntei se era possível uma cozinha em uma área de 6m² e você me enviou algumas fotos de que sim era possível. Eu pretendia sair de uma cozinha até que grande de 12m² mas escura, sem funcionalidade, isolada da área de confraternização da casa que é a sala. Depois de muito estudar e até por questões financeiras, consegui tirar meu projeto do papel, hoje tenho uma cozinha de 7,5m², mas muito confortável, arejada, clara, super funcional, estou amando ela. Muito obrigada pelas dicas.
    Bom sobre este tema de salas estreitas, confesso que só de ver as fotos, me dá uma angústia, parece que vai sufocar, moro numa casa de 70m² é bem confortável considerando os projetos de apartamento atuais, mas confesso que sofro para conseguir manter tudo em ordem, principalmente quando se fala de quintal e aí vem aquela vontade de ir para um apartamento. Então fico nesta dúvida, será que vale todo o trabalho que dá para se ter o conforto de morar numa casa? Bom se tiver posts relacionados a esta comparação, me indique. Obrigada e sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui