Pincei da internet  cozinhas com detalhes interessantes que podem ser usados em cozinhas pequenas, médias ou grandes e que são soluções ou funcionais ou bonitas ou as 2 coisas, o que é muito melhor! Vem analisar comigo o que é bom ou não para a sua!

Detalhes de cozinhas inspiradoras

Detalhes de cozinhas inspiradoras cozinha cinza e preto

(foto:Arquitrecos)

Esta pequena bonita cozinha, que não sei pq tem uma pia tão pequena, acerta no chamado “front” em espelho que acho super mais fácil de limpar e dá amplitude e na porta que separa a cozinha da área de serviço: Ela tem vidro que deixa passar a luminosidade e “persianas” que deixam passar tbém ventilação. Claro que dificulta a limpeza, mas acho mesmo que vale a pena, pq vc pode realmente fechar a porta e não perder quase nada neste item tão importante. Também gosto da solução dos trilhos que permitem uma boa iluminação (e direcionável) sem perder altura com forro. O piso, provavelmente vinílico, é bonito mas não permite que vc “taque” água para limpar como se faz aqui. Mas dá para conviver em uma cozinha que seja para apartamentos de pessoas que mais comem na rua (solteiros e casais sem filhos) do que para famílias grandes.

Detalhes de cozinhas inspiradoras  cozinha com prateleiras

(foto:ibahia)

Em cozinhas pequenas é obrigatório usar as paredes ! Dá trabalho manter limpo? Sim, dá. Mas o retorno em ter o que vc sempre usa à mão (escolha bem!) e ter lugar para guardar o necessário vale a pena! 

cozinha preto e branco

(foto:Arquitrecos)

Uma combinação ousada e diferente para aqueles que não gostam de muitas cores e/ou tem cozinha aberta para a sala – e que não pesa ou escurece demais, mesmo em cozinhas pequenas – seria esta: Tudo preto e branco, mas cheio de informação que não “pesa” demais pq é preto e branco, o piso não seria visível fora da cozinha e  os armários são brancos. Além disso, o preto e branco no piso “abafa” um pouco aquela sujeirinha que teima em aparecer demais qdo o piso é todo preto ou todo branco.

cozinha aberta para sala preta madeira e cinza

(foto: casaejardim)

A mistura de cinza, preto e madeira/dourado já se tornou clássica com o estilo industrial e nesta cozinha ficou muito bonita. Os pontos a destacar: As prateleiras acima do balcão, que criam um espaço legal para armazenamento e atenção para o recuo na bancada que permite que nossas pernas tenham onde ficar (este ponto é importante demais e tenho visto muitos projetos que “esquecem” disto. Mesmo neste, ainda acho que o recuo é pequeno).

cozinha cinza e preto

(foto: casaejardim)

Para quem gosta e coleciona livros sobre culinária e tem algum espaço, pegar 10 cm de um móvel e separar para criar prateleiras como esta é muito legal. E fica super bonito. É claro que se vc não curte tanto culinária e tem espaço pequeno, use-o para coisas mais importantes prá vc! Nunca gaste espaço só pq é bonito, principalmente se vc não tem tanto espaço assim.

tresstudio antes9

(foto:tresstudio )

2 coisas me chamaram atenção nesta cozinha: O preto na parede de fundo que segue para o teto (ótima ideia para cozinhas bem iluminadas e que são pequenas e baixas – perceba que vc não tem uma noção clara da profundidade e altura com este artifício).  A outra coisa são os pequenos puxadores redondos. Eles são simples e talvez vc os ache meio bobinhos. Mas eles tem uma vantagem: São fáceis de limpar! Tenho pensado muito nestas soluções atuais que evitam puxadores “para fora” mas que, no final, quase impossibilitam que eles sejam limpos direito (ainda mais em cozinhas que são muito usadas…). É uma coisa a se pensar, pq cozinha é uma trabalheira, não é mesmo?

O q quero que vc perceba é que a cozinha é, provavelmente, o ambiente mais difícil de projetar pq detalhes são importantes demais e podem trazer dificuldades na manutenção e limpeza. Qdo projetar a construção ou reforma de sua cozinha pense em vc usando-a no dia-a-dia. É claro que ela tem que ser bonita, mas antes de tudo, tem que ser funcional!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui