Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Infantil

10 razões para fazer um espaço criativo no quarto dos seus filhos

Não se trata somente de ser bonito ou estar na moda! Ter um espaço para permitir e expor a expressão artística do seu filho, desde os primeiros garranchos, é importante para o desenvolvimento dele. Muito! E de diversas formas! E o melhor: Não ocupa espaço praticamente!

um-quarto-teen-acasaqueaminhavoqueria

(foto: acasaqueaminhavoqueria)

Abrir um espaço para que a (ou as) criança possa colocar o que quiser, sem regras rígidas demais (e por menor que seja), desenhar, brincar com telas, tecidos, tintas, papéis canetas, massa, lápis…e ainda emoldurar ou deixar de alguma forma expostos os seus “trabalhos” traz os seguintes benefícios:

vmdesignblog6

(foto:vmdesignblog)

1) Estimula a coordenação motoracom o manuseio de canetas, giz, lápis ele terá mais facilidade para aprender a escrever, por exemplo.

 apartmentromane

(foto:apartmenttherapy)

2) Estimula a criatividadeQuer coisa mais importante para o futuro sucesso profissional do seu filho? O espaço em que ele pode fazer “o que quiser” é uma área de experiências que ele vai ter na mente no futuro.

asarquitetas estudo

(foto:asarquitetas)

3) Reforça a auto-estima“Dar valor” a qualquer “produção” autônoma da criança faz com que ela tenha menos medo de ser criativa e realizar coisas originais no futuro.

casatreschic5

(foto: casatreschic)

4) Estimula a organização –  Tendo o seu “espaço de criação” delimitado a criança pode aprender sobre limites e vai facilitar que ela aprenda a organizar as coisas no quarto.

casatreschic6

(foto: casatreschic)

5) Estimula os sentidos – O tato e a visão, principalmente, são “amadurecidos” pelo contato com cores, texturas e diversos materiais.

coisasparacriancasquarto

(foto:coisasparacriancas)

6) Permite o contato inicial com técnicas artísticas Pode ser que ela ou ele não se torne um artista (e pode ser que sim!) mas com certeza, terá maior facilidade em carreiras em que elas são necessárias (arquiteto e designer, por exemplo)

emilyAClarkquarto

(foto:emilyAClark)

7) Estimula a curiosidade por novos conhecimentos –  Diversos ramos da Arte, História, Geografia, Ciências…muitos interesses podem ser criados ou estimulados através do desenho, pintura e do contato com as artes em geral (quadros, fotos, pequenas esculturas, desenhos, etc) 

nicetylivejournal 7072498_original

(foto:nicetylivejournal)

8) Capacita para novas e diferentes formas de expressar sentimentos Desenhar uma carinha raivosa com muita tinta vermelha e amarela ao invés de quebrar um brinquedo em um momento de raiva é algo que pode ser ensinado…A partir daí, o conhecimento de que podem haver inúmeros jeitos de colocar os sentimentos para fora e ser mais feliz (ou equilibrado, quem sabe?)

openhouse decoracao-apartamento-pascali-semerdjian-13

(foto:openhouse)

9) Estimula o maior conhecimento e a expressão da personalidade e gostos pessoais O contato com a arte e a possibilidade de escolher o que se deseja livremente no seu cantinho permite que a criança descubra mais rápido do que gosta ou não gosta, o seu estilo pessoal. 

perfeitaordem menina

(foto:perfeitaordem)

10) Pode melhorar a relação entre filhos e entre pais e filhosA expressão artística, inclusive das crianças, é uma forma de mostrar sentimentos, conflitos, o íntimo que muitas vezes uma criança não sabe ainda verbalizar. Usar e participar das atividades artísticas do seu filho e estimular que eles “façam arte” juntos vai mostrar muita coisa para você , mãe ou pai, tanto do seu filho como da relação dele com o seu mundo e a família.

Suburban-Loft-Brett-Mickan-Interior-05-1-Kindesign

(foto:1-Kindesign)

Não menospreze a importância de um espaço criativo para seus filhos. Assim como o contato com a arte de outras formas:

thebooandtheboy7

(foto:thebooandtheboy)

Visite museus com seus filhos, leve-os ao teatro, estimule o estudo de artes nas escolas,

thebooandtheboy15

(foto:thebooandtheboy)

Conte a história daquela pessoa representada na estátua da praça, invente junto com eles, histórias fantásticas…

     thecreativeexchange Creative-Ways-to-Display-Kids-Art-Work-500x497

(foto:thecreativeexchange)

A gente nunca sabe o que vai ajudar o futuro de um filho de verdade, mas não podemos perder oportunidades fáceis de serem implementadas e que não tem contra-indicações, muito pelo contrário!!!

Posts relacionados

Comentários:

[…] fim, leia o excelente post da amiga Rosana Silva do Simples Decoração com 10 bons motivos para criar um espaço criativo para seus […]

Projetos de arquitetura · 15 de setembro de 2017 às 14:08

Belas decorações

Responder

Deixe o seu comentário!