Prestando atenção às belas fotos de ambientes bonitos até, às vezes nos deparamos com exemplos que podem funcionar em fotos ou em mostras de decoração, mas que definitivamente você não deve copiar na sua casa… Vejam alguns exemplos:

Coisas que vc vê nas revistas mas não precisa repetir na sua casa

Coisas que vc vê nas revistas mas não precisa repetir na sua casa

Mesmo que a comida seja tão boa que dê vontade de comer rezando não escolha assentos sem pensar na altura da mesa. Se esta mesa tiver  altura regulada o q adianta se o assento não for regulado tbém? (aliás  alturas reguladas em mesas e assentos podem ser uma boa ideia para servir com conforto adultos e crianças – um grupo primeiro e outro depois – pensei nisso agora…será que funciona no dia-a-dia?) 

B2DECOR - Business to Decor5327649_n

É claro que este puff foi colocado para “preencher” a foto. Quem vai colocar um puff  quase”fechando” uma porta ?

iluminação-mesa-de-centro

Um problema recorrente em fotos com lâmpadas acessas: A sala é linda, mas o vidro na mesa de centro reflete de uma forma bem feia a luz dos spots no teto. Há diversas formas de evitar este problema, que estraga a beleza de qquer sala…Espelhos, vidros e materiais cromados ou dourados são reflexivos. Não devem receber iluminação pontual direta. Prefira a indireta. O uso de iluminação difusa, difusores  ou filtros com vidros foscos tbém diminui os reflexos indesejáveis.

decophotocozinhapequenapb2

Provavelmente cozinhar neste fogão, principalmente com panelas grandes e nos pontos do fundo vai ser desconfortável. Isso porque, além dos armários superiores serem um pouco mais estreitos que os inferiores, a coifa está muito baixa, percebe? Compare com a foto abaixo:

charming-apartmentFreshome30

Olha a diferença! Veja mais sobre estas medidas importantes na cozinha neste post

decophotocozinharecortada3

Desníveis entre ambientes devem ser evitados sempre. Mas quando não tem jeito, os degraus devem chamar a atenção e ter medidas de escada. Além disso, temos que ter muito cuidado ao posicionar móveis perto destes degraus. Primeiro para permitir e facilitar a circulação, segundo para evitar a distração de quem vem de fora, fica olhando para a mesa, tropeça e cai em cima dela ! 🙁 

freshomeSwedish-Cozy-Home

Iluminar quadros bem é quase uma arte. Vc tem que escolher lâmpadas que não danifiquem a obra, que tenham uma ótima reprodução de cores e um facho e distância tais que iluminem por igual o quadro. NADA do que acontece nesta foto, que está iluminando a parede acima com um foco muito direcionado. 

kitinete-cama1

Outro problema recorrente em fotos onde há TVs – muitas, mas muitas vezes mesmo, elas são posicionadas acima do ponto ideal, que é a linha dos olhos de quem está sentado (mais ou menos pq é claro que as pessoas tem alturas diferentes, mas a média entre todos será uma posição boa para todos). Outra necessidade (que tbém tem a ver com ergonomia – o conforto do corpo) é que o máximo de pessoas sentadas consigam ver a tv de frente, sem ter que virar o pescoço para qquer direção.E outra ainda é evitar que ela seja posicionada na frente ou atrás de janelas, principalmente onde bate muito sol. Se não tiver jeito MESMO, as cortinas devem proteger o equipamento e proporcionar conforto para ver tv de dia. Esta foto mostra todos estes problemas juntos!

Retro-Revival-Sarah-Gallop-Design-02-1-Kindesign

Outro ambiente bem bonito mas com 2 detalhes que chamam a atenção: 1) A circulação foi prejudicada com as cadeiras da mesa e bancada muito próximas. 2) O banco é muito alto para a mesa e bem mais alto que as cadeiras, o que fica estranho (imagine as pessoas sentadas) . Se quisesse ser chata eu ainda reclamaria dos spots acima da mesa que não estão centralizados e talvez não a iluminem muito bem.

Retro-Revival-Sarah-Gallop-Design-02-1-Kindesigna

Veja no meu “arranjo” acima como as coisas parecem melhor…

Este é mais um dos posts onde o que quero enfatizar não são os erros das pessoas, mas sim que você deve observar bem se o que está colocando na sua casa vai funcionar para você, lhe trazer conforto, evitar acidentes e fazer a casa funcionar melhor (neste link há outros na mesma linha)

O detalhe é essencial no bom design e decoração.

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei as dicas.
    Às vezes ao querer deixar o ambiente mais bonito, cometemos erros básicos como esses.
    Abraço
    Débora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui