Muitas dúvidas na hora de escolher os modelos de cortinas para a casa ? A sala tem janela e porta na mesma parede e não sabe o que fazer com a cortina ? Você tem mais que uma janela no quarto ou na sala ? Entra muito sol, prejudica ver tv mas você não quer ficar no escuro o tempo todo? Tem um móvel encostado na parede da janela ?  A janela não é centralizada?

Escolhendo a cortina certa – 10 problemas e suas soluções

Selecionei  algumas fotos que resolvem 10 dúvidas comuns e vou explicar porque estas soluções foram usadas. Isso vai ajudar você a encontrar a SUA solução perfeita!

Escolhendo a cortina certa - 10 problemas e suas soluções

(foto: casaabril)

1) Sala grande com muitas portas ou janelas – Na foto acima,   cortina e persiana  nas portas permitem que mesmo em um ambiente onde entra muita luz, você controle a luminosidade sem precisar de cortinas grossas.  Podia ser uma só cortina mas como há uma certa distância entre as portas  separá-las  faz o ambiente ficar menos pesado (e é mais econômico).  Para manter a leveza, a janela recebeu somente uma  persiana – igual às outras, para dar unidade ao conjunto –  e isso ajudou a aumentar a atenção para as portas. Repare que o trilho da cortina está acima do forro  – para isso o forro precisa deixar uma área para a colocação do trilho no teto. Assim:

cortineiro

(fotos: Casaabril e espaçocasa)

achadosdedecoracao salon_con_sofa_en_v_1021x1280

(foto:achadosdedecoracao)

2) Porta e janela próximas com sofá encostado na parede – A cortina romana é ótima para uma janela pequena quando o sofá está encostado na parede – Ela não cria volume mas não seria a melhor solução para a porta, onde a cortina em trilho indo até o chão é  mais funcional e coerente. Mas veja que foi usado  o mesmo tecido, o que dá unidade ao conjunto.

revistacasalinda ape-depois-da-reforma2

(foto:revistacasalinda)

3) Janela e porta (ou 2 portas?) na parede que vai da área de estar à de jantar –  Uma cortina cobre toda a parede,  Ela é leve e o ambiente é grande o bastante para não “sufocar” com a cortina larga, que delimita muito bem a área de estar.

casadosoutros ManuOristanio_DSC_1222

(foto:casadosoutros)

4) Porta de entrada e janela na mesma parede da sala pequena em estilo descontraído – O estilo da decoração da sala acima, seu tamanho, a mesa encostada na parede e a falta de sentido em ter uma cortina em porta de entrada deste tipo  fez com que a persiana fosse uma solução coerente, simples e funcional (acho que se ela fosse um pouco mais comprida ficaria melhor ainda).

trestudio rimage_(23)

(foto:trestudio)

5) Porta em vidro e janela muito próximas – Nesta sala, devido ao estilo de decoração mais feminino, a posição e material da porta e a grande janela agarrada nela, a cortina leve em toda a parede faz todo o sentido. Veja que há espaço para  parte da cortina ficar atrás da porta sem atrapalhar nem ficar “apertada”…Para cortar a luminosidade o tecido poderia não ser translúcido, ter forro,  ser duplo, etc. E veja que neste caso o trilho está exposto e bem próximo ao teto.

05e-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco

(foto: casaabril)

6) Sala corredor (pequena e comprida, com janela ou porta no fundo – Uma solução comum, simples e econômica para as salas-corredor: Um cortina com varão  (neste caso, ele está um pouco baixo – a altura ideal é centralizado entre o fim da porta e o inicio do teto)  mas é preciso atentar para o espaço que a cortina vai ocupar nas laterais. Aqui veja que o rack, a prateleira e o sofá permitem que a cortina, que ocupa um bom espaço, fique sem “apertos”, o que é bem feio quando acontece.

17a-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco

(foto: casaabril)

7) Outra sala corredor – Veja que a parede para o rack é bem pequena. Então escolheu-se colocar a cortina cobrindo somente a área da porta. Acho que só vale a pena fazer isso se não tiver jeito. Além disso, em tetos baixos como este, é preferível que a cortina seja em trilho no teto… a sanca só faz o pé direito ficar menor ainda.. Veja a diferença nesta montagem mal feita que eu fiz (rs!):

17a-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espacoa

(Claro que morando em ap alugado, por exemplo, pode não ser possível fazer esta modificação)

16-apartamento-sessentao-de-85-m2-parece-novo-apos-a-reforma

(foto: casaabril)

8) Outra sala (quase) corredor –  Só para mostrar outra solução  – a persiana – que pode ser usada sozinha quando o estilo da sala é descontraído. Para maior formalidade pode tbém ser acrescida uma cortina. E sempre que houver móveis ou sofá encostados na parede elas são ótimas soluções.

cabeceira_painel_arquitrecos_via_casa_e_jardim_02

(foto:Casaejardim)

9) Quando a porta ou janela não está centralizada na parede – Uma das soluções é  assumir a assimetria e fazer algo na parede lateral que dê graça ao conjunto (como os quadros neste quarto). A cortina romana “sequinha” é um pouco maior que a janela para diminuir o escape de luz natural nas laterais, que acontece com romanas, painéis e rolos eventualmente, dependendo da qualidade e instalação). Para quem precisa de escuridão total é melhor uma boa persiana em madeira escura e talvez uma leve, não translúcida e curta cortina na frente da persiana.

home-designing glass-coffetable-600x424

(foto: Yodezeen)

Outra solução é desconsiderar a posição e tamanho da janela e fazer a cortina como esta: 2 tecidos, um leve, claro e translúcido e outro, nas laterais, em tamanhos iguais nos 2 lados, mais escuro e espesso. É a melhor solução, usando cortinas, para controle da iluminação natural. E eu acho que as cortinas muito compridas, como estas, não são funcionais no dia-a-dia. Acumulam mais poeira ainda..

cepaynasi a52

10) A porta ou janela abrem para dentro – Há 2 soluções possíveis: a) Colocar trilho ou varão maior que a janela ou porta: 30cm ou até mais (se a cortina for volumosa).

6a00e55008157688340192aa5f5270970d-600wi

A 2a. opção é colocar cortinas/persianas do tipo rolo ou romana que se feche totalmente à frente da janela, de forma que seja possível abri-la quando a persiana estiver recolhida. Portas e janelas que abrem para dentro são as mais difíceis e custosas. As 2 soluções não permitem um bom controle de luminosidade. Se puder optar por portas ou janelas que abram para dentro e tenham venezianas, esta é uma boa ideia!

Ainda tem dúvidas? Escreve aí que eu farei outro post com mais dúvidas e soluções! Mas antes veja esta série sobre as características das cortinas. Sua resposta pode estar aqui.

68 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Larissa,
    È melhor evitar que a cortina invada a escada, até por uma questão de segurança. É possível que a cortina não vá até o piso sem ficar feio? Pense nisso também
    beijo
    Rosana

  2. Ola! Meu pe direito é duplo e a janela fica rente a parede que inicia a escada. Nesse caso seria melhor deixar a cortina invadir a escada para garantir o espaçamento lateral e fazer um recorte do degrau na cortina ou manter a cortina rente a janela?

  3. Oi, Lais!
    Como o quarto é pequeno, eu sugiro, a princípio, que você use a rolô e deixe-a sobrar abaixo um pouco dos lados para evitar que o Sol entre nas frestas. O ideal é que tenha um móvel, baú, banco, enfim, algo, abaixo da cortina e/ou que coloque quadros pequenos para decorar a parte restante da parede, por exemplo. Mas, se você deseja que o quarto seja mais romântico, e não tiver ou não puder colocar nada abaixo da rolô, prefira uma cortina comprida na parede inteira ou só na parte onde está a janela e coloque quadros pequenos na parede restante. Fica bem tbém. E o que importa é o clima que quer imprimir ao espaço.
    beijo
    Rosana

  4. Olá. Tenho uma parede em quarto pequeno que a janela não está centralizada. Devo usar cortina rolô somente para ela ou de tecido na parede inteira?
    OBS: A parte somente com parede é o mesmo tamanho da janela (1,5m).
    Bjs
    Laís

  5. Olá, Beatriz!
    Na parede que ocupa toda a parede, se não tiver móveis encostados, sugiro usar cortina leve, nada incorpada, mas em tecido que não permita visibilidade por fora (pode ser até um voal com desenhos na mesma cor do tecido, por exemplo) de cor similar à parede, do teto ao chão. Sugiro sim, que coloque o mesmo tecido nas duas janelas.

    Veja também esses posts: https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/09/escolhendo-a-cortina-certa-10-problemas-e-suas-solucoes/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/02/complementos-da-decoracao-cortinas-parte-1/
    beijo
    ROsana

  6. Olá,
    Tenho uma janela grande que ocupa quase toda a parede de fundo da sala e na parede do lado (em que esta o sofá) tem uma “porta” de vidro, que não abre, que vai até o chão.
    Minha duvida é que tipo de cortina usar e se devo colocar a mesma nas duas janelas.
    Meu objetivo é diminuir a claridade e privacidade.

  7. Olá, Tenho portas de vidros com portadas que abrem para dentro, pretendo usar a porta de vidro fechada e usar 2 cortina, só que as portadas vão impedir que elas fiquem retas, tenho que tipo de cortina devo usar.? obrigada. Luciana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui