E a nossa super editora de Paisagismo e Jardinagem esteve na Expoflora 2017 e já mostrou, na primeira parte, 6 ambientes da mostra. Vamos ver mais? E atenção que tem vídeo  dos ambientes lá no   Canal do Simples Decoração no You Tube!

E também vamos ter mais fotos no Instagram e Facebook do Simples Decoração!

Expoflora 2017 – 2a parte – Ambientes

Ambiente 7 – Oficina no jardim – Ana Dix (arquiteta e paisagista)

A oficina para trabalhos manuais no jardim, ficou encantadora. Destaque para o azul das paredes e o pergolado metálico que pode ser montado e desmontado em qualquer espaço. Nas prateleiras, elementos simples, como potes de vidros pintados com frases que formam um poema ou com suportes de macramê. Duas treliças nas paredes: uma sobre a bancada para pendurar as ferramentas e outra para servir de quadro para o regador e vaso de zinco. As plantas verdes, com muita folhagem, formam jardim tropical: Ficus lyrata (conhecida como figueira-lira ou figueira-violino), Leea RubraCroton petra e MammyPlatycerium alcicorne (chifre de veado)Asplenium e Philodendron PacovaCalatheas. Espécies de baixa manutenção, cores fortes e durabilidade, em vasos autoirrigáveis (com mecanismo que a planta suga água de reservatório fechado) e piso drenante – dando continuidade ao ciclo natural da água. 

oficinanojardim P1050596

oficinanojardim P1050597

Ambiente 8 – Espaço Relax – Alexandre Gusmão e Cintia Zanuzzo (paisagistas)

O refúgio para o alívio do estresse do dia-a-dia pode ser dentro de casa. Nessa proposta, o spa com cromoterapia e jatos d’água direcionáveis foi decorado com decks de madeira com nichos para sentar. Ao fundo, uma parede com resistentes e volumosas Samambaias. O conceito de sustentabilidade na lareira ecológica (usa etanol, que é combustível renovável); Destaque para o resgate de uma técnica japonesa muito antiga, o Kokedama, uma variação do bonsai em arranjos suspensos conhecidos como bolas de musgo. No paisagismo composto por mais de 125 plantas e flores (Antúrios vermelhos, Bromélias e Orquídeas phalaenopsis), encontram-se as esculturais Dracenas arbóreas, as Kaizukas – com suas formas espiraladas e retorcidas que lembram um suspiro de confeitaria – e a elegante Palmeira Rápis.

EspaçoRelax20170824_125935

EspaçoRelaxP1050610

Ambiente 9 – Varanda – Daniela Vieira (arquiteta urbanista, especialista em iluminação)

Simplicidade e beleza revelada pelas imperfeições, assimetria e irregularidade dos materiais e acabamentos rústicos, em harmonia com a beleza natural das plantas. O jardim de temperos e ervas (AlecrimHortelãBoldoSalsinha e Lavanda) e plantas ornamentais (OrquídeasAsplênioAbacaxi roxo,MinicrisântemoSamambaiaPetúniasDracena tricolor e Azaléas) mostra como a vegetação tem um papel importante na transformação do ambiente. Blocos de concreto formam uma floreira que transforma-se em bancos ao receber as almofadas. Sobre a mesa de tronco de madeira, dois bonsais de frutíferas. Do outro lado, um jardim escultórico formado por Bromélias e Petúnias em maciços e plantas suspensas com a técnica artesanal japonesa Kokedama.

varanda20170824_125804

VarandaP1050613

Ambiente 10 – Coworking – Allan Oliveira (designer de interiores)

A ideia é inspirar o paisagismo e a decoração em um coworking, ambiente compartilhado por profissionais de diversas áreas. Tem mesas de trabalho, salas para reuniões e espaços de convivência. O ambiente foi projetado com fundamentos de sustentabilidade e bem-estar. O revestimento de tijolos sustentáveis traz quadros e plantas naturais estabilizadas. O Musgo parece brotar da parede. Os móveis, como as escrivaninhas lembram as antigas carteiras escolares e são de madeira de reflorestamento. A divisória é um canteiro de Cactos plantados em uma churrasqueira retirada da lixeira e a fritadeira que serve de vaso para as Suculentas sobre a mesinha de centro, que aproveita o tronco de árvore. No jardim da Jabuticabeira, o deck de pallets é uma espreguiçadeira. Os canteiros tem gramacactossamambaias e suculentas. Fechando o espaço, o aparador de musgo sob uma parede de tijolos de isopor recebe um tapete de pedriscos e suculentas.

coworkingP1050619

Ambiente 11 – Espaço Zen – Karina Taccola (arquiteta)

Um pequeno espaço retangular junto ao muro é mais do que suficiente para descanso e relaxamento. A decoração com elementos naturais, como o bambu e plantas ornamentais, como as diversas variedades de Sansevierias. Há fogueira de chão e mandalas decorando as paredes. O piso drenante faz a interligação com o jardim. Sobressaem Orquídeas phalaenopsis brancas e rosas de pétalas enormes.

espaçozen P1050625

Ambiente 12 – Descanso – Luciano Simões (paisagista)

Do pergolado feito de madeira de reflorestamento e coberto de junco, pendem as finas cortinas de cetim que balançam no ritmo das folhas das palmeiras que fazem sombra para a rede pendurada em bambus. A opção foi pelas plantas tropicais. A parede verde traz Samambaias, Peperômias e Asplênios e os Antúrios vermelhos formam um coração iluminado pelo Véu-de-noiva. Há ainda Guaimbês e Impatiens. O piso de tijolo demarca o caminho em meio à grama São Carlos Plus e os bancos e poltronas são de madeira de demolição.

Descanso20170824_125602

Ambiente 13 – Jardim da Família – Sandro Sander (paisagista) 

Um mesmo ambiente pode receber propostas bastante distintas que vão do desértico ao tropical. Enquanto de um lado as suculentas despontam entre os Cactos madacarus e os cerâmicos, do outro a fonte e o espelho d’água refrescam os alegres Kalanchoes que contrastam com a predominância do verde em seus vários tons e texturas. Os canteiros de plantas medicinais, condimentais e aromáticas (cebolinha, sálvia, salsa, hortelã, poejo, tomilho, manjericão e alecrim) servem de bordadura para os Kalanchoes. As Sansevierias cilíndricas e as trançadas em vasos ornamentam as bordas do que um dia foi uma piscina. Os blocos de tijolos formam os caminhos delineados por luminárias até as áreas de descanso. 

Jardim da FamíliaP1050638

Jardim da FamíliaP1050640

E veja a 3a. e última parte, com mais ambientes lindos da Expoflora 2017

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Serviço Expoflora 2017 :
36ª Expoflora
Localização:
 Holambra/SP
Data: 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, e no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil)
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$46,00
Onde comprar: na bilheteria do Parque da Expoflora (nos dias do evento), no site www.ingressorapido.com.br ou com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.
Informações para o público: (19) 3802-1499 / (19) 3802-1421

Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini
Cel (19) 9 9771-6735 – Vivo ou (19) 9 8840-6735 (Oi)
Atendimento: Caroline Magalhães, Bárbara Martins, Beatriz Scariot e Maiko Magalhães
Redação: (19) 3252-9385
[email protected].br
www.ateliedanoticia.com.br

5 COMENTÁRIOS

  1. O meu sonho é ter um jardim desses na minha casa… E estou preste a realizá-lo e através deste post tive uma noção de como criar o meu próprio jardim, obrigado por compartilhar assusto que nos ajudam no nosso dia-a-dia. Obrigada e uma grande abraço.

  2. Uma das exposições mais linda que existe! Quem nunca quis ganhar flores rs essas são lindas, bem vivas… A natureza é maravilhosa… Amei seu post e obrigado por compartilhar… Informações preciosas 😀

  3. Amo exposição de flores na verdade amo flores rs… Essas fotos mostra realmente como é lindo isso… obrigado por compartilhar esse conteúdo, amei de verdade… Uma grande abraço ^^

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui