É importante cuidar para durar ! Você gasta por volta de 20% do valor do seu imóvel para mobiliá-lo. Por isso, compre os móveis que devem durar muito tempo, como os de cozinha, por exemplo, da melhor qualidade que você puder.  Mas, além disso, é preciso ter cuidado com eles e muitas vezes esquecemos ou nem percebemos situações que prejudicam e diminuem a vida útil dos nossos móveis.Então vou lhe passar algumas dicas importantes:

Cuidar para durar – Móveis de Madeira e MDF

1) Peso excessivo:

Cuidar para durar - Móveis de Madeira e MDF

(foto: Apartment Therapy)

Além de ficar feia, entulhar uma estante de livros (que pesam prá burro!) pode prejudicar a estrutura do móvel. Ou divida melhor ou reforce a estrutura (prateleiras mais grossas e a cada 80 cm tenha algo para sustentar).

habitissimoarmarios-1516353

(foto:habitissimo)

Na cozinha, divida bem o peso de louças dentro dos armários – não faça pilhas grandes de pratos, misture peças pesadas e leves nas prateleiras – e coloque, se possível, as mais pesadas nos armários inferiores. Também tenha certeza que o compartimento do micro-ondas – algumas vezes bem pesados – o suporta sem possibilidade de envergar. Gavetas que vão receber muito peso devem ser reforçadas (pense nisso na compra, pois depois é gasto a mais…)

2) Uso no dia-a-dia:

manutencao-ferragens-movel-de-madeira-durabilidade

(foto: Hafele)

É claro que bater portas não faz bem a ninguém, nem ao móvel. Além disso, lembre-se de limpar dobradiças, corrediças e trilhos para que funcionem com o mínimo de atritos. E se morar perto de praia, lubrifique as dobradiças com silicone líquido (só as dobradiças – ele pode manchar a madeira). É sempre assim: Cuidar para durar !

Steve Cole Images—Getty ImagesVetta 140803_em_overconsumption

(foto:Steve Cole Images—Getty ImagesVetta)

Outro ponto importante é não colocar objetos que forcem as portas para fora  (como aquela colcha que você empurra para conseguir fechar a porta do guarda roupa empilhado de coisas…) . Na limpeza nunca use panos encharcados ou produtos químicos. Em geral, sabão neutro e esponja úmida e usada no lado macio resolve a questão. Outra dica: Saiba sempre contra o que o seu móvel vem protegido de fábrica (muitos já vem protegidos contra cupim, por exemplo – mas se não vierem tenha vigilância máxima ou contrate uma empresa para protege-los).

3) Calor excessivo: 

achadosdedecoracao salon_con_sofa_rinconero_y_libreria_1280x1177

(foto:achadosdedecoracao)

Móveis (e estofados também sofrem, viu ?)  expostos ao sol podem ficar com a madeira escurecida e seca e isso pode faze-la entortar. MDF e  laminados também sofrem com o Sol. Evite mesmo a exposição.Tenha cuidado com o Sol forte que entra pela sala e bate nos seus móveis e revestimentos, mesmo que seja por pouco tempo. Você simplesmente pode perde-los muito rápido.

cozinhaamericana_voceprecisadecor14

(foto:voceprecisadecor)

E atenção com móveis perto de lareiras ou churrasqueiras: Faça o mais afastado e/ou use materiais isolantes do calor. Sempre observe o manual dos equipamentos para saber quanto de área livre em volta eles precisam. Assim vc conserva tanto o equipamento quanto a marcenaria em volta e, além disso, evita acidentes sérios: Desde queimaduras até incêndios!!

4) Umidade: 

661984-A-água-pode-prejudicar-os-móveis-de-madeira.-Foto-divulgação

(foto: gmad)

Água é ruim para madeira e péssimo para MDF e aglomerado (estes não devem ser usados em áreas externas ou com muito contato com água de qquer forma). Os móveis com madeira prensada incham e se desmancham.Então, mantenha sempre secos, observe de vez em quando para ver se há vazamentos, e use a proteção de   impermeáveis entre produtos líquidos e madeira ou MDF. Móveis sem fundo atrás não são totalmente uma má ideia (e vc economiza!). A não ser que você guarde alimentos, que ficam mais protegidos em armários fechados.

Fontes: Fábio Rossini, gerente nacional de vendas da Häfele Brasil e Carlos de Oliveira, coordenador de treinamentos da Häfele Brasil.

Veja tbém este post com 18 sugestões para conservar móveis de madeira e sempre leia os manuais que em geral vem com os móveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui