Como você cria a tal “paleta de cores” se a sua casa está cheia de coisas de diversas cores ? Vem aprender aqui! Decoração – Paleta de cores na prática

Decoração – Paleta de cores na prática

Todo mundo fala sobre paleta de cores (inclusive eu e não foi só uma vez). Mas  vendo os comentários por aqui, continuam existindo dúvidas e dificuldades para combinar sofá com tapete, escolher cor da parede, enfim!  E a razão é essa: No mundo perfeito você escolheria a paleta ANTES de ter ou comprar qualquer coisa. Mas como fazer isso em uma casa cheia de bagulho de tudo quanto é cor ???? 

Simples: Editando! “E o que é editar, Rosana? “ Bem, vamos usar este ambiente  que eu modifiquei como ponto inicial:

Decoração - Paleta de cores na prática

Acho que dá para perceber que este ambiente, principalmente devido às cores, não “funciona”… Não está bonito, as coisas (almofadas, quadros..) não conversam entre si,  não é mesmo? Apesar da maioria dos itens serem “acinzentados” as coisas coloridas não tem harmonia,  não parecem ter qualquer “ligação”. Você sente isso?. Então, vamos editá-lo ??? Você pode seguir estes passos:

1) Retire do ambiente tudo que não for imprescindível. Em uma sala vc vai ficar com as paredes, piso, teto, e mais, por exemplo: sofá, mesa de jantar, cadeiras, rack, aparador, uma poltrona. É bem provável que fazendo isso, vc só tenha cores neutras na sala agora. Mesmo que não, vai ver as cores dos grandes elementos e, ou mudá-los ou trabalhar com eles. Depende do que vc gosta ou detesta.

Vamos lá mexer novamente no ambiente que editei acima e tirar tudo ou quase tudo que não for imprescindível:

sala de estar com itens imprescindíveis

(Foto (mal! rs) editada onde retirei quase tudo que não é imprescindível e não acrescenta cor demais. Este é o ponto de partida para escolher uma paleta que seja do seu agrado. E para fazer isso, vc pode:

2) Decidir o que mais lhe agrada (e que vc já tenha – isso é econômico)  no ambiente – Vamos dizer que é o quadro maior. E neste momento vc pode escolher a paleta de cores que vai seguir:

sala de estar criando paleta de cores

Observe que o quadro tem o cinza – já bastante presente no ambiente, além do branco (neutro) e do amarelo – que está repetido na almofada. E atenção que o leve lilás da outra almofada vem de uma escolha que tem a ver com o círculo de cores (lembra dele?)

circulo-cromatico1

Amarelo e violeta (a tendência para o lilás diminui o contraste, tornando-o mais “leve”)

E daí, o que podemos acrescentar?

3) Repetir a paleta escolhida em outros itens e equilibrar os tons:

mariakillam shari-charcoal-newestsala de estar harmonia

Esta sim é a foto original (do site da Maria Killam, uma expert em cores que admiro muito!) . Veja que: 1) O segundo quadro acrescido não “briga” com o quadro principal, como o da primeira foto  (ele era muito “forte” neste ambiente que é leve, percebe?) 2) O tapete agora tem uma cor prata, que combina super bem – é um cinza  mais claro que o sofá e por isso contrasta com o piso escuro, acrescentando luminosidade e equilíbrio ao ambiente.

Fala sério que não é muito mais harmônico e bonito este resultado? E olha que vc poderia usar, por exemplo, o amarelo, cinza e vermelho (q tem no quadro) para ter uma ambiente mais “quente” por exemplo. As opções são várias, depende do seu gosto e do que vc tem ou está disposto(a) a investir em mudanças, entende?

Quer ler mais sobre isso?

Estava contando e descobri que já fiz mais de 100 posts que falam, de alguma forma, de cor  , e fiz 2 séries de posts sobre cores: 1) Cores na decoração – Onde dou uma pincelada nos esquemas de cores e sobre cada uma das cores, do branco até o preto. 2) Combinando cores  – Onde falei sobre as combinações de cores neutra, contrastante, harmônica.

E não se esqueça de dar uma olhada nas nossas redes sociais e precisando, saber dos nossos serviços!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades e fazemos isso ON LINE!!!

8 COMENTÁRIOS

  1. Esse blog é uma delicia!!!
    Eu passo o dia inteiro lendo suas postagens e nem vejo a hora passar. Pra quem não é profissional ou estudante de arquitetura nem design ele tem uma linguagem super leve!!! Obrigado por existir e contribuir pra criatividade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui