Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Notícias

Decoração e design de interiores são coisas pra rico

Esta foi a frase que fez com que eu criasse o Simples Decoração, sabia ? E, agora, depois de quase 10 anos de uma decisão que mudou minha vida, quero lhe contar esta história. E com ela você vai entender o porque da “linha editorial” deste blog, quais os valores – éticos, morais –  atrás dos posts que escrevo, das fotos que escolho e ver que o Simples Decoração, é mais que um blog. É uma afirmação, um posicionamento em relação a muitos assuntos da vida – a minha e a sua.  Então:

Brown Park Bench Lake Outdoors Facebook Post3

(e não é tão grande assim!!) 

Se vc me conhecesse 10 anos atrás não iria acreditar que sou a Rosana do Simples Decoração. Eu era uma gerente de projetos de informática quase workaholic, que ganhava bem, feliz e, dona do meu próprio ap, não ligava nem para a decoração da minha casa e achava decoração uma coisa muito “mulherzinha” prá me preocupar com ela mais que o básico. 

Rosana-1aAAA

Eu hoje posso estar mais velha, mas estou menos idiota um pouco :)

As únicas coisas que destoavam do meu “pensamento lógico e pragmático” eram A) a paixão pela pintura, um hobby que estudei e exerço até hoje – Veja algumas das minhas artes aqui (e abaixo) e B)  Meu interesse por jardinagem. Passei a infância em uma casa simples mas com um terreno grande onde tínhamos hortaliças, frutas e legumes – usadas para melhorar nossa alimentação…Pai pedreiro e mãe costureira, 4 filhos… tivemos situações difíceis e esta “mini plantação” foi essencial e super prazerosa. 

quadros1

Minhas artes

Adulta, voltei a ter mais contato com plantas cuidando do jardim da casa de praia de meu marido e fiz alguns cursos de jardinagem pela internet.

Imagem 019_editedaA

Um pedacinho do meu cantinho de ser feliz, onde eu jardinava…meu marido tirou a foto ao lado da fontezinha q ele tinha acabado de fazer pra mim. Esta foto é muito especial 

Entre 2007 e 2008 o meu mundinho lógico e organizado caiu – meu marido faleceu, logo depois perdi o emprego e a depressão e crises de pânico não me deixavam ter uma vida normal. Precisava redirecionar a vida e queria que fosse diferente para fugir de lembranças tristes e recomeçar…

A Virada

Já havia me dado conta, com o exercício da pintura, que a beleza era capaz de nos transportar para cantinhos mais equilibrados da nossa mente. E também do quanto uma casa é importante para sentir segurança e conforto em um mundo que me parecia agora perigoso, difícil e doloroso. 

Recomeçar

Então meu interesse se voltou para Decoração e Design de interiores. Fiz curso técnico on-line mas senti que precisava “sair da toca” que o pânico nos impele a entrar…

  E acaba que dei com a abertura de inscrições na PUC-RJ para uma especialização com nome pomposo: Design de Interiores: Crítica, Método Projetual e Aplicação. Ele não existe mais…Mas foi uma transformação para mim.

Formada em Administração de empresas, com Técnico em Eletrônica e Especialização em Sistemas de Informática, não tinha  experiência, mas – devido à pintura e os cursos que havia feito antes, consegui ser aceita!

Minha turma era 90% de Arquitetas(os). Aprendi muito com o curso e meus colegas e acho que ajudei alguns também – ter conhecimentos diversos na bagagem e ser mais velha faz diferença! 

Agora é que entra a história da “Decoração e Design ser só para rico”:

estudospuc

(nenhum professor falou que eu tinha que usar “móveis de design” ou que só podia trabalhar para uma classe social…mas nas entrelinhas….)

Do que aprendi era claro o quanto um bom designer pode melhorar a QUALIDADE DE VIDA das pessoas.  O conhecimento de princípios e técnicas, ergonomia, funcionalidade, conforto visual, térmico, acústico, a importância da boa distribuição dos móveis, iluminação, segurança, acessibilidade…

Tudo me mostrava que design de interiores é indispensável para todos e, em geral, mais ainda para quem não pode comprar os móveis “de design” caríssimos que vemos na maioria das revistas e mostras de decoração. 

design2

(Bom design deve fazer sua casa ser funcional, segura e bonita para você – “Móveis de Design” são, em geral, maravilhosos, mas não são obrigatórios e sozinhos não fazem um bom design de interiores – é preciso saber usá-los! Foi isso que aprendi e constatei)

As pessoas que vivem em casas comuns – pequenas, com pouca iluminação natural, tetos baixos, enfim… casas deficientes em qualidade – precisam do design para conviver melhor com estas condições. 

A Contradição

Apesar de aprender isso, quando questionava porque as classes média e pobre quase nem conheciam o design de interiores (muito menos o usavam), recebia a mesma resposta: “Design é caro!“; “Estas pessoas não podem pagar por isso“; “Economicamente para o designer isso não é viável“… Enfim: “Design e Decoração são coisas para ricos!!! “

Transformando frustração em realização

Eu já tinha um blog mas,  a partir da frustração de ver aquele conhecimento sendo direcionado prioritariamente para um pequeno grupo da sociedade, sem uma razão lógica e afastando quem muito precisava dele, resolvi trabalhar com esta ideia e criei o SIMPLES DECORAÇÃO  (Acho que agora você já entende porque escolhi este nome).

assinatura-horizontal2

A marca faz parte da missão

E meu objetivo maior é e sempre será: Falar sobre soluções possíveis para o maior número de pessoas, explicar, de forma simples, o importante aprendizado que tive do que é o verdadeiro Design de Interiores:

Não se trata de móveis caros e exibição. Trata-se de MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA! 

O público alvo 

E sim, quem não tem o que comer ou casa para morar dificilmente vai ter condições até psíquicas para se preocupar com isso. Mas há um MUNDO de gente que pode usar o Design de Interiores para melhorar a sua casa, dentro das suas condições financeiras! 

E um monte de designers que podem começar a ver sua profissão como muitos já vêem: Um conhecimento valioso para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

bf4ce2108eb03dda2fe39aa2b3107109--scottish-independence-celtic-women

Todos só precisam saber que sim, podem!

Conhecendo um pouco do assunto – que não é a complexa teoria da relatividade, afinal! –  mesmo leigos podem fazer por suas casas muito mais do que estão fazendo, gastando o mesmo ou até menos, com criatividade e sorte!

E designers podem pensar além de marcas de luxo ou “alto design” para atender necessidades e solucionar problemas.

É isso que o Simples Decoração quer mostrar:

design3

Então, me sinto feliz por, mesmo quase não dando espaço para fotos de casas luxuosas demais só usando-as como base para falar de conceitos importantes que não dependem do luxo para existirem e nada falando de soluções que só envolvam valores absurdos, o Simples Decoração está aqui, quase 10 anos depois, respeitado no meio, com uma boa audiência, um pouco longe dos holofotes enganadores, mas vivo e fiel à razão porque foi criado

E espero mesmo que você esteja no time dos muitos que com a ajuda do Simples Decoração agora acreditam nisso!

(PS.: Este post foi difícil de escrever ! Não gosto de expor a minha vida…Mas o Simples Decoração tem a ver com ela demais. Espero q ele seja interessante para vc ter lido!)

Posts relacionados

Comentários:

Andreia Martins · 04 de dezembro de 2017 às 22:45

Parabéns pelo post ..Muito bom…

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 22:54

Muito obrigada, Andreia!
bjos
Ro

Cleusa · 04 de dezembro de 2017 às 23:44

Gosto muito do que escreves, com clareza e objetividade, tanto quanto gosto do teu olhar para a decoração.
Muito esclarecedor este texto, para que as pessoas tenham conhecimento do real motivo de decorar a casa e não é só enfeitar
Parabéns

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 11:07

Muito Obrigada, Cleusa!!!
Um grande beijo
RO

Ana Elisa · 04 de dezembro de 2017 às 10:42

Parabéns pela linda história! Sou designer de interiores e concordo completamente com a sua visão. Concordo e aplico diariamente no exercício dela! Obrigada por compartilhar sua história. São colegas de profissão como você que nos animam em continuar nosso trabalho.
Design de Interiores também não foi minha primeira opção, mas sempre uma paixão. Tive que quebrar algumas barreiras para seguir esse caminho e hj me vejo mais feliz trabalhando com o que gosto!
Continue com o ótimo trabalho! Parabéns!
Beijos.

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 11:07

Muito Obrigada, Ana Elisa!
Batalhas difíceis todo dia, mas todo dia temos alguma vitoriazinha q nos anima, como receber estes comentários, por exemplo!
bjo
Ro

Mena Maria · 04 de dezembro de 2017 às 10:44

Bom dia Rosana. Visito o Simples Decoração todos os dias, sou interessada em ler os seus textos, ver as imagens e aprender um pouquinho mais. Sempre tiramos das dicas algo que nos é ou será útil, em algum momento. Que bom que através dele e de outras ações em sua vida, você superou suas dores e dificuldades. Continue isso faz bem à você e a nós. Um abraço.

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 11:06

Muito Obrigada, Mena!!!
E a casa é sempre sua! rs!
bjo
Ro

Fabiana Tardochi · 04 de dezembro de 2017 às 11:12

Fico muito emocionada com sua história e muito contente também por não estar sozinha com estes mesmos princípios e pensamentos. Não tenho conhecimento técnico na área por formação, mas por ser curiosa e por isso quero que todas as pessoas possam ter qualidade de vida e possam viver rodeadas de beleza e funcionalidades e não deixar apenas que a decoração seja elitizada.
Continuemos fazendo nossa parte então.

Um beijo

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 11:14

Oi, Fabiana!
Muito obrigada por seu comentário. E “Tamo Junta” fazendo nossa parte sempre!
bjo
Ro

Christiane Silva · 04 de dezembro de 2017 às 11:46

Rosana, você é uma inspiração!
Vida longa ao Simples Decoração. <3

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 12:16

Obrigada, Christiane sua linda!
bjo grande!
Ro

Marcia Nassrallah · 04 de dezembro de 2017 às 12:13

Parabéns Ro. Histórias de alegrias, tristezas, perseverança, resiliência, esforço e muito amor por você e pelo próximo, é isso que acabei de ler. Eu te admiro e sou muito muito muito grata por ter o privilégio de participar do Simples Decoração. Texto maravilhoso.

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 12:15

Obrigada, amiga Marcia!
Pelo comentário, por todo carinho, pela dedicação ao SD. Vc é uma benção!
bjo
RO

Lu Leal · 04 de dezembro de 2017 às 12:52

Que bacana sua trajetória.
Você falou de uma maneira tão clara tudo o que penso a respeito da decoração e do design.
Parabéns pelo seu trabalho!!!
Beijo
Lu

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 13:33

Obrigada, Lu!!!
grande beijo
RO

Chrystianne Leite · 04 de dezembro de 2017 às 15:05

Você é uma linda, Rosana! Acompanho seu blog há algum tempo porque gosto de design de interiores e quero aprender mais sobre isso. Seu blog é gostoso e muito generoso. Aprendo muuuuito! Já gostava de você, agora gosto mais ainda por sua história de vida. Parabéns pelos 10 anos! Espero que você continue fazendo sucesso e que você alcance seus objetivos para continuar nos presenteando com seus conhecimentos. Obrigada, obrigada, obrigada!

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 17:11

OI, Chrystianne,
Muito obrigada pelo comentário e pela companhia! Quero te ver sempre por aqui!!!
AH, na verdade fizemos 8 anos em Novembro!
Te aguardo para comemorarmos os 10 !!
bjo
Ro

ana abdo · 04 de dezembro de 2017 às 18:17

Oi Rosana,
Conheci o “simples decoração” por acaso. Estava reformando uma casa e iria começar a decoração do zero. Então seu site foi uma bússola na minha investida. Além do site, eu sinto uma empatia por você muito grande. Depois dessa ultima postagem, 04/12/2017, penso que você é uma pessoa muito grande de valor. Desejo muita saúde e paz pra você e que a cada ano seu trabalho seja um sucesso como tem sido até então. Grande abraço.
Ana Abdo

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 10:57

Oi, Ana!
Poxa, fico tão, mas tão feliz com seu comentário! Muito obrigada e tudo de bom para vc tbém, sempre!
bjo
Rosana

Cássia · 04 de dezembro de 2017 às 21:51

Muito obrigada por compartilhar conosco sua história! Vc tem um coração de ouro e isso transparece em seus textos. Deus te abençoe muito, Ro!

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 10:56

Oi, Cassia,
Muito obrigada pela presença constante, pelas palavras de carinho… vc é uma das joias que descobri com o Simples Decoração. Isso é uma benção!
bjo
Rosana

ana maria martins coelho · 04 de dezembro de 2017 às 22:08

oi Ro

Os posts em que falamos da nossa vida são sempre os melhores. Eu não te acompanhei no início do blog e achei sua história de vida surpreendente.
Acredito também que o design pode e deve ser acessível. Que uma casa mais bonita, agradável é qualidade de vida. Não sou designer, sou uma apaixonada por decoração. Já recebi foto de uma pessoa que morava muito precariamente e queria sugestão do que fazer pra melhorar a sua casa. Realmente eu fiquei sem saber o que responder, em choque com a foto. Sugeri que ela começasse a renovar sua casa com pintura. Nas paredes e móveis. Tinta é o jeito mais barato de renovar a casa. Então temos leitores de diferentes realidades mesmo.
Parabéns pela trajetória e continue sempre nos inspirando e ensinando RO.Aprendo sempre que venho aqui <3

bju grande
ana

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 10:53

Oi, Ana!
Muito obrigada por ter me acompanhando por todo este tempo, praticamente. Eu tbém recebo e-mails assim e me faz muito bem ajudar no que é possível.
Fico feliz que o Simples lhe inspire e ajude. É este o objetivo!!
bjo
RO

Claudia Sumaia · 04 de dezembro de 2017 às 22:40

Que bom saber que o blog reflete a sua vida. O design é para todos. Quem não gosta de uma casinha arrumada e aconchegante? Simples, sim, mas decorada!

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 10:50

Obrigada, Claudia!
bjo grande
RO

Edinan martiniano · 04 de dezembro de 2017 às 17:39

Minha querida, visitando seu lindo depoimento , vi transcrito minha vida e trajetoria atual. Te afirmo. Vou procurar te conhecer melhor pois isto me inspira muito. Obrigada

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 14:55

Oi, Edinan
Muito obrigada por seu comentário tão gentil!
um beijo
rosana

Sônia Volpe Maciel · 04 de dezembro de 2017 às 23:06

Foi muiiito interessante saber mais sobre vc e seu blog!
Descobri seu blog numa pesquisa sobre cores, para aplicar em meus trabalhos com feng shui. Achei um tesouro! Ele me dava tudo de que precisava e ainda era bem escrito (já lhe falei q vc escreve muito bem? rs), sem misticismos e bonito. Resumindo: algo de qualidade!
Logo depois. vi q vc estava concorrendo a um prêmio: votei; votei com uma felicidade incrível! Eu estava colaborando anonimamente com alguém para quem eu desejava muito sucesso. Puxa: vc conquistou o prêmio!!!! uhuuuuu
Achei vc muito corajosa, responsável e verdadeira qdo postou sua opinião além do tema do blog.
É muito bom amar à distância, reconhecer uma guerreira mesmo sem conhecê-la pessoalmente…
Esta história veio a ser coroada quando ganhei o sorteio do livro neste blog!!! Eu merecia! Guardo-o (e releio, né!) com muito carinho. Tenho muita admiração por vc, pesquisadora de primeira linha’, e muita gratidão!
Um abraço fraterno, com votos de prosperidade em todas as áreas de sua Vida!

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 17:11

Poxa, Sônia! MUITO OBRIGADA!
É tão bom saber que consegui com este trabalho, o carinho que recebo e que realmente não tem preço.
Um grande beijo prá vc e fico feliz com meu presentinho na sua casa!! Ele foi pra casa certa!! <3
Rosana

Esther · 04 de dezembro de 2017 às 20:59

Uma história de superação e com a simplicidade, nasceu fácil de seu coração um espaço maravilhoso que é muito aproveitado. Parabéns!

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 17:06

Obrigada, Esther, sua linda!
bjo
Ro

Myrella Masseli · 04 de dezembro de 2017 às 12:56

Post sincero… adorei!!!

Muito bom saber que mais designers pensam dessa forma.
Não é desfazer dos móveis e esculturas de renome, é mostrar que isso faz parte do Design de Interiores, mas não é o principal, não é o essencial.

Passamos por alguns perrengues na vida, para voltarmos mais forte!
Obrigada por compartilhar sua história.

Parabéns…

Responder

Rosana Silva · 04 de dezembro de 2017 às 17:05

Oi, Myrella!
Obrigada! É claro que também não desfaço da beleza dos móveis de design assinado e acho que todos que podem devem ter ao menos um.
Queria mesmo que todos pudessem ter móveis com qualidade, mesmo não assinados… Infelizmente, vemos muitos móveis de valor acessível que não tem o mínimo de qualidade…E acaba que mesmo pagando pouco, a verdade é que as pessoas gastam muito…
Obrigada a vc (e todos que leram) por ter lido neste mundo tão difícil de termos um tempinho livre!
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!