Muita gente decide reformar seus banheiros e lavabos no início do ano. Por um lado é uma medida econômica, já que muitas lojas de decoração e construção fazem liquidações. Por outro é uma canseira encontrar os profissionais liberados para tocar a  obra. Por isso vou lhe dar 20 ideias econômicas para reformar seu banheiro pequeno.

Dependendo de sua habilidade, você pode fazer poucas ou até muitas melhorias sem precisar de um profissional. Há coisas que pode fazer e já dão um ar de “reformado”, mesmo sendo pequenas…Há outras dicas para fazer reformas maiores mas tomar decisões que vão economizar material e mão de obra. Vamos lá?

20 ideias econômicas para reformar seu banheiro pequeno

A) Aquela decoração que parece reforma

Se você quer dar uma “cara nova” gastando pouco, veja estas ideias e coloque a mão na massa:

 20 ideias econômicas para reformar seu banheiro pequeno

(foto:mintyinspirations)

1) Adesivar ou pintar o armário; 2) Trocar o espelho; 3) Trocar ou pintar a moldura; 4) Trocar luminárias já existentes (se tem lâmpadas antigas por leds a troca ainda poderá gerar economia na conta de luz – pense nisso!

habitissimobanheiro-com-azulejosrosa-989023

(foto:habitissimo)

5) Pintar os azulejos com uma cor poderosa! Atualmente isso ficou muito mais fácil com tintas com pouco cheiro;  6) Trocar torneiras, ralos e chuveiro por modelos que se encaixem nas instalações atuais – vc não vai precisar quebrar nada e vai fazer muuuita diferença sim!; 7) Trocar (ou colocar um se não tiver) o armário superior. Você pode escolher um que seja fixado exatamente na mesma posição do anterior. Se o lugar para fixar tiver que ser diferente você precisa se certificar que não vai furar canos – veja a planta hidráulica ou solicite a ajuda do síndico em caso de condomínios ou se possível ou for o caso, de quem construiu a casa.

mixandchic pebblebeach7A

(foto:mixandchic)

8) No lavabo, coloque um papel de parede impactante –  No lavabo o papel de parede costuma durar muito pq não há umidade, água… Mesmo assim, escolha papeis de boa qualidade, possíveis e fáceis de limpar – Não adianta economizar na qualidade de produtos que devem durar muito tempo (isso vale para torneiras, ralos, chuveiros tbém, viu ?)

dcorevocenichos-no-banheiro

(foto:dcorevoce)

9) Investir em nichos externos – Novamente, só tenha cuidado com possíveis tubulações.  Os nichos são ótimos pois decoram e aumentam a área para guardar objetos, toalhas, etc.

decoist Green-penny-tiles-for-the-smart-shower-area

(foto:decoist)

10) Trocar a porta e/ou puxadores dos armários existentes.

E para ter economia com garantia de bom atendimento, não deixe de pesquisar a avaliação de outros compradores, principalmente em compras on-line. Você verá que, por exemplo, a Mobly é confiável na avaliação de muitas pessoas, possuindo uma grande variedade de produtos(inclusive para banheiros).  Muitos sites, como o TEC8 efetuam avaliações bem aprofundadas.

A) Pequenas / econômicas reformas

habitissimobancada-de-madeira-1519773

(foto:habitissimo)

11) Trocar o armário por prateleiras e caixas, barateando o material (e a mão de obra). 12) Trocar a bancada por bancadas feitas de materiais mais em conta – mas que sejam tratados para ter ou tenham boa durabilidade! 13) Trocar a cuba por outra que se encaixe no espaço da anterior – isso facilita demais o trabalho!

pinterest 139fb304b46

(foto:homebook)

14) Retirar (onde for melhor – as áreas que não recebem água diretamente) azulejos já velhinhos e pintar com tinta epóxi. Assim, vc gastará menos com novos azulejos pq a área a ser coberta será menor.

habitissimobancada-1518538

(foto:habitissimo)

15) O banheiro da foto nem é pequeno, mas o exemplo do armário serve bem para exemplificar: Há formas de tornar mais barata a marcenaria, qdo vc não usa puxadores, deixa nichos abertos, sem portas, enfim. Converse com o marceneiro sobre formas de economizar mantendo a funcionalidade, durabilidade e beleza dos seus armários.

habitissimocuba-de-sobrepor-1529743

(foto:habitissimo  – Projeto  -arquiteta Graça Brenner)

16) Coloque pastilhas em detalhes. Assim vc pode escolher ótimas e belas pastilhas e manter o orçamento mais baixo.

revistacasaejardimbanheiro-branco-com-paredes-de-cimento-741decorpaap_itacolomi-72_7376

(foto:revistacasaejardim)

17) Se for possível não ter box e usar uma solução como esta (veja que há um pequeno desnível na área do chuveiro) vc vai economizar bem. O vidro tem que ser de ótima qualidade e seguro para usar no banheiro e bancos (como o da foto, que poderia ser de alvenaria) e barras são super interessantes para sua segurança, mesmo que não tenha idosos em casa.

studioecasa11-apartamento-de-69m2-para-morar-trabalhar-e-receber-os-amigos

(foto:minhacasa)

18) Trocar janela / basculante por outra do mesmo tamanho –  O fato de ter o mesmo tamanho evita quebra quebra grande e vc pode escolher um modelo que melhore a circulação de ar no banheiro . Se vc mora em condomínio tem que saber com o síndico se pode mudar o modelo, ok ? 19) Trocar o modelo da cuba por uma de semi-encaixe –  Você vai conseguir mais área livre, pois a bancada pode ser mais estreita e, por isso, vai gastar menos material para bancada e armário!

dcorevoceespelho-com-iluminação-atras

(foto:dcorevoce)

20) Invista, sempre, em uma boa iluminação e na elétrica que não se vê !  O principal é a segurança (instalação bem feita) e funcionalidade (boa luz para maquiagem, fazer a barba…). Nestas questões não use materiais baratos e de baixa qualidade. Muito menos pessoas que não entendem do que estão fazendo. Isso é sério.

Agora, se seu banheiro tem problemas de infiltração ou vazamentos internos, cheiro de gás, problemas elétricos ou já é antigo e vc nunca fez – ou nem lembra quando fez – uma revisão hidráulica, de gás e elétrica, não adianta embelezar por fora o que está ruim (ou perigoso) por dentro:  O quebra-quebra pode ser obrigatório e – vai por mim – mesmo assim você vai economizar porque quanto mais esperar pior o problema fica e gastar para depois quebrar de novo é jogar dinheiro fora! É preciso chamar um profissional de confiança e enfrentar a questão!

14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,
    Vi e revi vários sites sobre reformas e construções de banheiros, contudo o meu é bem antigo para vc ter uma idéia é tão antigo queo Box do banheiro é blindex preto(rsrsrsrsrs), bom enfim
    A expectativa nessa reforma é a melhor possível, tirar o máximo da arrumação, transforma-lo em algo mais iluminado pois, ele é totalmente cinza inclusive as peças!
    Beijos e bfds!

  2. Fiquei apaixonada pelo rosa antigo de uns dos banheiros, na minha cidade procurei mas não encontrei… Você sabe me falar qual é a cor ou me dar alguma referência?

  3. Oi, Walter
    Esta foto é de um site estrangeiro, mas a cor é similar ao azul del rey da Suvinil. Mas é bom ir lá olhar e testar, ok?
    abs
    Rosana

  4. Oi, Tatiana!
    Em geral, vaso e cuba são da mesma cor. Qdo são diferentes, são bem diferentes (p.ex: branco e marrom) isso pq qdo as cores são próximas parece que é “um erro” e não uma opção, entende ? Ou que um está “encardido”…
    Então, será que vc encontraria esta cuba em preto, já que não acha em cinza igual o vaso ? (tbém tem que ver se o preto combinaria com o restante do banheiro, o q não é difícil, considerando que são cores neutras. E colocaria o assento em preto.
    Caso não tenha jeito, Sugiro então que a cor do assento e tampa sejam um cinza mais escuro, para chamar a atenção para eles.
    abs
    Rosana

  5. Ola,

    Sim, é para as pessoas sentarem normalmente, ou ele pode ser usado tb como uma poltrona usando almofadas? Ou vx.sugere mandar diminuir para 60?

    Obrigada.

  6. Eliane,
    O banco vai ter 68 de profundidade e é para as pessoas sentarem normalmente, certo ? Sendo assim, A não ser que vc coloque almofadas no encosto com uns 20/25 cm de espessura , este banco vai ficar muito profundo para ser confortável. Para vc ter uma ideia, meça a profundidade de uma cadeira que vc tenha em casa e considere confortável.
    bjo
    Rosana

  7. Olá, poderia me ajudar
    Eu mandei fazer um banco com encosto para a minha varanda que tem 1,00 de largura por 68 de profundidade. Vc acha que essa profundidade é desconfortável? Como vc poderia sugerir os assentos e encostos? Obrigada

  8. Oi Rosana, estou apaixonada pelas suas idéias, parei por um acaso num post seu de 2009 e estou lendo tudo agora rsrsrs. Tenho uma casa gigante, uma chácara na verdade, meus pais construíram e como não somos ricos, para ficar do tamanho que é hoje (10 dormitórios 2 salas, 2 cozinhas (3 se contar a do salão de festas), 8 banheiros, 5 lavabos, salão de festas e jogos e por ai vai) demoramos mais de 10 anos, o que mostra que a casa, seus revestimentos, louças, estilo e tudo mais, não combinam muito entre eles. Assumi a chácara e moro nela com meu noivo a uns 2 anos e resolvi que agora não da mais pra ficar com a casa como esta, pois alugo a parte de baixo da casa para temporada e quero tornar a casa mais atrativa. As suítes dos quartos estão todos com louças cinza claros, com pia de coluna e vaso com válvula hydra max, para não ter quebra quebra e economizar água, comprei aquela hydra duo, deve chegar ainda esta semana e já vou trocar de todos. Pensei em colocar um gabinete com cuba de sobrepor nas suítes, para dar um ar mais moderno no banheiro, porem, são 8 suítes o que maximiza todos os gastos. Estou vendo algumas “promoções” de gabinete + cuba + espelho na internet, me agrada visualmente, li as referências de material e tudo parece dentro de um padrão muito bom pelos valores, mas a cuba é sempre branca. Você acha que manter o vaso cinza claro e a cuba branca ficaria estranho? Se esta diferença entre as louças forem aceitáveis, qual a cor de assento de vaso eu deveria colocar? Branco ou cinza? Agradeço a atenção que dá à seus leitores. é muito bacana isso… parabéns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui