Simples Decoração - Porque o bom é simples

Banheiro Dicas Lavabo

20 ideias econômicas para reformar seu banheiro pequeno

Muita gente decide reformar seus banheiros e lavabos no início do ano. Por um lado é uma medida econômica, já que muitas lojas de decoração e construção fazem liquidações. Por outro é uma canseira encontrar os profissionais liberados para tocar a  obra.

Dependendo de sua habilidade, você pode fazer poucas ou até muitas melhorias sem precisar de um profissional. Há coisas que pode fazer e já dão um ar de “reformado”, mesmo sendo pequenas…Há outras dicas para fazer reformas maiores mas tomar decisões que vão economizar material e mão de obra. Vamos lá?

A) Aquela decoração que parece reforma

Se você quer dar uma “cara nova” gastando pouco, veja estas ideias e coloque a mão na massa:

 mintyinspirations 2012-crop

(foto:mintyinspirations)

1) Adesivar ou pintar o armário; 2) Trocar o espelho; 3) Trocar ou pintar a moldura; 4) Trocar luminárias já existentes (se tem lâmpadas antigas por leds a troca ainda poderá gerar economia na conta de luz – pense nisso!

habitissimobanheiro-com-azulejosrosa-989023

(foto:habitissimo)

5) Pintar os azulejos com uma cor poderosa! Atualmente isso ficou muito mais fácil com tintas com pouco cheiro;  6) Trocar torneiras, ralos e chuveiro por modelos que se encaixem nas instalações atuais – vc não vai precisar quebrar nada e vai fazer muuuita diferença sim!; 7) Trocar (ou colocar um se não tiver) o armário superior. Você pode escolher um que seja fixado exatamente na mesma posição do anterior. Se o lugar para fixar tiver que ser diferente você precisa se certificar que não vai furar canos – veja a planta hidráulica ou solicite a ajuda do síndico em caso de condomínios ou se possível ou for o caso, de quem construiu a casa.

mixandchic pebblebeach7A

(foto:mixandchic)

8) No lavabo, coloque um papel de parede impactante –  No lavabo o papel de parede costuma durar muito pq não há umidade, água… Mesmo assim, escolha papeis de boa qualidade, possíveis e fáceis de limpar – Não adianta economizar na qualidade de produtos que devem durar muito tempo (isso vale para torneiras, ralos, chuveiros tbém, viu ?)

dcorevocenichos-no-banheiro

(foto:dcorevoce)

9) Investir em nichos externos – Novamente, só tenha cuidado com possíveis tubulações.  Os nichos são ótimos pois decoram e aumentam a área para guardar objetos, toalhas, etc.

decoist Green-penny-tiles-for-the-smart-shower-area

(foto:decoist)

10) Trocar a porta e/ou puxadores dos armários existentes

A) Pequenas / econômicas reformas

habitissimobancada-de-madeira-1519773

(foto:habitissimo)

11) Trocar o armário por prateleiras e caixas, barateando o material (e a mão de obra). 12) Trocar a bancada por bancadas feitas de materiais mais em conta – mas que sejam tratados para ter ou tenham boa durabilidade! 13) Trocar a cuba por outra que se encaixe no espaço da anterior – isso facilita demais o trabalho!

pinterest 139fb304b46

(foto:homebook)

14) Retirar (onde for melhor – as áreas que não recebem água diretamente) azulejos já velhinhos e pintar com tinta epóxi. Assim, vc gastará menos com novos azulejos pq a área a ser coberta será menor.

habitissimobancada-1518538

(foto:habitissimo)

15) O banheiro da foto nem é pequeno, mas o exemplo do armário serve bem para exemplificar: Há formas de tornar mais barata a marcenaria, qdo vc não usa puxadores, deixa nichos abertos, sem portas, enfim. Converse com o marceneiro sobre formas de economizar mantendo a funcionalidade, durabilidade e beleza dos seus armários.

habitissimocuba-de-sobrepor-1529743

(foto:habitissimo)

16) Coloque pastilhas em detalhes. Assim vc pode escolher ótimas e belas pastilhas e manter o orçamento mais baixo.

revistacasaejardimbanheiro-branco-com-paredes-de-cimento-741decorpaap_itacolomi-72_7376

(foto:revistacasaejardim)

17) Se for possível não ter box e usar uma solução como esta (veja que há um pequeno desnível na área do chuveiro) vc vai economizar bem. O vidro tem que ser de ótima qualidade e seguro para usar no banheiro e bancos (como o da foto, que poderia ser de alvenaria) e barras são super interessantes para sua segurança, mesmo que não tenha idosos em casa.

studioecasa11-apartamento-de-69m2-para-morar-trabalhar-e-receber-os-amigos

(foto:minhacasa)

18) Trocar janela / basculante por outra do mesmo tamanho –  O fato de ter o mesmo tamanho evita quebra quebra grande e vc pode escolher um modelo que melhore a circulação de ar no banheiro . Se vc mora em condomínio tem que saber com o síndico se pode mudar o modelo, ok ? 19) Trocar o modelo da cuba por uma de semi-encaixe –  Você vai conseguir mais área livre, pois a bancada pode ser mais estreita e, por isso, vai gastar menos material para bancada e armário!

dcorevoceespelho-com-iluminação-atras

(foto:dcorevoce)

20) Invista, sempre, em uma boa iluminação e na elétrica que não se vê !  O principal é a segurança (instalação bem feita) e funcionalidade (boa luz para maquiagem, fazer a barba…). Nestas questões não use materiais baratos e de baixa qualidade. Muito menos pessoas que não entendem do que estão fazendo. Isso é sério.

Agora, se seu banheiro tem problemas de infiltração ou vazamentos internos, cheiro de gás, problemas elétricos ou já é antigo e vc nunca fez – ou nem lembra quando fez – uma revisão hidráulica, de gás e elétrica, não adianta embelezar por fora o que está ruim (ou perigoso) por dentro:  O quebra-quebra pode ser obrigatório e – vai por mim – mesmo assim você vai economizar porque quanto mais esperar pior o problema fica e gastar para depois quebrar de novo é jogar dinheiro fora! É preciso chamar um profissional de confiança e enfrentar a questão!

Posts relacionados

Comentários:

Tatiane Perez · 12 de Janeiro de 2018 às 09:40

Oi Rosana, estou apaixonada pelas suas idéias, parei por um acaso num post seu de 2009 e estou lendo tudo agora rsrsrs. Tenho uma casa gigante, uma chácara na verdade, meus pais construíram e como não somos ricos, para ficar do tamanho que é hoje (10 dormitórios 2 salas, 2 cozinhas (3 se contar a do salão de festas), 8 banheiros, 5 lavabos, salão de festas e jogos e por ai vai) demoramos mais de 10 anos, o que mostra que a casa, seus revestimentos, louças, estilo e tudo mais, não combinam muito entre eles. Assumi a chácara e moro nela com meu noivo a uns 2 anos e resolvi que agora não da mais pra ficar com a casa como esta, pois alugo a parte de baixo da casa para temporada e quero tornar a casa mais atrativa. As suítes dos quartos estão todos com louças cinza claros, com pia de coluna e vaso com válvula hydra max, para não ter quebra quebra e economizar água, comprei aquela hydra duo, deve chegar ainda esta semana e já vou trocar de todos. Pensei em colocar um gabinete com cuba de sobrepor nas suítes, para dar um ar mais moderno no banheiro, porem, são 8 suítes o que maximiza todos os gastos. Estou vendo algumas “promoções” de gabinete + cuba + espelho na internet, me agrada visualmente, li as referências de material e tudo parece dentro de um padrão muito bom pelos valores, mas a cuba é sempre branca. Você acha que manter o vaso cinza claro e a cuba branca ficaria estranho? Se esta diferença entre as louças forem aceitáveis, qual a cor de assento de vaso eu deveria colocar? Branco ou cinza? Agradeço a atenção que dá à seus leitores. é muito bacana isso… parabéns

Responder

Rosana Silva · 12 de Janeiro de 2018 às 21:23

Oi, Tatiana!
Em geral, vaso e cuba são da mesma cor. Qdo são diferentes, são bem diferentes (p.ex: branco e marrom) isso pq qdo as cores são próximas parece que é “um erro” e não uma opção, entende ? Ou que um está “encardido”… Veja por ex, o último banheiro deste post: https://www.decoracaoeprojetos.com.br/modelos-de-banheiros-preto-e-branco/
Então, será que vc encontraria esta cuba em preto, já que não acha em cinza igual o vaso ? (tbém tem que ver se o preto combinaria com o restante do banheiro, o q não é difícil, considerando que são cores neutras. E colocaria o assento em preto.
Caso não tenha jeito, Sugiro então que a cor do assento e tampa sejam um cinza mais escuro, para chamar a atenção para eles.
abs
Rosana

Tatiane Suzan Perez · 12 de Janeiro de 2018 às 10:36

Muito obrigada pelas dicas, com seus posts já tive várias ideias. Parabéns !!!!

Eliane Martins de Paiva · 12 de Janeiro de 2018 às 12:01

Olá, poderia me ajudar
Eu mandei fazer um banco com encosto para a minha varanda que tem 1,00 de largura por 68 de profundidade. Vc acha que essa profundidade é desconfortável? Como vc poderia sugerir os assentos e encostos? Obrigada

Responder

Rosana Silva · 12 de Janeiro de 2018 às 21:03

Eliane,
O banco vai ter 68 de profundidade e é para as pessoas sentarem normalmente, certo ? Sendo assim, A não ser que vc coloque almofadas no encosto com uns 20/25 cm de espessura , este banco vai ficar muito profundo para ser confortável. Para vc ter uma ideia, meça a profundidade de uma cadeira que vc tenha em casa e considere confortável.
bjo
Rosana

Eliane Martins de Paiva · 12 de Janeiro de 2018 às 21:10

Ola,

Sim, é para as pessoas sentarem normalmente, ou ele pode ser usado tb como uma poltrona usando almofadas? Ou vx.sugere mandar diminuir para 60?

Obrigada.

Responder

Rosana Silva · 12 de Janeiro de 2018 às 21:27

Sim, Eliane!
Eu diminuiria a profundidade. Para colocar almofadas no encosto 60 estaria bom.
bjo
rosana

Eliane Martins de Paiva · 12 de Janeiro de 2018 às 21:37

Obrigada pela atenção.

Responder

walter · 12 de Janeiro de 2018 às 11:24

Bom dia!
Qual a cor e fabricante da tinta (aparentemente azul) do lavabo com metade azulejo e metade pintura?
Obrigado!
Walter

Responder

Rosana Silva · 12 de Janeiro de 2018 às 12:42

Oi, Walter
Esta foto é de um site estrangeiro, mas a cor é similar ao azul del rey da Suvinil. Mas é bom ir lá olhar e testar, ok?
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!