Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim Quintal Varanda

5 Dicas para deixar suas plantas lindas no verão

(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

Estamos em pleno verão. É tempo sol, calor, flores, cores e muito burburinho no jardim. Percebe como os pássaros cantam mais alto? Há muita movimentação no jardim, às vezes quase invisível. Mas você sabia que apesar de toda essa alegria e beleza, trata-se de um período bem estressante para as plantas? 

Então, no verão os cuidados devem ser redobrados e não importa se você tem um jardim no solo ou em vasos.Vamos a eles?

1 – Regas

1-rega

Prefira regar ao entardecer ou no período da noite porque nesse horário, sem o sol escaldante, a água demora mais para evaporar.

2 – Podas

1-verão-sun-hat-protection-uv-radiation-scissors-162443

Faça podas para estimular o crescimento,  eliminar folhas velhas, mortas ou doentes e para cuidar do formato das plantas, já que nessa época, elas tendem a crescer mais. Prefira fazer as podas na Lua minguante e sempre que possível trate as feridas com pasta selante, canela ou própolis para evitar a entrada de fungos e bactérias. E sempre desinfete a tesoura de poda ao mudar de uma planta para outra. Se tiver grama, apare-a com mais frequência porque nesse período ela cresce mais rápido. 

3 – Pragas

1-pragas-pexels-photo-736852

Muita atenção com as pragas, já que nessa época devido a umidade proveniente das chuvas em excesso em algumas regiões do país, estas inimigas proliferam. Dentre elas destacamos: cochonilhas com ou sem carapaça, pulgões, lagartas, nematóides, dentre outros. Se quiser saber como eliminá-los, pode nos perguntar.

4- Flores

1-Florespexels-photo-22628

Em relação as espécies com flores, evite molhar as pétalas das mais delicadas e retire as flores murchas e secas. Esta é uma ótima época para plantar flores e minha sugestão hoje é a Sunpatiens (Impatiens ou Beijinho de sol). Quer saber mais sobre ela? É o assunto do próximo Post.

1-pássaros-pexels-photo-414181

Suas visitas no verão… cuidando bem, não vão faltar!

5- Adubação

1-adubação-pexels-photo-707194

Não se esqueça que suas plantas necessitam de macros e micro nutrientes, então, em vez de oferecer apenas o famoso NPK, ofereça macros e micros nutrientes. Existem fórmulas prontas para este fim. Você pode fazer uso de também de fertilizantes orgânicos tais como húmus de minhoca. Se você tem animais de estimação evite usar fertilizantes orgânicos com odor atrativo para eles pois apesar de serem orgânicos, alguns podem ser tóxicos para os animais tal como a farinha de mamona. Já falamos aqui em dois Posts sobre Jardins e Cachorros.

1-jardim

Depois nos conta se seu jardim ou suas plantas não ficaram lindas!

Por favor, se gostou… curta, comenta, compartilha… e nos ajude a divulgar nosso canal do Simples Decoração no Youtube !

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Posts relacionados

Comentários:

Ivanise Oliveira · 26 de janeiro de 2018 às 20:05

Rosa do deserto Como fazer a muda engordar?

Responder

Rosana Silva · 26 de janeiro de 2018 às 12:36

Oi, Ivanise,
A Márcia vai lhe responder daqui a pouco.
bjo
RO

Marcia Nassrallah · 26 de janeiro de 2018 às 13:23

Oi Ivanise.
Para que a Rosa do Deserto se desenvolva bem, de tempos em tempos você deve mudá-la de vaso… isso vai estimular o desenvolvimento das raízes… para que o caudex (a parte gorducha) engrosse, uma técnica muito utilizada a partir de 1 ano da planta é: ao fazer o transplante (mudança para outro vaso maior) corte um disco plastico que seja maior que o diâmetro do caudex da sua planta (mais ou menos o dobro) e monte o vaso da seguinte forma: no fundo coloque uma camada de brita ou argila expandida, uma camada de areia grossa, terra (substrato + areia grossa em partes iguais), o disco plástico, uma camada fina de terra, a planta e depois o restante da terra. Esse disco obrigará as raízes a se desviarem do disco para buscar a terra e isso fará com que o caudex engrosse.
Caso você não tenha entendido, pode ser o assunto do próximo post e fotos do processo. Que tal?

Bjoooo

Deixe o seu comentário!