Nos apartamentos que tem cozinha corredor e sala pequena é muito importante usar bem a divisão entre elas. Pode ser para acoplar uma pequena mesa de jantar ou para refeições rápidas, colocar a tv ou o sofá e também, no lado da cozinha, se possível, colocar mais armários, mesmo que estreitos. Veja 16 ideias e algumas dicas e medidas importantes. neste post.

Como dividir sala e cozinha pequenas

E não deixe de ver o vídeo com dicas para cozinhas pequenas no nosso canal no YOU TUBE! 

Como dividir sala e cozinha pequenas

Se vc vai colocar uma mesa ou balcão com cadeiras ou bancos NUNCA esqueça que as nossas pernas ocupam espaço: Acima do assento – nossas coxas – e à frente da cadeira – os joelhos, pernas e pés.  Balcão com altura de mesa de jantar deve acompanhar bancos baixos ou cadeiras de jantar. A largura do balcão para ser confortável uma refeição deve ser de uns 30cm, no mínimo (um prato tem 28 cm em média).

05c-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco1

Coloque o que você quiser nesta divisão, mas NUNCA esqueça que deve deixar, no mínimo, um espaço livre  de 80 cm para passagem. A vantagem de bancos baixos é que podem ser usados com mais conforto na sala, como assento extra.

acasaqueaminhavoqueria Apartamento-decorado-em-sp4A

Aqui um balcão alto com as banquetas altas tbém. Este tipo de banqueta (estofada, com encosto e apoio para os pés) é muito mais confortável. Vale investir e gastar um pouco mais de espaço. Uma vantagem dos balcões altos e fechados embaixo como este é que escondem mais a cozinha.

assimeugosto decoracao-salas-pequenas-e-integradas-com-a-cozinhaA

Banquetas (bonitas e confortáveis) baixas em balcão que tem uma extensão fina que passa por todo o painel da tv. O Muito legal é o painel espelhado que dá leveza, impressão de mais espaço e luz para esta área. O único perigo é um acidente ao sentar ou levantar das banquetas…para evitar, esta área pode não ter ou ter só uma faixa estreita de espelho…

casaclaudia ape-botafogo-2-of-23_editada-sem-almofadaA

Novamente chamo a atenção para a relação entre a bancada e as banquetas. A iluminação da bancada deve ser posicionada em altura que não atrapalhe visualmente quem está sentado ou na cozinha (no meu caso, que tenho fotofobia, estas atrapalhariam bastante. Mas não são todas as pessoas que sentem este desconforto).

tuacasasalas-pequenas-91-730x581

A bancada aberta embaixo permite colocar bancos, mas pode ser que você esteja perdendo área que poderia ser usada para um armário estreito (às vezes não dá mesmo, porque a cozinha é estreita – tem que ter o mínimo de 80 cm livres para circulação – , o que me parece o caso na foto acima).

casaefesta100-cozinhas-pequenas-decoradas-inspire-se-nas-ideias

Um balcão simples na cozinha com cara de antiguinha, mas cuidado com garrafas nesta posição. O mais seguro é que elas estejam totalmente dentro do móvel. Atenção tbém para o espaço entre as cadeiras: Apesar de ficar bonito, não parece possível 2 pessoas sentarem juntas aí, não é mesmo ? Para cada cadeira vc precisa ter um mínimo de 55 cm. O ideal é 60 cm e depende também do formato da cadeira ou banco que vc está usando.

casaejardim200

Aqui a parede tem ao mesmo tempo, o painel da tv de um lado e o armário da cozinha do outro.

casaejardimsalacozinha5

Para quem quer a liberdade de fechar a cozinha eventualmente, portas de correr.

cobogo-voceprecisadecor06

Cobogó como elemento decorativo quando você não precisa usar ou não tem espaço para funcionalidades.

habitissimocozinha-americana-1529424

Quando você tem a pia ou fogão nesta posição e quer preservar a visão deles por quem está na sala, a mureta um pouco mais alta é um bom jeito de esconder o que não queremos que seja visto. As banquetas “quebram o galho” mas não são muito confortáveis devido ao pouco espaço para as pernas embaixo, percebe ?

lojaskd3.-1

Uma mesa “extensível”, que pode sumir dentro do balcão é um jeito de otimizar o espaço.  Funciona melhor ainda se vc usa bancos baixos ou cadeiras dobráveis que podem ir para outro lugar quando não estão sendo usadas na mesa.

mintyinspirations 1

Nesta sala e cozinha bem pequenas, o balcão tem o fundo do sofá de um lado e cadeiras do outro. Em cozinhas estreitas pode ser usado um banco ou banquetas que fiquem embaixo do balcão, desocupando a área de circulação.

portamcmc LR120916-RIC104t-iloveimg-resized-1

Nesta configuração, a “cabeceira” da mesa começa no balcão que funciona como um aparador e pode ter armários do lado da cozinha.

revistacasalinda papeis-de-parede-estampados-para-se-inspirar1

Uma estante dividindo cozinha da sala pode ser bem elegante. Você pode fazer nichos vazados e nichos fechados tanto com o fundo para a sala como para a cozinha e criar uma divisória funcional e interessante.

tuacasacozinhas-planejadas-pequenas-modernas-37

Em pouco espaço, um balcão muito simples e aberto embaixo. Os nichos aéreos decoram e escondem um pouco mais a cozinha. Só tenha cuidado com a altura deles para não haver acidentes (alguém bater a cabeça…)

Muitas boas ideias em tão pouco espaço demonstram a criatividade dos projetistas destas cozinhas! Aproveite e se inspire!!

Fotos dos sites e blogs : tuacasa,  revistacasalinda, minhacasaminhacara,  mintyinspirations , lojaskd,  habitissimo,  voceprecisadecor,  casaejardim, casaefesta, casaabril, assimeugosto  e acasaqueaminhavoqueria

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Salviana!
    Provavelmente a sua sensação vem do fato do aparador ser baixo. Pode ser que ripas de madeira, tipo brises , por exemplo.
    Veja estes posts:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/09/decoracao-como-dividir-ambientes-sem-parede/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/07/mais-ideias-para-dividir-ambientes-sem-parede/
    abs
    Rosana

  2. Bom dia, moro numa casa pequena e fiz algumas alterações. Tirei uma parede e integrei sala de star e cozinha, coloquei um aparador para dá a sensação de divisão, mesmo assim fico meio incomodada, pois fica tudo muito a vista. Estou pensando em colocar uma divisão de madeira casada bem pequena, só pra dá uma sensação de divisão. O que vocês acham???
    Att
    Salviana

  3. Eu não moro em apartamento, resido em casa pequena, e como é difícil conseguir organizar tudo num espaço desfavorável. Vou seguir suas dicas. Obrigada

  4. Olá , Mag!
    Obrigada pela lembrança. Alguns dos últimos posts estão saindo sem a informação da fonte. Vamos consertar.
    Outra coisa que infelizmente tivemos que fazer e estamos fazendo é tirar o link para a fonte. Agora só escrevemos o nome do site. Isso pq a quantidade de sites e blogs que saem do ar é enorme e o google nos penaliza por links quebrados e não temos condição, com um base de posts desde 2009, de acompanhar um por um, a existência de cada link que fazemos.
    Caso tenha alguma reclamação específica sobre fotos de sua propriedade que não queira mais que usemos por favor, nos avise que retiraremos todos sem demora.
    Muito obrigada
    Rosana

  5. E impressão minha, ou vocês não estão mencionando as “sources” das imagem?
    Imagem pertecem sempre a alguém, a não ser que tenhas permissão de usá-lo-los.
    Obrigada pela atenção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui