Que a decoração pode transformar um ambiente todos sabemos, mas ela pode enganar você muito mais do que imagina, sabia? E pode lhe ajudar a esconder o que vc não quer q seja visto, chamar atenção para um ponto no ambiente e muito mais! E nesta arte de enganar as cores são campeãs! Mas não somente elas. Você pode usar muita coisa. Vamos ver estes “truques” ?

Truques da Decoração

“Escondendo” uma vista ruim

Você tem aquele janelão que dá … para uma vista desagradável ? É claro que vc pode colocar cortinas (translúcidas e neutras para passar alguma luz, não chamarem atenção e ao mesmo tempo esconder um pouco a vista). Mas olha só o que foi feito nesta sala:

Truques da Decoração

Pode ser que vc não goste das cores ou decoração (eu não gosto), mas esta parede laranja, o sofá verde e ainda este sol prateado levam o olhar para bem longe do feio conjunto de edifícios vistos do janelão. Não precisa usar cores e nem estas cores. O que vc precisa é chamar a atenção para um ponto diferente do que você acha feio.  Ajuda tbém o fato de que no lado da janela nada chama atenção, percebe?

Como chamar a atenção para um certo ponto? 

É importante na decoração que algum ponto chame mais a atenção que os outros. Pode ser para “esconder” algo, como acima, mas deve ser usado também para criar um ponto focal, que dirige o olhar, “organizando” visualmente o ambiente. Quando tudo chama a atenção do mesmo jeito acaba que nada chama a atenção e a decoração fica um tanto sem graça (ou há uma sensação de bagunça).

Uma dica básica para chamar atenção é : Crie Contrastes! 

Contrastes podem ser criados com : a) cores fortes em ambientes neutros, b) cores contrastantes, c) Elementos impactantes, fora de proporção e/ou inesperados. Veja:

sala com parede verde

O quadro (ou tapeçaria?) já chamaria a atenção, mas colocá-lo envolto neste amarelo esverdeado multiplica seu efeito sobre todo o ambiente – é contrastante, é inesperado, as cores são fortes! Um elefante cinza ao lado poderia chamar menos atenção (acho que é exagero..kkkk) 

sala com foto misteriosa

Um cantinho que não teria nada demais, só que este poster ou fotografia é uma escolha um tanto estranha, diferente – e figuras humanas nas paredes  tem essa grande capacidade de nos chamar a atenção: “Porque esta foto? ” “O que a moça está pensando? ” E o cantinho sem graça vira um mistério… quem não acaba olhando por mais tempo?

sala com lareira 1

Aí vc pensa: “Ah, Rosana com esta lareira enorme não tem como ela não ser o que mais chama atenção nesta sala!!!”

Mas é só diminuir o contraste entre a lareira e a parede, retirar o quadro q chama alguma atenção  e colocar peças (malucas, tá bom!) contrastantes nas laterais para a lareira quase sumir.

sala com lareira

Claro que este esboço maluco que fiz rapidamente é só para exemplificar (e vcs acharem graça). Dá para fazer muita coisa. Mas a ideia é sempre essa: Contrastes no que vc quer exaltar! E retirar os contrastes do que não quer: A imponente lareira pode perder a visibilidade e importância na sala quase completamente!

Por isso, para fazer um estante não “pesar” chamando atenção demais no ambiente, faça com que a cor dela seja igual à da parede onde está:

sala com estante

Imagina esta estante em madeira ? E escura?

Da mesma forma, vc pode “diminuir” ou “esconder”  um sofá grande  colocando-o em uma parede da mesma cor:

sala com sofá preto na parede preta

Só cuidado para não abusar como acima e o pessoal não saber nem onde sentar! kkkkk

sala com luminária gigante

Um último exemplo neste post de contraste interessante é brincar com as proporções da coisas (se vc tiver espaço para isso). Veja que a sala é bonitinha, mas a luminária de pé “gigante” dá “outro nível para ela”. Vc não sabe mais se o sofá é pequeno ou não e tudo fica interessante!

Ainda vou voltar a este assunto com outros exemplos legais. E, na verdade, não são Truques da decoração, mas sim o uso de técnicas da decoração e design de interiores.

Use sua criatividade e estas simples dicas para levar a decoração da sua casa para outro nível!!! 🙂

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

Fotos dos sites e blogs: arquiteturadoimovel , bimbon, casaejardim, thedesignfiles , eltainentalorannalla ,

2 COMENTÁRIOS

  1. Além de talentosa, didática e bem humorada, vc ainda é telepata e responde ao nosso diálogo mental rsrs
    Amei! E seus esboços valem mais que mil palavras :o)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui