Continuando nossa série sobre os climas que podemos criar em um ambiente, já falamos sobre ambientes aconchegantes e vibrantes  . Vamos falar agora sobre o que seria um clima sofisticado, mudando o clima da decoração de forma econômica.

Mudando o clima da decoração – Sofisticado

E quais as características de um clima sofisticado ? 

Como estamos falando das sensações que um ambiente nos dá é claro que há pessoas que “sentem” diferente… E ainda mais quando a questão é : “O que é sofisticado ?”. Então, estou lhe dizendo o que, para mim e muitos designers de interiores, é realmente um ambiente sofisticado:

Mudando o clima da decoração - sofisticado

Uma das frases que o Simples Decoração usa como um objetivo a seguir é :

” A SIMPLICIDADE É O ÚLTIMO GRAU DA SOFISTICAÇÃO” (LEONARDO DA VINCI)

Então, nossa visão de sofisticado é: contido, simples, “menos ” de quase tudo, exceto: Qualidade! 

Eu sei, qualidade pode custar caro. Mas caro também é um troço relativo, concorda ? O que é caro para mim pode não ser para você.  

E o SEU ambiente sofisticado seria aquele em que você investe atenção aos detalhes, MUITO carinho, tempo e a grana que puder para ter tudo na maior qualidade possível para o seu bolso E SENTIMENTO! Porque, vc sabe, as coisas de maior valor e qualidade não tem preço. Tem SIGNIFICADO.  

sala em clima sofisticado neutro

Junte qualidade, escolha criteriosa e significado e você terá um ambiente sofisticado

E atenção que QUALIDADE NÃO É NECESSARIAMENTE MARCA. Ela tem a ver com BOM ACABAMENTO E BOM DESIGN.

E definitivamente, SOFISTICAÇÃO TEM A VER COM AMBIENTES ÚNICOS E ISSO NÃO QUER DIZER QUE TODAS AS PEÇAS TEM QUE CUSTAR O SEU RIM. A sofisticação pode estar naquele lindo cesto que você comprou diretamente do ótimo artesão que conheceu lá no interior do sertão, por exemplo (e que pagou pouco…). 

sala em clima sofisticado cores quentes

Ambientes que GRITAM, chamando a atenção para quinhentos itens absurdamente caros ao mesmo tempo NÃO SÃO SOFISTICADOS. Estão mais próximos do mau gosto, é o que acho…Sofisticação tem a ver com uma boa seleção e detalhes perfeitos que possam ser admirados. 

sala em clima sofisticado - cinzas

Então: Poucas cores (na maioria das vezes cores complexas, não primárias), poucos elementos (também não é uma regra, mas poucos objetos muito bem escolhidos e colocados facilitam não errar, gastar menos e impactar mais) , muita qualidade (a originalidade e a exclusividade também contam pontos – E pense: O tal cesto com preço acessível do artesão pode caber direitinho nestes parâmetros…) e uma iluminação bem trabalhada – efeitos sutis, luz indireta, abajures, arandelas, a possibilidade de criar cenários diferentes com circuitos de iluminação para situações diferentes. Um plafon simples e central somente na sala acaba, normalmente, com qquer sensação de sofisticação.

E a sala do Cláudio, lembra ? Para um clima sofisticado eu entendo que ela deveria sofrer uma grande transformação pq, na verdade, o que o Cláudio queria era um clima despojado e descontraído. Então daqui:

exemplo mudança do clima de uma decoração

Eu poderia sugerir algo bem diferente, como isso:

exemplo mudança do clima de uma decoração

Veja que ao simplificar linhas e móveis , até retirando algumas coisas, o ambiente ficou mais sofisticado, leve e de certa forma, simples. Não é interessante? E você, o que achou ? Veja aqui como criar um clima de praia mesmo estando a quilômetros de uma!

E não se esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades e fazemos isso ON LINE!!!

Fotos dos sites e blogs: revistacasaejardim, casatreschic , voceprecisadecor, casaabril, casavogue

5 COMENTÁRIOS

  1. “E sentimento. Porque você sabe. As coisas de maior valor e qualidade não tem preço, tem SIGNIFICADO.”
    Simplesmente amei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui