Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos Dicas

Mudando o clima da decoração sem gastar rios de dinheiro – Parte 2

Continuando nossa série sobre os climas que podemos criar em um ambiente, já falamos sobre ambientes aconchegantes e vibrantes  . Vamos falar agora sobre o que seria um clima sofisticado.

E quais as características de um clima sofisticado ? 

Como estamos falando das sensações que um ambiente nos dá é claro que há pessoas que “sentem” diferente… E ainda mais quando a questão é : “O que é sofisticado ?”. Então, estou lhe dizendo o que, para mim e muitos designers de interiores, é realmente um ambiente sofisticado:

climasofisticado

Uma das frases que o Simples Decoração usa como um objetivo a seguir é :

” A SIMPLICIDADE É O ÚLTIMO GRAU DA SOFISTICAÇÃO” (LEONARDO DA VINCI)

Então, nossa visão de sofisticado é: contido, simples, “menos ” de quase tudo, exceto: Qualidade! 

Eu sei, qualidade pode custar caro. Mas caro também é um troço relativo, concorda ? O que é caro para mim pode não ser para você.  

E o SEU ambiente sofisticado seria aquele em que você investe atenção aos detalhes, MUITO carinho, tempo e a grana que puder para ter tudo na maior qualidade possível para o seu bolso E SENTIMENTO! Porque, vc sabe, as coisas de maior valor e qualidade não tem preço. Tem SIGNIFICADO.  

parededecimentoqueimado_voceprecisadecor041

Junte qualidade, escolha criteriosa e significado e você terá um ambiente sofisticado

E atenção que QUALIDADE NÃO É NECESSARIAMENTE MARCA. Ela tem a ver com BOM ACABAMENTO E BOM DESIGN.

E definitivamente, SOFISTICAÇÃO TEM A VER COM AMBIENTES ÚNICOS E ISSO NÃO QUER DIZER QUE TODAS AS PEÇAS TEM QUE CUSTAR O SEU RIM. A sofisticação pode estar naquele lindo cesto que você comprou diretamente do ótimo artesão que conheceu lá no interior do sertão, por exemplo (e que pagou pouco…). 

casatreschic 0772883_510125340_o

Ambientes que GRITAM, chamando a atenção para quinhentos itens absurdamente caros ao mesmo tempo NÃO SÃO SOFISTICADOS. Estão mais próximos do mau gosto, é o que acho…Sofisticação tem a ver com uma boa seleção e detalhes perfeitos que possam ser admirados. 

revistacasaejardim sala-estar-sofa-poltrona-cinza

Então: Poucas cores (na maioria das vezes cores complexas, não primárias), poucos elementos (também não é uma regra, mas poucos objetos muito bem escolhidos e colocados facilitam não errar, gastar menos e impactar mais) , muita qualidade (a originalidade e a exclusividade também contam pontos – E pense: O tal cesto com preço acessível do artesão pode caber direitinho nestes parâmetros…) e uma iluminação bem trabalhada – efeitos sutis, luz indireta, abajures, arandelas, a possibilidade de criar cenários diferentes com circuitos de iluminação para situações diferentes. Um plafon simples e central somente na sala acaba, normalmente, com qquer sensação de sofisticação.

E a sala do Cláudio, lembra ? Para um clima sofisticado eu entendo que ela deveria sofrer uma grande transformação pq, na verdade, o que o Cláudio queria era um clima despojado e descontraído. Então daqui:

salaclaudio13

Eu poderia sugerir algo bem diferente, como isso:

salaclaudiosofisticada

Veja que ao simplificar linhas e móveis , até retirando algumas coisas, o ambiente ficou mais sofisticado, leve e de certa forma, simples. Não é interessante? E você, o que achou ?

Fotos dos sites e blogs: revistacasaejardim, casatreschic , voceprecisadecor, casaabril, casavogue

Posts relacionados

Comentários:

Marcia · 28 de Março de 2018 às 11:11

Adorei o estilo, realmente fica lindo demais !!

Responder

Marcia · 28 de Março de 2018 às 11:12

Muda o estilo completamente, realmente fica lindo demais !!

Responder

Cassia · 28 de Março de 2018 às 20:41

Ro, já viu o jogo I Love Hue (para celular)? É pra formar degradês de matizes. Delicioso – e viciante!

Responder

Rosana Silva · 28 de Março de 2018 às 11:18

Aff, amiga me levando pro mau caminho kkkkkk
Vou ver!
bjo
RO

Deixe o seu comentário!