Simples Decoração - Porque o bom é simples

Banheiro Lavabo

5 respostas para dúvidas sobre revestimentos para banheiros

Escolher bem os revestimentos das paredes e piso de um banheiro  faz uma grande diferença: Na sensação de tamanho do ambiente, na luminosidade, conforto, segurança e  beleza. Veja estas dicas simples, mas muito importantes, para dúvidas comuns na hora de escolher o revestimento do seu banheiro.

arquiteturadoimovel s2

Piso em cor neutra clara e parede da bancada toda em pastilhas – Uma grande área em pastilhas é bonita e impactante e tbém mais cara e dá mais trabalho para manter limpo (foto: Arquiteturadoimovel)

1) Que cores usar?

Banheiro pequeno não precisa ser todo branco! O que você deve se preocupar é com cores muito contrastantes – Qualquer ambiente com paredes em vermelho e verde, por exemplo, e ainda mais pequeno, pode lhe dar uma vontade enorme de sair. Cores contrastantes tomam conta de todo o espaço e ele vai parecer bem menor do que é.

revistacasaejardimlavabo-revestimento-azulejos-vidro-gabinete-marcenaria

Azuis e uma boa quantidade de branco no banheiro pequeno (foto: revista casaejardim)

Seu banheiro pequeno pode ter cores escuras e bem colocadas podem até fazer o banheiro parecer maior, sabia?

 

banheiro pequeno arquitrecos via achados de decoração

A parede “de fundo” em cor mais escura pode dar a sensação de banheiro maior (foto:achados de decoração)

Você pode tbém colocar alguns pontos com cor e juntar revestimento com estampa, só que o melhor é que a estampa seja suave e discreta. E deixe algum espaço em cores neutras como o branco.

perfeitaordem banheiros1

Azul em detalhes, estampa em cores neutras, madeira e branco (foto:perfeitaordem)

 

2) Qual o tamanho ideal das peças? 

Tamanhos bem pequenos dão mais trabalho na hora de limpar: Quanto mais rejunte, mais trabalho. Já tamanhos que são muito grandes para a área (por exemplo, cabendo somente uma ou até 2 peças inteiras na menor medida entre a largura e comprimento do banheiro)  geram mais despesa na compra, instalação e tempo gasto para ela (devido à necessidade de muitos cortes). Eles tbém podem não apresentar toda sua beleza, exatamente devido aos cortes.

delikatessenbanheiroparedeprata

(foto:delikatessen)

 

Por outro lado, os pequenos tamanhos nas paredes dão a sensação de espaço maior. Então, eu considero que no piso é bom usar tamanhos médios (acima de 3 peças inteiras) e nas paredes os pequenos ou médios. E você pode usar pastilhas em detalhes, o que é sempre um ponto de atenção e beleza no banheiro.

keltainentalorannalla6780671

Pastilhas de vidro criando este tom dourado levam este lavabo simples a outro nível (foto:keltainentalorannalla)

3) E os revestimentos com relevo e texturas ou cobogó? Ficam bem no banheiro pequeno? 

Ficam sim, em geral, mas você vai ter mais trabalho na hora de limpar. E sempre é perdido algum espaço quando vc instala revestimentos com relevo (sugiro não usar revestimentos grandes com relevo em banheiro pequeno. Tende a ficar “exagerado”).

Captura+de+teladesigneoqueha2

Um lavabo que usa revestimento com relevo e abusa do preto, mostrando que ele pode fazer o ambiente parecer maior (foto:designeoqueha)

  4) Como escolher argamassas e rejuntes? 

Não deixe de seguir as recomendações do fabricante da cerâmica ou porcelanato. Neste post são informados os tipos e usos de argamassa e rejuntes , mas use sempre o que é informada pelo fabricante do revestimento. Atenção e veja neste post como a  escolha da cor do rejunte faz muita diferença no aspecto final do conjunto.

muitochique banheiro-feminino-35-865x1041

Imagina o rejunto em preto? Ou azul? Mudaria tudo! (foto:muitochique)

5) O que é importante para evitar pisos escorregadios?

dcorevocecimento-queimado

Bela composição de cimento queimado na parede e ladrinho hidráulico no piso (o ladrilho hidráulico se for impermeabilizado dura mais sem manchas). Foto: dcorevoce

Em banheiros (pequenos ou grandes) você deve usar, para o piso, revestimentos que apresentem coeficiente de atrito classe II (ou maior que 0,40).  Esta informação você encontra nas especificações dele. Em geral, os vendedores e fabricantes informam onde o revestimento deve ou não ser usado.Não use pisos com acabamento polido no banheiro! Estes são os mais escorregadios quando molhados.  Os antiderrapantes, geralmente usados no exterior, são os mais seguros, mas a limpeza é bem mais difícil.

Posts relacionados

Comentários:

Carla · 20 de abril de 2018 às 21:56

Gostei Bastante do artigo, já venho seguindo o blog algum, parabéns pelo ótimo trabalho!!

Responder

Deixe o seu comentário!