Simples Decoração - Porque o bom é simples

Sala Sala de Estar

Decorando uma sala com sofá preto ou quase preto

Recebi um e-mail de uma leitora que me inspirou a fazer este post: Ela gosta do sofá preto na sua sala de estar mas não achou um jeito de combinar almofadas, cor de parede e tapete de forma que o ambiente fique alegre, jovial e leve. Vamos ver algumas dicas sobre isso?

Almofadas brancas ou muito claras nem sempre são o melhor

Sofás pretos e principalmente os bem escuros são ótimos para evitar que a sujeirinha apareça, mas se vc não é adepta(o) do estilo industrial “masculino” e acinzentado, vai tentar diminuir o “peso” do sofá escuro. Muitas vezes, usando almofadas brancas ou muito claras. Vou lhe dizer: Há outras – e eu diria melhores – opções!

Olhe estas fotos lado a lado: A original com almofadas brancas ou claras e a outra com as almofadas usando cores que existem no ambiente, só que atenuadas, quer dizer, acinzentadas:

Sofaescuroealmofadas1

O que acontece? É que cores muito claras ou vivas contrastam muito com a cor escura do sofá. Este contraste faz com que elas pareçam estranhas, não tem afinidade. Já as cores acinzentadas “caem” melhor, não “brigam”, pois tem algo em comum com a cor do sofá escuro – o acinzentado. E uma boa dica para que um sofá escuro não “pese” tanto no ambiente é ser bem iluminado, como acontece nas duas fotos.

Mas se quer manter a neutralidade, use branco com preto (somando dá cinza!) – em almofadas e/ou tapetes

centsationalgirl black-and-white-sofa-pillows

(foto:centsationalgirl )

Nada melhor que este exemplo de uma sala toda em branco, cinza e preto. As almofadas tem branco, preto e cinza também e por isso caem bem melhor no sofá cinza escuro do que se fossem todas brancas ou em cor viva. Atenção que madeira é essencial para quebrar a frieza de um ambiente em p&b.

casaeinterni arredamento-aggiungere-colore-senza-dipingere

(foto: CasaeInterni)

Da mesma forma, um tapete em preto e branco (ou cinza e branco) funciona bem para um sofá cinza escuro ou preto e para toda cor de piso. Veja nesta foto como o azul atenuado fica bem nas almofadas.

Marrom e cinza funcionam melhor com alguma cor e variedade – E prata é uma ótima opção para o tapete

Veja este cantinho:

arquiteturadoimovel achadosdedecoração2

(foto: Arquitetura do imóvel)

Muita gente adora uma paleta neutra e, tendo luz bastante (natural ou artificial) e sendo ousado(a) pode pensar em uma parede chocolate atrás do sofá cinza escuro ou preto. Fica aconchegante. O tapete prata é uma ótima opção para sofás escuros e principalmente para pisos em madeira escura ou média . Mas, como gosto de cor, acho sempre que falta algo. Se vc é como eu, tenho certeza que gostará mais assim:


arquiteturadoimovel achadosdedecoração2A

As cores dos livros e do carrinho vieram para almofadas e acessórios. Aproveitei e diminui o contraste da almofada branca “trocando-a” por uma off white clarinha. Então: Se quer mais alegria (e aconchego) em um ambiente cinza e marrom, acrescente cores pontuais – vermelho e amarelo são boas apostas e veja que são atenuados, já que todas as outras cores também são “acinzentadas”. Não deixe nada GRITAR na sua sala!

Mais cores de tapetes

Nas fotos anteriores vc viu que tapetes com estampas  orientais, florais ou geométricas podem funcionar bem com sofás escuros. Eu sugiro que escolha estampas com fundo escuro quando o piso é claro e vice-versa. Assim seu tapete é enfatizado. Mas você tbém pode querer que ele não chame a atenção. Neste caso, use cores que não contrastem tanto com o piso. Tapetes estampados precisam combinar com o restante da decoração em termos de cores e estilo.

cepaynasia1

(foto:cepaynasi)

O sofá escuro recebe bem as almofadas em azul clarinho. E os tapetes com cores como bege médio ou claro, castor, areia, marrom clarinho, enfim…estas cores bastante usadas, são ótimas opções para pisos em madeira escura a média. Nos pisos claros é bom avaliar. Alguns podem funcionar e outros não.


contemporist contemporary-interior_140915_03

(foto:contemporist )

A parede em off white tendendo para verde é uma boa opção (aliás, eu particularmente prefiro offwhites tendendo para cinza, azul, bege, marrom, verde… pela mesma razão: Diminuir o excesso de contraste e conseguir com isso mais aconchego. E olha o tapete! Listras usando o cinza do sofá e o laranja atenuado. Sério? Quase qquer cor ficaria bem no lugar do laranja!

dailydreamdecor dreamyinsweaden_

(foto:dailydreamdecor)

Claro que a própria cor do sofá em uma trama aconchegante como esta só pode ser um sucesso total! Usando um pouco a imaginação vc vai perceber que muitas outras cores ficariam ótimas… Afinal, o preto ou cinza são cores neutras!

Enfim, veja que com algum cuidado, é fácil conseguir que seu sofá preto ou em cor escura seja bonito, charmosa e nada pesado na decoração da sua sala.

 

Posts relacionados

Comentários:

Deixe o seu comentário!