Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim Quintal Varanda

Que tal um jardim oriental com uma pegada atual?

(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

(e não deixe de ver o  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Os jardins orientais transmitem uma paz incrível e nos ajudam a desacelerar. E hoje em dia todos nós precisamos desacelerar, não é mesmo? 

oriental garden 3

Um jardim oriental, especialmente o japonês, possui várias regras na execução, mas vou falar aqui de um estilo cuja inspiração é oriental, porém, sem regras específicas para que você mesma possa fazer sem grandes dificuldades.

oriental garden 4

Em geral estes jardins são muito simples e delicados, com poucas espécies mas muito bem escolhidas. O resultado é um jardim para contemplação. Vamos lá ? 

Que plantas usar?

Em primeiro lugar você deve levar em consideração o espaço disponível e a insolação para determinar as plantas e o porte delas. Aí vão algumas sugestões:

plantas1

Bambu-mossô (Phyllostachys pubenscens) – ele tem uma curvatura escultural e folhas muito delicadas. De fácil cultivo, pode viver a pleno sol ou meia sombra. Solo bem drenado e rega semanal. Pode ficar em interiores desde que bem iluminados (e que tenham altura de pé direito para comportar o seu crescimento).

Nandina (Nandina domestica) – Arbusto com folhas delicadas rosadas quando jovens e verdes quando adultas. Produz flores brancas no verão. Prefere pleno sol ou meia sombra e o solo deve ser rico em matéria orgânica e com regas regulares.

oriental garden 8

Ligustro (Ligustrum sinensem) – arbusto bastante ramificado, compacto e com folhas pequenas. O mais comum tem folhas variegas (branco e verde). É pleno sol e gosta de solo rico, bem drenável. O ligustro pode ser topiado.

Mini grama preta (Ophiopogon japonicus) – tem uma cor verde escuro e um bonito fechamento. A espécie anã é a ideal para este tipo de jardim. Prefere a meia sombra e solo úmido.

plantas2

Inhame preto (Colocasia esculenta) – De cor roxa quase preta, pode criar um lindo contraste. Prefere meia sombra, solo rico em matéria orgânica e úmido.

Azaléia (Rhododendron sinsii) – Florífera linda e com diversas cores. Prefere sol pleno, regas regulares, solo ácido composto de terra de jardim e terra vegetal. Pode ser podada.

designmagpetite-terrasse-zen

Grama coreana ou japonesa (Zoysia tenuifolia) – Grama delicada, de folhas fininhas, dão um aspecto aveludado no jardim. Pode ter de 10 – 15cm de altura. É de sol pleno e necessita de adubação semestral. Fica linda em composição com pedras.

Guaimbê (Philodendron bipinnattifidum) – Com folhas espetaculares, gigantes e escultóricas. Prefere meia sombra e solo úmido, rico em matéria orgânica.

xanadu

Xanadú (Philodendron xanadu) – Espécie linda, de folhas desenhadas, de cor verde escuro. Prefere meia sombra ou sombra. Gosta de solo rico e úmido.

oriental garden10

O jardim oriental pode conter ainda: Ciprestes, Tuias, Buxinhos, Podocarpos, Musgos, Bonsais, Kokedamas e as lindas Cerejeiras, desde que você tenha espaço.

Outros materiais:

Água (muitas vezes, os pedriscos farão  o papel da água).

pinterest54e8a3630a73

Pedras (de diversos portes e colocadas de modo preciso para serem observadas de diversos ângulos).

designmagambiance-zen-petit-jardin-decoration

Inspire-se nessas composições modernas. Mesmo num pequeno espaço você pode pode montar um belo jardim. 

jardim oriental1

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

P​interest  —  Instagram

Fotos dos blogs e sites: designmag, casaabril, lestnic, keknet, ameblo, zenhomes, fraiteg, ikf-ekc-2014, homify

Posts relacionados

Comentários:

Deixe o seu comentário!