Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Iluminação Organização

Reforma ou Construção: Quantas tomadas colocar ? E onde?

Quando pensamos na reforma ou construção ou quando vamos comprar ou alugar um apartamento ou casa, há tanta coisa para observar e fazer que podemos esquecer destes itens cada vez mais importantes neste mundo conectado: As tomadas!!!  Então, vamos ver, desde a sala até a área de serviço, quantas tomadas ter e onde colocá-las ?

Para nos ajudar, vamos considerar o que diz a Norma ABNT NBR5410. Pois é! vc sabia que existe uma Norma que fala sobre isso?

EM TODOS OS CÔMODOS

As regras gerais para alturas e distâncias de tomadas e interruptores, de acordo com  a Norma, são:

Tomadas decorologyTommaso-Ziffer_rect540

Tomadas em altura baixa: 40 cm é ótimo pq para pessoas com certas deficiências físicas ou até uma pessoa sem deficiência, mas que se acidenta é uma altura mais fácil de alcançar (outra norma: A NBR 9050). E a dica é colocar mais de uma tomada ou tomada e interruptor no mesmo espaço, ao invés de uma só tomada /interruptor. Não instale, em lugar algum, tomadas muito próximas ao chão, principalmente em áreas molhadas.

omadas 07-celia-mari-weiss

Tomadas em altura média. Engraçado que sempre vejo tomadas e interruptores mais baixos (entre 1,00 e 1,10…mas a norma diz isso)E havendo tomadas em alturas altas use a medida de 2 a 2,25 m do piso.  E lembre: É ótimo ter as tomadas que precisamos, mas não exagere, pois a boa decoração pede que elas sejam praticamente invisíveis…

NA SALA E NO QUARTO

A quantidade de tomadas depende do tamanho do ambiente  e dos equipamentos que são usados nele. Por isso, a norma fala somente de quantidade mínima: 1 para cada 5 m de parede (perímetro). Caso a sala ou quarto tenha menos que 3m2 ela deve ter uma tomada no mínimo.  Isso parece muito pouco hoje em dia, não é mesmo?

Então, pense na funcionalidade: Ter uma tomada em cada parede já facilita a vida, pois mesmo que vc mude a organização dos móveis sempre vai ter uma tomada por perto. Se ela for dupla é melhor ainda. 

arquiteturadoimovel decoracao-de-sala-azul-moderna

Uma sala como essa não precisa de tantas tomadas. Pode até ter uma tomada em cada parede,mas…

Ao lado do sofá e da cama é legal ter tomadas para abajur, telefone, carregadores de celular (estes sugadores…rs!). Pensando nos equipamentos que usa e onde os usa vc vai chegar ao número certo para vc.

parededecimentoqueimado_voceprecisadecor05

Esta sala precisa de mais tomadas que a anterior: Perto da TV o sugerido é instalar umas 4 tomadas (para a tv, decodificador, video game…). E nas laterais podemos ter abajures e luminárias que vão precisar de tomadas tbém.

perfeitaordembanco

Na sala ou área de jantar a quantidade necessária de tomadas tbém costuma ser menor

mulherdotterra2-896-14

E se no quarto você tem um office e televisão, vai precisar de tantas tomadas quantas terá na sala, provavelmente! E atenção: Não esqueça das tomadas dos equipamentos de ar condicionado que precisam de circuitos diferentes!

NA COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO

Geladeira, fogão, fornos, coifa, máquina de lavar louça, filtro, microondas, liquidificador, cafeteira, máquina de lavar, de secar, ferro de passar e por aí vai! A cozinha e a área de serviço precisam de muuuuuitas tomadas e algumas terão que ter circuitos diferenciados para suportar equipamentos que exigem muita energia! 

Astra COZINHA

(Veja este post no site da Astra que dá dicas de tomadas e interruptores para cada cômodo da casa)

A norma diz que o mínimo é uma tomada para cada 3,5 m de parede. E o mais importante é posicionar as tomadas de forma que facilite a sua vida! Elas devem estar onde você vai precisar delas! Por isso a norma diz tbém que acima de cada bancada deve haver, no mínimo, dois pontos de tomada. No planejamento da cozinha e área de serviço é essencial planejar tbém as tomadas. 

NO BANHEIRO

muitochique banheiro-feminino-34-865x1289

O mínimo que você deve ter é uma tomada próxima ao lavatório (secador de cabelo, etc). E atenção: A uma distância de no mínimo 60 cm da banheiro ou do box. Este ponto é muito importante para sua segurança: Energia e água não devem ficar muito próximos assim…(a tomada do banheiro acima estaria fora da norma, mas há também banheiros tão pequenos que podem tornar impossível seguir esta norma, não acham?)

Eu considero que o ideal são 2 pontos de energia um pouco acima da bancada, como fazemos na cozinha.

NA VARANDA OU QUINTAL

arquiteturaeconstrucao 3m_8754-copy

Uma varanda assim deve ser tratada praticamente como uma cozinha no quesito tomadas

É sempre bom pensar em ter algum ponto de energia na varanda e, se vc tiver, no quintal. Nas varandas gourmet ou com churrasqueiras, tv, etc, elas são obrigatórias e devem ser planejadas no projeto. Se tem garagem e a usa tbém como oficina é mais importante ainda ter pontos de energia.

Ajudou? Lembrou daquela tomada que havia esquecido??? rs!!! Compartilhe para que mais amigos não tenham problemas e desconforto quando acabarem a reforma!! 

Fotos dos sites e blogs: arquiteturaeconstrucao, muitochique , Astra, mulher.terra, perfeitaordem, voceprecisadecor e arquiteturadoimovel

Posts relacionados

Comentários:

Deixe o seu comentário!