Você tem uma varanda pequena e sombreada? Então este Post é para você! Fizemos uma seleção de 10 plantas e dicas para varanda pequena e sombreada, aquela que não recebe mais que 3 horas de Sol direto.

(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

(e não deixe de ver os vídeos novos no  Canal do Simples Decoração no You Tube)

10 Plantas e dicas para varanda pequena e sombreada

10 Plantas e dicas para varanda pequena e sombreada

(foto:Decorfacil) – Pequena e com móveis que poderiam ser menores (ou em menor quantidade)

Vou dar aqui algumas sugestões para você ter uma varanda linda mesmo sendo ela pequena. Se tiver dúvida sobre alguma dessas espécies sugeridas, é só perguntar!

Decoração proporcional ao espaço bem aproveitado

habitissimo terracos-em-coberturas-1704950

foto:habitissimo

Em uma varanda pequena os itens de decoração devem ser tbém pequenos ou mais condensados. Então, nada de cadeiras ou assentos enormes. Tudo deve ser proporcional ao espaço. Aproveite muito todas as paredes: coloque adornos e plantas.

Um truque para varandas pequenas

tiny-balcony-15

foto:sissyfeida

Se você não estiver num condomínio ou ele permitir, pinte as paredes de verde escuro. Eu costumo fazer uma mistura de 2 partes de verde escuro e 1 de preto. O objetivo é ampliar a imagem de natureza. Fica tudo muito mais integrado! Quando os fundos são claros é o fundo que chega primeiro aos seus olhos.

Escolha as plantas certas

Levando em conta que sua varanda é sombreada, vamos as sugestões de Plantas de Sombra:

Plantas de pequeno porte

begoniaeHeuchera

Begônia e Heuchera (fotos: revistajardins e pfplants)

Begônia Rex – trata-se de uma folhagem maravilhosa. Cuidados: deve ficar longe de ventos, do frio em excesso e geadas e do encharcamento.

Heuchera sp – com folhagem desenhada e colorida valoriza qualquer ambiente. Os cultivares de cores claras são mais apropriados para sombra.

peperomiaefitonia

Fotos:dawsonsgardenworld e Yates

Peperômia – existem diversos cultivares com cores e formas diferentes. São lindas.

varanda_-_jardim_vertical_arquitrecos_via_casa_e_jardim

foto: Casaejardim

Fitônia – Delicadamente linda e colorida, é chamada também de mosaico e é fácil ver porque. Já falei dela aqui no Simples Decoração

achadosdedecoracao b2362d5

Foto:achadosdedecoracao

Abacaxi roxo – linda espécie em forma de roseta. Leia mais sobre ela neste link.

Ripsális  (Rhipsalis baccifera) – Suculenta pendente e delicada que produz uns frutinhos em forma de pequenas bolinhas. É delicada na aparência, mas fácil de cuidar.

simplichique jardim-de-inverno-09-e1470838015895

Arbustos

Camedória (Chamaedorea seifrizii) – pequena palmeira entouceirada. Bem tratada fica muito bonita em vasos médios a grandes.

arquiteturadoimovel e6a

foto:arquiteturadoimovel

Ráfis (Rhapis excelsa) – pequena palmeira entouceirada. Clique no nome para saber mais sobre ela.

vivadecoradecoracao-varanda-com-vasos-de-planta-grande-analuisaprevide-72110-proportional-height_cover_medium

Foto:vivadecora

Xanadu (Philodendron xanadu) – com folhas verde escuras e lindamente desenhadas.

Pendentes

Singônio (Syngonium angustatum) – verde claro com nervuras brancas, perene. Pode ser usada como pendente, trepadeira ou forração. Cresce muito quando está em um bom lugar e tem regas frequentes

mcmcardim04-iloveimg-resized-1

Foto:minhacasaminhacara

Lambari (Tradescantia zebrina) – Linda, de crescimento rápido pode e pode ser usada em vasos, como trepadeira ou como pendente. Já falamos dela aqui.

um-jardim-vertical-criativo-na-entrada-da-casa11

Foto: Casaabril

Existem diversas outras opções, então se você quiser saber se alguma espécie que você gosta pode ficar na sombra ou não, é só perguntar aqui nos comentários, combinado?  Teremos prazer em responder suas dúvidas.

Se gostou… já sabe. Curta, comenta e compartilha.

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

P​interest  —  Instagram

E não se esqueça nossas redes sociais e serviços de consultoria e projeto!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferente, todos ligados a decoração e jardinagem!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Tiramos também pequenas dúvidas que tenham resposta rápida.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades e fazemos isso ON LINE!!!

6 COMENTÁRIOS

  1. Amei suas dicas.
    Gosto de plantas para interior com pouquíssima luz.
    Amo a natureza.

  2. Oi Natália.
    Aposte na maioria das suculentas, gerânios, aspargo pluma e rabo de raposa, barba de serpente, pequenas bromélias, etc. Mas vc tem que se certificar na hora da compra que sejam plantas para Sol Pleno.

  3. Olá, quero fazer um muro vertical no quintal da minha casa , onde pega sol o dia todo. Quais as plantas mais indicadas ? É uma área bastante extensa.

  4. Sem problemas Alexandra!
    Só não repita muitos posts do blog pq o google vai lhe penalizar porque eles consideram cópia.
    bjo
    Rosana

  5. Oi eu sigo o vosso blog e gosto bastante das vossas ideias, não faço likes porque ao ir ao editor do wordpress onde aparece as postagens de quem eu sigo o vosso site não tem lá a estrela para fazer o like. Espero que não se chateia comigo fiz copy paste do vosso post as 10 plantas porque adorei o post mas deixei tanto no inicio do meu post como no final a autoria do texto e imagem.
    Beijinhos
    nota- se não quiser o seu post no meu blog diga que eu tiro mas não copiei isso é plagiou está lá o link directo para o teu site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui