Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Produtos

7 dicas para escolher bem o seu papel de parede

Muita gente está achando que papel de parede na decoração é um troço antiquado, que não dá para usar em um ambiente atual e que vai cansar rapidinho. Olha, vou lhe dizer: Se não souber principalmente escolher o papel e depois como usá-lo, pode ser que isso aconteça. Mas o Simples Decoração está aqui para lhe ajudar a escolher este revestimento que é uma forma econômica, atual e rápida de transformar um ambiente. Vamos às dicas:

Dica 1 – Não economize na qualidade – Compre o melhor que puder

Um papel de parede de qualidade dura muitos anos. Sem descolar ou desbotar. Além disso, quanto mais qualidade, mais opções de texturas e estampas atuais estão disponíveis. Para usar o papel de parede em pequenas áreas, como detalhe em fundos de armários por exemplo, vc pode escolher uma qualidade média, mas se vai usar em grandes áreas nas paredes siga esta dica. 

papel2

Dos padrões mais clássicos até os mais inovadores – há uma infinidade de escolhas entre papéis de média, boa e ótima qualidade (fotos:papeisdeparededosanos70)

Outra questão relacionada aos papéis de parede é a tecnologia que permite estampas, padrões, cores, texturas, brilhos que vc não encontra a não ser investindo mais. E com a tendência de imitação de materiais (como tijolinhos, pedras, mármores e madeiras) isso é super importante: Veja a diferença nas fotos (acima papéis de pouca qualidade e abaixo 2 de boa qualidade)

baixaeboaqualidade

O padrão ou Rapport é a imagem básica que se repete na estampa. Quando mais ela não é percebida, melhor a estampa foi elaborada. Veja que na foto superior direita é muito perceptível o padrão que se repete.

Dica 2 – Tenha paciência para escolher bem o padrão, cor, estampa

O segundo ponto mais importante, sem dúvida. Se prepare para ver centenas de amostras e tenha paciência. Mas para simplificar a procura e facilitar o encontro do papel certo, antes de olhar milhões de catálogos pense em todos estes pontos e dicas abaixo. Sem direção você não vai sair do lugar ou vai cansar e escolher para depois se arrepender.

papeis5

(fotos:papeisdeparededosanos70)

Dica 3 – Não esqueça do estilo do ambiente

O papel de parede deve, de alguma forma, conversar com o espaço. Ambientes sofisticados pedem estampas sofisticadas. Já os descontraídos podem até brincar com um papel sofisticado e neste caso, o melhor é que seja um impacto no ambiente também pela estampa ou cor. para cumprir seu efeito. Clássicos, românticos, minimalistas, masculinos, femininos… para todos os estilos existem papéis de parede.

papel1

(Fotos: decor8, desiretoinspire , Casaabril e homedit)

Dica 4 – Estampa e cores dão o clima que o papel vai exaltar

Qual clima vc quer que o papel exalte?   (aconchego ? vibração? Jovialidade ? Classe ? Sofisticação? Descontração? Ousadia? Sensualidade?…) . O estilo do ambiente pode ser romântico e o papel pode exaltar o lado sofisticado ou simples, delicado ou sensual deste romantismo

5-ambientes-com-ideias-de-cabeceiras-enxovais-luminarias

O papel de parede expõe claramente o que a pequena poltrona rosa e azul sinalizou neste quarto no restante contido: personalidades ousadas mas discretas (foto:Casaabril)

Pensando aí onde vai usar um papel de parede? Veja umas boas ideias aqui    e aqui tbém

savogue lazer-hotel-henriette-paris-20

E neste papel a exposição do gosto pelo luxo e brilho em um estilo minimalista (foto: Casavogue)

Dica 5 –  Decida quem é o personagem principal do ambiente  

Você quer que  o papel  seja o ponto focal, a coisa mais impactante do ambiente ou deseja que complete a decoração sem grande impacto?  Estampas grandes, coloridas ou fortes chamarão a atenção e as sutis, tom sobre tom ou os papéis lisos e texturizados serão mais discretos, deixando outros elementos brilharem.

papel3

(Fotos: dailydreamdecor e terra)

Dica 6 – Harmonia não quer dizer tudo “combinandinho” ou só cores neutras

É normal e um caminho fácil e seguro seguir a paleta de cores do ambiente – escolhendo uma de suas cores – ou escolher cores neutras. Mas cores contrastantes dão vigor e beleza.

casadevalentinadecoracao-dormitorio-papel-parede_9

Um papel de parede contrastante e em cor forte pode funcionar na cabeceira de uma cama, já que vc não dorme olhando para ela

(foto: CasadeValentina)

Dica 7 – Use as estampas e cores para minimizar problemas do ambiente

Se há algum problema que deseja minimizar (pé direito alto ou baixo demais ? ambiente muito estreito ou comprido? Muito claro? …) O papel de parede pode amenizar estes problemas. Lembra da história das listras verticais que “aumentam” o pé direito e “estreitam” o ambiente? E as horizontais, que fazem o contrário? Então!

papeisdeparededosanos70 Tinta-Lousa-Wallpaper-A_863161_2000x700

Cores escuras dão profundidade e aconchego (sim, é um papel de parede tipo lousa, que vc pode desenhar) Foto: papeisdeparedeanos70

vidaeestilo divulgacaobucalo7

Mesmo não sendo exatamente linhas verticais, o padrão “esticado” na vertical causa a mesma impressão de teto mais alto (foto: vidaeestilo)

Dica Bônus  – Pense em novos jeitos de usar o papel de parede

Já que vc leu até aqui, vai este “presente”: Você não precisa usar papel de parede em toda a parede ou cabeceira e nem precisa colocar na cabeceira… enfim: Tente o diferente! E vc pode até economizar mais ainda. Veja estas ideias:

desiretoinspire bethkoobydesign10

Meia parede (foto: Desiretoinspire)

sacariasantoandre 4a

No teto – pode ser pintura, mas acho que não e de qquer forma, vale a ideia. (foto:sacariasantoandre)

designmanifest_640x0c

Grandes padrões em pequenos lavabos – É ousado e em lavabo funciona (foto: Designmanifest)

27-marcos-lima

Em pequenas faixas, enfatizando ou dividindo uma área –  É econômico e tem grande efeito (foto:Casaabril)

 

salaportalcasaecia1

A mesma ideia acima em 2 pontos da sala. Diferente e sóbrio (devido as cores). Imagine um pouco mais de ousadia nas cores…(Foto:portalcasa)

E agora, alguns lembretes:

1) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

 

Posts relacionados

Comentários:

Karliane · 05 de junho de 2018 às 18:56

Muito bom!

Responder

Deixe o seu comentário!