Muita gente usa o termo Moderno quando deveria falar Contemporâneo. E vice-versa.  Muitas acreditam que Moderno e Contemporâneo são sinônimos. Mas não são. Na verdade, o Moderno já é bem velhinho. Está vivo, mas é antigão, viu?

Você quer mesmo uma decoração ou arquitetura moderna para a sua casa?

uma decoração ou arquitetura moderna para a sua casa

Sala com móveis modernos: Cadeira Barcelona (de Mies Van der Rohe, Cadeira criada em 1929) Foto:Conceito de Estilo

A HISTÓRIA diz que o período chamado Moderno começou na tomada de Constantinopla, em 1453 e terminou em 1789 quando aconteceu a Revolução Francesa. Aí começou o  período Contemporâneo, que vem até hoje. Estes eventos marcam momentos em que grandes mudanças que aconteciam na cabeça das pessoas fizeram o mundo mudar sua forma de pensar, viver, criar, conviver, etc, rompendo regras que haviam durado séculos!

Casa da fundação Frank Lloyd Wright

Sala Moderna na Fundação Frank Lloyd Wright – falecido em 1959 (Foto:TaliesinInterior_Andrew-Pielage-Frank Lloyd Wright Foundation) 

Já na Arquitetura e Design  estes estilos nasceram algum tempo depois – o que é facilmente compreendido considerando que é necessário um tempo para que as mudanças nas cabeças criem coisas no mundo, é claro! 

sala contemporânea com móveis modernos

Sala contemporânea (luminárias criadas em 2005 por Tom Dixon,  cores e arte contemporâneos)  com móveis modernos (poltrona Lounge Chair and Ottoman – 1956 e cadeiras DSW – 1950 de Charles e Ray Eames  (foto: Rsvalente)

Por isso, o Estilo Moderno surgiu com força e foi muito influenciado pela Revolução Industrial, que veio acontecendo de 1760 até 1840 mais ou menos. Antes, tudo que se produzia era de forma artesanal e aí surgem máquinas para tudo (tecidos, metais,etc).

Brasília - Arquitetura Moderna

Brasília – Exemplo da Arquitetura Moderna Brasileira – Fundada em 1960 (foto: archtrends)

Em momentos de grandes transformações há os que ficam contra e os a favor. Por isso, foram surgindo diversas “escolas” com ideias diferentes, mas que juntas fizeram uma transformação na arquitetura, artes e design do século XX (entre as décadas de 10 e 50 – veja novamente o “delay” das “cabeças pensantes” para criar) : Bauhaus, Le Courbusier, Frank Lloyd Wright, Arts and Crafts, Internation Style … todos são modernos. E seu ponto em comum era quebrar as regras antigas! Na arquitetura, principalmente  a do século XIX (o Palácio Garnier em Paris é um exemplo do que eles detestavam):

Palacio garnier paris

Os modernistas falavam que essa arquitetura tinha uma “devoção ao ornamento”(eles tem alguma razão, né?)

Daí a arquitetura e o design dos Modernistas tinha como objetivo criar espaços e objetos econômicos, geométricos, limpos e mínimos. Tudo deveria ser útil (Lembra de “A forma segue a função“? Isso quer dizer que a funcionalidade é mais importante para os modernistas que a forma dos edifícios, objetos ou elementos. 

bauhaus

Edifício que sediou a Bauhaus de 1925 a 1932, em Dessau, Alemanha. Ícone do estilo Bauhaus e um dos símbolos do modernismo (foto: Técnica Empreendimentos – Pinterest)

Outra frase que sintetiza os objetivos dos Modernistas  é “Menos é Mais” , do arquiteto Mies Van der Rohe, que faleceu em 1969 para você ter ideia de como o Moderno é antigo, mas também veja como ele está ainda inserido no nosso dia-a-dia !

edifício contemporâneo - Zara Hadid

Construção contemporânea – chanel-contemporary-art-container – Zara Hadid (foto: dezeen)

E olha que é por isso que acontece a confusão: O Estilo Contemporâneo (que alguns chamam pós-moderno) tem uma influência enorme do Estilo Moderno. Não foi uma quebra ou uma briga com os estilos anteriores. Ele usa o estilo Moderno mas “se permite” ir mais longe, fazendo as pazes com estilos anteriores, acrescentando curvas e dando mais valor à forma. Valoriza tbém a sustentabilidade, o meio ambiente e estas coisas que nos preocupam no aqui e agora…. É o estilo que estamos vivendo e criando, que pode mudar daqui a pouco. Que vai para o Industrial, que vai para o Minimalista e vai para onde a gente não sabe ainda. Contemporâneo quer dizer “Do nosso tempo“. Está acontecendo e se transformando agora, neste momento. E são estas as diferenças entre eles.

arquitetura-contemporanea-museu-real-ontario

Outro exemplo de arquitetura contemporânea, o Museu Real de Ontario – Canadá (foto: vivadecora)

Para saber mais sobre o Estilo Moderno, acesse as páginas do Simples Decoração sobre a história do Design do Século XX  (sempre em construção…)

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

1 COMENTÁRIO

  1. A arquitetura é uma arte linda, independente de sua época. Vendo a última foto, a do Museu, me bateu até tristeza pelo acontecido com nosso Museu recentemente e os pedaços de história que foram perdidos. De toda forma, sou um amante de história e da arquitetura em geral!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui